Bruno Guimarães é maestro, Douglas Luiz se salva e Newcastle atropela Aston Villa em dia dos estreantes

4 minutos de leitura

O Newcastle recebeu o Aston Villa neste sábado (12), no St. James' Park, na primeira partida de ambas as equipes na Premier League de 2023/24. Em jogo agitado, que teve os brasileiros Bruno Guimarães e Douglas Luiz como maestros, estreantes marcaram e os Magpies acabaram vitoriosos por 5 a 1.

Três dos cinco brasileiros possíveis começaram jogando: além de Bruno e Douglas, um de cada lado, Joelinton também foi titular no lado mandante. Philippe Coutinho, do lado dos Villans, ficou no banco e entrou faltando menos de cinco minutos para o fim do jogo. Diego Carlos, seu companheiro, entrou no segundo tempo.

Estreias de Tonali, Diaby e Barnes

A estreia na nova temporada da Premier League também rendeu a primeira partida oficial de alguns dos jogadores com seus novos times. Foi o caso de Sandro Tonali e Harvey Barnes, pelo Newcastle, e Moussa Diaby, pelo Aston Villa.

Tonali Bruno Guimarães Newcastle
Foto: Icon Sport

Os dois, inclusive, marcaram na partida. Tonali foi o primeiro e balançou as redes aos seis minutos após cruzamento de Gordon. Dez minutos depois, foi a vez de Diaby finalizar de primeira depois de cruzamento e deixar Nick Pope sem movimento para empatar com um golaço. No segundo tempo, Harvey Barnes, outro estrante do dia, marcou o último gol dos Magpies partida. Alexander Isak e Callum Wilson completaram a goleada.

Além deles, Pau Torres, recém-chegado aos Villans, entrou ainda no primeiro tempo depois da lesão de Tyrone Mings.

Bruno Guimarães e Douglas Luiz fazem bom jogo

Os volantes foram os pivôs da criação de seus times. O quarto gol dos Magpies, por exemplo, que acaba com o cruzamento rasteiro de Barnes para Wilson, nasce de um passe que Bruno Guimarães encontra entre as linhas para acionar Joelinton.

Bruno Guimarães Newcastle
Foto: Icon Sport

Douglas tem um lançamento de trivela e uma bola enfiada contra a inércia da defesa do Newcastle que geraram duas finalizações perigosas, mas que não resultaram em gol.

Por que Coutinho não está jogando?

Antes conhecido como o “Little Magician” nos tempos de Liverpool, Coutinho até chegou bem no Aston Villa, mas teve problemas de lesão e fez 20 jogos de Premier League na temporada passada, com apenas sete deles como titular.

Philippe Coutinho Aston Villa
Coutinho no Aston Villa – Foto: Icon Sport

O brasileiro tem chances de deixar o time inglês e tem sondagens de uma equipe do Catar. A ideia é que os Villans vendam o meia em caso de uma proposta boa.

Antes disso, a imprensa europeia já havia indicado que o Coutinho foi alvo de clubes como Besikas, da Turquia, e Al Ettifaq, da Arábia Saudita. Os sauditas são treinados por Steven Gerrard, ex-companheiro do brasileiro no Liverpool, e acertou recentemente a contratação de Jordan Henderson, que também jogou com o meia nos Reds.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]