Enfim, foram conhecidos os grupos da Liga dos Campeões 2022/23, em sorteio realizado nesta quinta-feira (25). Dessa forma, vindo do pote 2, o Tottenham caiu no Grupo D, juntamente com Eintracht Frankfurt, Sporting e Olympique de Marselha. Por fim, vamos conferir alguns motivos que fazem os Spurs serem os favoritos a liderar este grupo.
✅🔜#UCL pic.twitter.com/pRVDsKvteF
— Tottenham Hotspur (@Spurs_PT) August 25, 2022
Tottenham na liderança? Possivelmente sim…
De volta a Liga dos Campeões após duas temporadas, o Tottenham chega ao torneio com muita confiança. Assim, alguns fatores levam a isso, entre eles a presença do técnico italiano Antonio Conte, que em pouco tempo, conseguiu implementar seu conhecido modelo de jogo, fazendo com que os Spurs integrassem o G-4 do campeonato nacional.
Com isso, acrescentado de uma janela de transferências recheada de contratações pontuais, o clube londrino é o principal favorito a liderar o Grupo D, pela qualidade técnica e tática de seu elenco.
Por fim, esta é a sexta participação dos Spurs na história da Champions.
😍#UCLdraw pic.twitter.com/0GdEodZfwt
— Tottenham Hotspur (@Spurs_PT) August 25, 2022
Rivais conhecidos, mas imprevisíveis
Outro fator que detalha o favoritismo do Tottenham no grupo, é a fase de seus adversários na atual temporada. Sendo assim, tanto Frankfurt, Sporting e Marselha começaram a época com algumas dúvidas em seus plantéis, podendo fazer toda diferença na briga por uma vaga para a fase final do torneio continental.
Atual campeão da Uefa Europa League, o Frankfurt chega a Liga dos Campeões sem o seu principal jogador da temporada passada, Filip Kostic, que se transferiu para a Juventus. Com isso, o técnico Oliver Gasner vem tendo dificuldades em encontrar soluções técnicas para equipe, somando apenas dois pontos em três jogos na Bundesliga, ocupando a 15ª colocação. Além disso, o clube alemão saiu derrotado da Supercopa da Uefa, diante do Real Madrid, pelo placar de 2 x 0.
Pelo lado português, o Sporting chega a essa Champions mais enfraquecido referente a última temporada. Assim, o Alviverde perdeu alguns nomes, entre eles os meias Matheus Nunes e João Palhinha, destaques na campanha do último Campeonato Português. No principal jogo até o momento deste início de temporada, os Leões foram duramente derrotados para o rival Porto, pelo placar de 3 x 0.
Por fim, o Olympique de Marselha volta a principal competição de clubes do velho continente sem o mentor que o ajudou a tal feito, o técnico argentino Jorge Sampaoli, que saiu de forma amigável do clube francês. Apesar disso, a equipe do meio campista brasileiro Gerson começou bem a Ligue 1, somando sete pontos em três jogos disputados. No entanto, o técnico croata Igor Tudor terá uma difícil tarefa de manter esse bom rítmo durante a época, por ter chegado recentemente ao clube.
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) August 25, 2022