Além de ter sido o grande herói da classificação do Aston Villa para as semifinais da Conference League 2023/24, Emiliano Martínez protagonizou um momento curioso na disputa de pênaltis no fim da partida.
O goleiro dos Villans foi punido com um segundo cartão amarelo após defender a primeira cobrança do Lille, mas não foi expulso. Entenda o porquê.
Entenda a regra do segundo cartão amarelo nos pênaltis
No tempo regulamentar, caso algum jogador seja punido com dois cartões amarelos, ele recebe automaticamente um cartão vermelho e é expulso da partida. No entanto, essa norma não vale para punições aplicadas quando um jogo é decidido nas penalidades máximas.
A lei 10 do IFAB (International Football Association Board, órgão que regulamenta as regras do futebol), aponta que os cartões amarelos aplicados durante o tempo regulamentar e a prorrogação não são contabilizados para o momento dos pênaltis. Dessa forma, “um jogador que recebe um cartão amarelo durante a partida e outro durante os pênaltis não é expulso”.
— Avisos e advertências (cartões amarelos) aplicados durante a partida (inclusive durante a prorrogação) não são transportados para os pênaltis. Um jogador que recebe um cartão amarelo durante a partida e durante os pênaltis não é expulso.
Trecho da regra 10 do código da IFAB
Foi o que aconteceu com Martínez. O goleiro argentino levou o primeiro cartão amarelo aos 39 minutos por fazer cera, e outro após a primeira cobrança de pênalti do Lille, por supostamente provocar a torcida francesa.
O jogador foi alvo por parte dos torcedores do Lille presente na arquibancada durante toda a partida. Alguns até tentaram invadir o campo na tentativa de chegar até o goleiro do Aston Villa enquanto ele caminhava em direção ao gol antes do início do jogo.
Como a nova punição não foi somada à primeira, ele se manteve debaixo das traves. Para a alegria dos torcedores ingleses, Dibu defendeu a última cobrança do Lille e garantiu a ida do Villa às semis da Conference League.
Segundo o regulamento da Uefa, os cartões amarelos são zerados na semifinal em suas competições. Portanto, Martínez não está pendurado no primeiro jogo da semifinal diante do Olympiacos.
Finalizado
2
-1
Lille - Aston Villa
UEFA Conference League - Stade Pierre Mauroy
3rd Turno