Martínez brilha, é vilão de franceses mais uma vez, e Aston Villa de Douglas Luiz avança na Conference

5 minutos de leitura

O Aston Villa está nas semifinais da Conference League 2023/24. Os comandados de Unai Emery venceram o Lille nos pênaltis, após perder por 2 a 1 no tempo regulamentar, nesta quinta-feira (18), no jogo de volta das quartas de final.

Com 3 a 3 para os franceses no placar agregado e 4 a 3 nas penalidades, os Villans avançam na Liga e continuam na luta por uma vaga na Champions através da Premier League.

Sonolento, Aston Villa joga acomodado

O time de Douglas Luiz atuou de forma totalmente diferente na partida de volta. Se na ida os ingleses dominaram o jogo e venceram com muita superioridade sobre o Lille, a postura mudou na França.

O Villa passou o primeiro tempo inteiro sem finalizar e mal chegava na área de ataque. O Lille, por sua vez, se saiu muito bem na marcação e pressionou o tempo inteiro, buscando reverter a derrota do primeiro jogo. O primeiro gol, marcado por Yusuf Yazici, demorou apenas 15 minutos para sair. E mesmo após os franceses abrirem o placar, a postura do Villa se manteve a mesma.

As equipes se mantiveram da mesma forma na volta do intervalo, com o Villa parecendo ter aceitado a ida para a prorrogação. Quando o Lille virou no placar agregado, aos 22 minutos com Benjamin André, a equipe de Unai Emery passou a pisar mais no campo adversário e levar algum perigo, mas nada suficiente para reverter a eliminação.

“Cafu polonês” aparece e salva Villa de eliminação

Apenas um homem parecia estar “acordado” no jogo: Matty Cash. O lateral trabalhou ativamente no lado direito da defesa e foi responsável por metade das finalizações do Villa no tempo regulamentar (três de apenas seis).

Aos 42 minutos, as tentativas do camisa 2 finalmente se transformaram em gol, colocando o Villa de volta no jogo. O “Cafu polonês”, como foi apelidado pela torcida, aproveitou a sobra depois de o goleiro Chevalier se atrapalhar em uma defesa e chutou para o fundo das redes.

Dibu Martínez: heróis dos pênaltis contra franceses mais uma vez

O resultado se manteve o mesmo durante a prorrogação, levando o jogo para os pênaltis. Esta foi a primeira disputa de penalidades máximas de Emiliano Martínez desde a final da Copa do Mundo de 2022, quando a Argentina se sagrou campeã mundial.

Curiosamente, Dibu tinha pela frente um time francês mais uma vez. E não deu outra: o goleiro argentino fez duas defesas e, junto a Cash, foi o herói da classificação do Villa na Conference League.

Com o resultado, Dibu Martínez segue com apenas uma derrota em disputas de pênalti em sua carreira.

  • 2019 – Copa da Liga – Fase 4 – Liverpool 5 x 5 Arsenal – perdeu
  • 2020 – Community Shield – Liverpool 1 x 1 – venceu
  • 2021 – Copa América – semifinal – Argentina 1 x 1 Colômbia – venceu
  • 2022 – Copa do Mundo – quartas de final – Holanda 2 x 2 Argentina – venceu
  • 2022 – Copa do Mundo – final – Argentina 3 x 3 França – venceu
  • 2023 – Conference League – quartas de final – Lille 2 x 1 Aston Villa – venceu
Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.