Dimitri Payet – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Dimitri Payet é um meia francês que hoje joga no Olympique Marseille, clube da Ligue 1. O experiente jogador nasceu em 29 de março de 1987, na Ilha de Reunião, que é um departamento ultramarino do território francês, desde o ano de 1638. Confira mercado da bola e rumores de Payet.

Dimitri Payet – Início de carreira

A carreira de Payet no futebol começa aos oito anos, ainda nas Ilhas Reunião, no clube local AS Saint-Philippe. Ainda em casa, depois de três anos, movimentou o mercado da bola indo para o JS Saint-Pierroise, mas não durou muito e novamente mexeu com o mercado de transferências, indo para o Le Havre, já na França.

Porém, rumores de que o extracampo atrapalhou o desenvolvimento do atleta no time azul, levando a ser transferido no mercado da bola para o Nantes. Mas sua trajetória começou da base, ou seja, no time de reservas, local em que ganhou destaque.

Dessa forma, estreou no time principal contra o Bordeaux, e marcou seu primeiro gol contra o Metz. Porém, voltou a dar problemas e foi relegado aos reservas, até ser promovido para o fim da temporada 2006/07. Entretanto, não ajudou o clube a evitar o rebaixamento que não acontecia desde 1963.

Trajetória, conquistas e highlights de Dimitri Payet

Na temporada seguinte, decidiu ir para o Saint-Éttiene por 4 milhões de euros no mercado de transferências. Entretanto, não teve o começou que gostaria, já que não marcou nenhum gol. No ano seguinte, fez 30 jogos, marcando quatro vezes. Aliás, até jogou a antiga Copa UEFA sendo eliminados nas oitavas de final pelo Werder Bremen.

Já em 2009/10, novamente as confusões tiveram mais destaque do que seu futebol. Dessa vez com seu companheiro Blaise Matuidi. Os dois quase foram as vias de fato, mas logo retomaram a amizade depois de serem convocados a seleção.

Em 2011, o Lille foi o novo time de Payet por 9 milhões de euros no mercado da bola. Com isso, nosso personagem disputou a Champions League pela primeira vez.

A estreia pelo clube não foi feliz, pois perdeu por 1 x 0 contra a Inter de Milão. Entretanto, acabou sendo eleito para a seleção da Ligue 1, ao final da temporada, com 12 gols marcados, levantando rumores de sua saída. Seu caminho rumou no mercado de transferências à Marseille, onde muita coisa ia mudar.

No time azul, sua passagem iniciou com dois gols na vitória sobre o Guingamp por 3 x 1. A partir daí, se tornou peça-chave no esquema do técnico argentino Marcelo Bielsa. De fato, dando 17 passes na temporada seguinte e escolhido de novo para a seleção do ano, rumors apontavam para o futebol inglês, mais precisamente o West Ham.

Transferência e mercado da bola de Dimitri Payet

No clube londrino mostrou seu cartão de visitas na sua estreia, dando uma assistência contra a equipe do Arsenal. No jogo seguinte, marcou contra o Leicester, mas o clube perdeu por 2 x 1. Depois, sua carreira foi marcada por lesões, e em 2017 anunciou que retornaria para o Marseille, onde está até hoje.

Estreou pela segunda vez na partida contra o Lyon pela Copa da França, no qual seu time acabaria vencendo por 2 x 1. Marcou seu primeiro gol desde sua volta, no dia 8 de fevereiro contra o Guingamp na vitória por 2 x 0.

Seleção Francesa

Pela seleção da França, disputou a Euro 2016 em que vice-campeão do torneio continental, e marcou gols contra Romênia e Albânia. O ponta tinha tudo para ir ao Mundial de 2018, mas uma lesão às vésperas da competição acabou com o sonho.

Por fim, Dimitri Payet ajudou o Marseille a conquistar a 2ª posição na temporada 2021/22, aliás, mais uma vez figurou na seleção do ano na França, pela terceira vez.