10 jogadores emprestados que podem ser úteis a seus clubes

Alguns jogadores são emprestados para ganhar experiência, outros por falta de espaço na equipe, mas muitos desses podem ser úteis para seus clubes futuramente

0
342
10 jogadores emprestados que podem ser úteis a seus clubes
Reprodução/Site Oficial Arsenal

Os grandes clubes da Inglaterra costumam rodar seus elencos de jovens jogadores emprestando-os a outros clubes, seja da própria Premier League, da Championship e até mesmo para fora do país.

Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City e Manchester United possuem bons valores em situação de empréstimo que serviriam para somar em seus elencos principais na atual temporada.

Christian Atsu – 24 anos – Chelsea > Newcastle

Getty Images

O ganês de 24 anos é atleta do Chelsea desde 2012, quando foi comprado junto ao Porto-POR por 3 milhões de euros, porém, o winger, que fez sucesso com a camisa do Rio Ave-POR e pelo próprio Porto, onde foi titular na Liga dos Campeões 2012/13, jamais atuou com a camisa dos Blues e foi emprestado 5 vezes desde que foi comprado. O jogador atuou pelo Vitesse-HOL, Everton-ING, Málaga-ESP, Bournemouth-ING e, atualmente, pelo Newcastle-ING.

Na atual temporada da Championship, Atsu, que vem atuando pela ponta-direita dos Magpies, hora como titular, hora entrando durante as partidas, já tem 17 partidas e 3 gols.
O ponta espera sua primeira chance com a camisa do Chelsea.

Nathan Aké – 21 anos – Chelsea > Bournemouth

Reuters

O defensor holandes de 21 anos já foi tratado como um dos melhores jogadores das divisões de base do Chelsea. Porém, logo que subiu para a equipe profissional, Aké foi utilizado em poucas oportunidades

Em duas temporadas pelo Chelsea, o atleta realizou apenas 12 partidas. Desde que veio do sub-18 da equipe de Londres, o zagueiro ou lateral-esquerdo já foi emprestado para o Reading, para o Watford, onde foi titular em praticamente toda a temporada, e atualmente para o Bournemouth.

Nos Cherries, Aké tem 10 partidas na atual temporada e já marcou 3 vezes.

Marlos Moreno – 20 anos – Manchester City > Deportivo La Coruña

Reprodução/Site Oficial Deportivo

Uma das jóias do futebol colombiano e um dos grandes nomes da conquista da Libertadores pelo Atlético Nacional-COL, Marlos Moreno foi contratado pelo Manchester City em junho de 2016.

Fazendo parte do pacote de jovens aquisições feitas por Pep Guardiola desde que chegou, Moreno é tratado como um futuro craque da posição, porém, sem nenhuma experiência no futebol europeu e apenas aos 20 anos, foi emprestado ao Deportivo La Coruña-ESP, onde poderá se adaptar a Europa falando sua língua nativa.

Pelo Depor, mesmo aos 20 anos, já são 11 partidas: 9 pela liga espanhola e 2 pela Copa del Rey, mas ainda nenhum gol marcado. O colombiano vive a expectativa de ser utilizado por Guardiola já na próxima temporada, quando volta de empréstimo.

Jason Denayer – 21 anos – Manchester City > Sunderland

Getty Images

O defensor belga de 21 anos é um dos nomes para o futuro da próxima geração belga. Aos 18 anos foi convocado para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, sem jamais ter disputado uma partida profissional pelo Manchester City.

No ano seguinte, Denayer foi emprestado ao Celtic, onde fez sucesso, disputou 44 partidas e foi campeão escocês pela equipe. Também foi emprestado ao Galatasaray e atualmente defende o Sunderland.

No início da temporada, foi cogitada a permanência do defensor. Porém, com a chegada de John Stones, o próprio Denayer preferiu ser emprestado para ganhar minutos em campo. O zagueiro deve ser incorporado à equipe na temporada 2017/18 para ganhar sua primeira chance no Manchester City. Pelo Sunderland, Jason Denayer tem 12 partidas na temporada.

Oleksander Zinchenko – 20 anos – Manchester City > PSV Eindhoven

Getty Images

O meia russo de 20 anos é outro que faz parte do pacote de jovens jogadores que Guardiola contratou para o Manchester City. Vindo do FK UFA, clube russo da primeira divisão do país, o jovem chegou a Inglaterra por 2 milhões de euros, mas já sabendo seu destino: seria emprestado para ganhar experiência.

Pelo UFA, Zinchenko disputou 33 partidas na última temporada, marcou 2 gols e distribuiu 4 assistências. Na temporada 2016/17, foi emprestado ao PSV-HOL e vem atuando regularmente pela equipe de Eindhoven. São 13 partidas e 2 assistências, nenhum gol por enquanto.

Zinchenko é um meia habilidoso de porte físico muito parecido com o de Kevin De Bruyne, uma das estrelas do Manchester City, e poderia aparecer como uma das opções para a posição e ganhar minutos pelos próprios Citizens já em 2017/18.

Jack Wilshere – 24 anos – Arsenal > Bournemouth

Reprodução/Site Oficial Bournemouth

O nome de Jack Wilshere sempre causa suspiros nos torcedores dos Gunners. Uma joia desde as divisões de base, o meia mostrou ter um condicionamento físico extremamente frágil em quase todas as temporadas pelo clube inglês, mesmo assim, disputou 160 jogos pelo Arsenal, 12 gols e 24 assistências, tudo apenas aos 24 anos.

Porém, 2015/16 foi um pesadelo para Wilshere. Praticamente não atuou pelos Gunners, que receberam proposta de empréstimo vinda do Bournemouth e resolveram dar novos ares a uma de suas maiores jóias.

Mesmo não sendo o maior destaque do Bournemouth na temporada, Wilshere ao menos não se lesionou em seus primeiros meses com a camisa do clube. São 14 jogos, uma assistência e a quase certeza de que ganhará a chance de voltar ao Arsenal na próxima temporada.

Joel Campbell – 24 anos – Arsenal > Sporting

Reprodução/Site Oficial Sporting CP

Campell chegou ao Arsenal em 2011 por 1 milhão de euros vindo do Deportivo Saprissa-CRC e já como atleta da seleção costarriquenha de futebol aos 18 anos. Desde 2011, Campbell nunca ganhou uma grande sequencia de jogos pelo clube e foi emprestado em cinco oportunidades: ao Lorient-FRA, Olympiacos-GRE, Betis-ESP, Villareal-ESP e atualmente ao Sporting-POR.

No meio de todos esses empréstimos, em 2014, quando atuava pelo Olympiacos, Campbell liderou a Costa Rica como maior surpresa da Copa do Mundo de 2014. Ao lado de Keylor Navas e de Bryan Ruiz, Campbell foi o grande nome da equipe que chegou às quartas-de-final do Mundial.

Após o grande torneio, a expectativa era de que o atacante ganhasse sequencia pelo Arsenal, porém, o jogador logo foi emprestado ao Villareal e só foi ganhar minutos pelo Arsenal na temporada 2015/16.

Pelos Gunners, são 40 jogos, 4 gols e 6 assistências e a demonstração de que pode ser útil à equipe, sendo titular diversas vezes na última temporada. Porém, Arsene Wenger surpreendeu mais uma vez e cedeu o atleta por empréstimo no início desta temporada ao Sporting. Em Portugal, o costarriquenho tem 17 partidas, 3 gols e 3 assistências.

Lazar Markovic – 22 anos – Liverpool > Sporting

Getty Images

Markovic foi contratado junto ao Benfica em 2014 por 25 milhões de euros e chegaria para jogar pelo clube inglês, mas não foi o que aconteceu. Apesar de ter feito parte da equipe de 2014/15 do Liverpool, e, aos 20 anos, jogado 34 partidas na temporada, o clube tomou a decisão de emprestar o jogador sem custos ao Fenerbahçe na temporada seguinte.

Após 21 jogos, 2 gols e 2 assistências pelo Fenerbahçe, havia mais uma expectativa de que o atleta ficasse no Liverpool para reforçar o elenco na atual temporada e, mais uma vez, a diretoria decidiu reemprestá-lo sem custos, dessa vez ao Sporting-POR.

São 13 partidas e 2 gols até aqui pelo clube português e a expectativa de que na próxima temporada o sérvio seja incorporado ao elenco dos Reds.

Jon Flanagan – 23 anos – Liverpool > Burnley

Reprodução/Site Oficial Burnley

A torcida do Liverpool nutre certo carinho pelo defensor de 23 anos. Com 50 partidas pelo clube, Flanagan, que pode jogar em qualquer posição da defesa, fez parte da equipe de 2013/14 do Liverpool, que tinha em Suárez, Sturridge e Gerrard seus maiores ídolos e que chegou perto de conquistar a Premier League pela primeira vez.

Flanagan foi o lateral-esquerdo titular daquele time em praticamente toda a temporada, porém, após aquele grande ano, pouco jogou pelo Liverpool e foi emprestado pela primeira vez nesta temporada, ao Burnley.

São apenas 6 partidas na temporada 2016/17 e apenas 434 minutos jogados, mas vários torcedores do Liverpool acreditam que Flanagan pode ser útil ao elenco dos Reds.

Cameron Borthwick-Jackson – 19 anos – Manchester United > Wolverhampton

Reprodução/Site Oficial Wolverhampton

O lateral-esquerdo subiu para a equipe profissional na temporada passada sob o comando de Louis Van Gaal e fez bons jogos. Foram 14 partidas e 1 assistência pelo clube e o agrado ao torcedor dos Red Devils.

Na pré-temporada, Borthwick-Jackson agradou ao novo treinador, José Mourinho, que chegou a bancar o jogador no elenco. Porém, com a concorrência de Blind, Rojo e Luke Shaw, o Manchester United decidiu a proposta de empréstimo do Wolverhampton Wanderes e cedeu o atleta sem custos para a equipe que disputa a Championship.

Atualmente são 7 partidas pelo novo clube e a expectativa de fazer parte do elenco do Manchester United para a próxima temporada.

Guardiola admira estilo de Klopp