Dez estatísticas que ajudam a entender melhor a tabela da Premier League

Confira alguns números dos jogadores da Premier League que explicam o desempenho das equipes

0
222
Dez estatísticas que ajudam a entender melhor a tabela da Premier League

A atual edição da Premier League já teve 21 rodadas disputadas e analisar as estatísticas pode ser um bom caminho para entender melhor a campanha das equipes até aqui. Por isso, elencamos dez quesitos cruciais para analisarmos a tabela.

 

1 – Frequência de gols marcados

Getty Images

Ao contrário do número total de gols, essa estatística é um pouco traiçoeira, porque leva em consideração quantos minutos, em média, cada jogador leva para balançar as redes. Por isso, um reserva que entrou aos 40 do segundo tempo e fez um gol tem um gol marcado a cada cinco minutos, e o artilheiro que faz um gol por jogo tem um gol a cada 90 minutos.

Mesmo assim, quando se tem uma amostra suficiente, com várias partidas na equação, ela é importante para dar a dimensão da eficiência de cada jogador.

Na atual edição da PL, Giroud, do Arsenal, é quem menos leva tempo entre um gol e outro. O francês balança as redes a cada 71 minutos. Ele participou de 14 partidas do Arsenal no campeonato, mas foi titular em apenas quatro. Por isso, seus sete gols no campeonato, jogando em média 35 minutos por partida, o colocam na liderança desse quesito.

O segundo colocado já é beneficiado pela estatística. Batshuayi, do Chelsea, marcou um gol nos 90 minutos – divididos em 13 partidas – em que ele vestiu a camisa dos Blues.

Depois deles, aparecem Harry Kane, com 13 gols em 16 partidas (média de 85 min/partida e um gol a cada 104 minutos), Agüero, com 11 gols em 15 partidas (média de 82 min/partida e um gol a cada 112 minutos) e Iheanacho, com quatro gols em 15 partidas (média de 31 min/partida e um gol a cada 117 minutos).

 

2 – Grandes chances criadas

EPA

Nem toda grande jogada termina em gol ou assistência, mas as chances de marcar são sempre maiores quando se tem no elenco um jogador capaz de criar ocasiões de gol. Nas primeiras 21 rodadas da PL, Kevin de Bruyne é o líder do quesito – foram 15 grandes chances de gol criadas.

Atrás dele, vêm Ibrahimović e Pogba, com 11 cada. Bolasie, David Silva e Eriksen têm oito cada.

 

3 – Passes

Getty Images

Essa estatística não é percentual, mas em números absolutos. O jogador que mais toca na bola na Premier League até aqui é Jordan Henderson, capitão do Liverpool. Hendo já deu 1701 passes (com 85% de precisão), mais de 200 a mais que Pogba, segundo colocado, com 1447 (e 83% de precisão). A surpresa da lista aparece na terceira colocação: César Azpilicueta, do Chelsea, tem sido uma bela válvula de escape na saída de bola dos Blues e já deu 1305 passes na atual edição da PL (com 87% de aproveitamento).

 

4 – Média de dribles por jogo

uefa.com

A grande surpresa da lista já aparece na primeira posição. Adama Traore, do Middlesbrough, dribla em média 5,2 vezes por jogo (com precisão de 77%). O segundo colocado é Eden Hazard, do Chelsea, com 4,4 dribles por jogo com a mesma precisão de Traore. A diferença entre eles, porém, é que Hazard já tem nove gols na competição e deu três assistências, enquanto Traore não fez nem um nem outro até agora.

Depois deles, aparecem Zaha (4,2 dribles/jogo, com precisão de 55%), Boufal (3,9 e 61%) e Mousa Dembélé (3,2 e 84%).

 

5 – Clean sheets

Reuters

Esse talvez seja o grande segredo do líder Chelsea. Courtois já ficou 12 partidas sem ser vazado, e lidera a lista com bela vantagem sobre Lloris, do Tottenham, que tem 8 clean sheets.

Forster, do Southampton, De Gea, do Manchester United, e Petr Cech, do Arsenal, têm 7 cada.

LEIA TAMBÉM:

Quem é Tom Davies, o menino que destruiu o Manchester City?

O fator Kanté

O dia em que o Aston Villa conquistou a Europa

6 – Gols sofridos por partida

Reuters

Líder nas clean sheets, Courtois também ocupa o primeiro lugar em gols sofridos por partida – apenas 0,7. Porém, essa estatística destaca o trabalho de Lloris, que tem a mesma média de gols sofridos que o belga.

Atrás deles, aparecem De Gea (1), Cech (1) e Mignolet (1,1).

 

7 – Defesas por partida

Getty Images

Cech, do Arsenal, é o primeiro goleiro entre os das seis principais equipes a aparecer nessa lista – e ele é apenas o 12º no total. Isso porque as equipes da parte de baixo da tabela tendem a sofrer mais chutes e, por isso, seus goleiros fazem mais defesas.

O líder nesse quesito é Jordan Pickford, do vice-lanterna Sunderland, com 4,6 defesas por jogo. Empatado com ele está um dos destaques do campeonato: Tom Heaton, do 10º colocado Burnley.

Marshall, do Hull, tem 3,7, assim como Ben Foster, do WBA.

 

8 – Cartões amarelos

Getty Images

Os jogadores que mais recebem cartões amarelos são os zagueiros centrais e volantes, certo?

Não na atual edição da PL. Os três líderes são laterais: Holebas, do Watford (9), Rose, do Tottenham (8) e Danny Simpson, do Leicester (8). O primeiro zagueiro da lista é Otamendi (4º) com 7, e o primeiro volante é Fellaini (7º) com 6. Por outro lado, o único atleta a ganhar dois cartões vermelhos até agora é um volante: Fernandinho, do Manchester City.

 

9 – Botes por jogo

Getty Images

Idrissa Gueye, do Everton, lidera a lista com folga. São 4,9 botes por jogo – um a mais que Henderson, do Liverpool. Drinkwater, do Leicester, tem 3,5, e Romeu, do Southampton, 3,4. O primeiro não volante é Pieters, lateral do Stoke, que tem 3,2.

 

10 – Chutes a gol

Sky Sports

Líder no quesito artilharia ao lado de Diego Costa e Alexis Sánchez, Ibrahimović também é quem mais chuta a gol na Premier League. Até aqui, ele já arriscou 89 vezes, oito a mais que o vice-líder Eriksen, do Tottenham. Sánchez (72), Agüero (70) e Pogba (68) fecham os cinco mais chuta-chuta.