Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League

Concorda com a lista? Palmeiras e Santos se enfrentam neste sábado pelo título continental

0
694
destaques libertadores
Rodolfo Buhrer -Pool/Getty Images

Por mais que não seja uma competição europeia, a Copa Libertadores sempre atrai os olhares dos clubes do Velho Continente. Isso porque o torneio disputado na América do Sul revela grandes craques e promessas para o futebol mundial. Assim, a equipe da PL Brasil separou 10 destaques que brilharam na atual edição da Libertadores e facilmente se encaixariam em clubes da Premier League. Entre os critérios de escolha, priorizamos atletas com idade inferior a 30 anos e que, de preferência, jogaram ao menos até as oitavas de final.

Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League

Atacantes 

Borré

NELSON ALMEIDA/POOL/AFP via Getty Images

Rafael Santos Borré é um centroavante colombiano que já se destaca há tempos no futebol sul americano. O jogador, de 25 anos, começou sua carreira no Deportivo Cali, da Colômbia. Por lá, brilhou e balançou as redes 26 vezes em 62 jogos.

Após a forte ascensão, ainda com 20 anos, Borré chegou a ser negociado com o Atlético de Madrid, a pedido de Diego Simeone. Porém, não se firmou na equipe principal e acabou emprestado para o Villarreal.

Depois de duas temporadas, Borré voltou em definitivo para as Américas e assinou contrato com o River Plate. Pelos Milionários, o atleta se consolidou como um dos grandes em do continente, chegando até a marcar na final da Libertadores 2019, entre River Plate e Flamengo.

Na atual edição, o colombiano se destacou ao fazer sete gols – artilheiro da competição – em 10 partidas, fora as duas assistências realizadas. Dessa forma, titular absoluto da equipe de Marcelo Gallardo, Borré é um atacante brigador, que se posiciona muito bem e possui grande repertório dentro da área. Com isso, ao estilo de Diego Costa, que brilhou no Chelsea, o jogador certamente teria lugar na Premier League.

Sebastián Villa

Marcelo Endelli/Getty Images

Sebastián Villa é mais um colombiano dentre os destaques da atual edição da Libertadores. Companheiro de Borré na seleção, Villa tem 24 anos e virou peça fundamental no time do Boca Juniors.

Nesse sentido, o jogador está em sua terceira temporada pelo clube e vem evoluindo cada vez mais. Isso porque sua polivalência lhe permite jogar aberto pelos lados, centralizado como homem de área, ou até jogando como armador da equipe. O atleta também tem papel importante na marcação, sempre auxiliando os laterais com as descidas dos times adversários.

Na atual edição, Villa ajudou o Boca a eliminar o Internacional e o Racing até cair na semifinal para o Santos. Ao todo, nessa Libertadores, desde que assumiu a titularidade, fez um gol e deu duas assistências em seis partidas.

Gabriel Veron

Juan I. Roncoroni – Pool/Getty Images

Gabriel Veron é o mais novo da lista. O jovem jogador é não só uma promessa do Palmeiras, como do futebol brasileiro. Com apenas 18 anos, Veron já soma 12 gols em 37 partidas como profissional. Além disso, foi eleito o melhor jogador do Mundial Sub-17, em 2019.

O garoto é lapidado com calma para demonstrar seu prestígio no clube. Titular em cinco partidas ao longo da Libertadores, Veron marcou três vezes e deu duas assistências em sete jogos realizados.

Sua exibição de maior destaque foi justamente nas oitavas de final, quando foi decisivo e marcou dois dos cinco gols do Palmeiras contra o Delfín, do Equador. Abel Ferreira chegou a enaltecer o jovem em coletiva, afirmando ser impossível vendê-lo por menos que Neymar foi ainda no Santos.

Nesse sentido, o cria da base do Palmeiras já é sondado, inclusive, pelo Manchester United.

Leia mais: Jornalistas elegem os maiores brasileiros da era Premier League

Meias 

Nicolás De La Cruz

destaques libertadores
Rodolfo Buhrer -Pool/Getty Images

De La Cruz é uma das grandes revelações do futebol uruguaio na década. Irmão mais novo de Carlos Sánchez, do Santos, o atleta tem vaga indiscutível no meio-campo do River Plate.

O jogador de 23 anos, dentre suas principais características, conta com muita agilidade, velocidade e inteligência na criação das jogadas. Por isso, De La Cruz foi escalado como titular em 11 das 12 partidas do River até a eliminação. Dessa forma, na atual edição, ainda balançou as redes três vezes e deu quatro assistências. Assim, caso seu time avançasse até a final, o uruguaio seria um dos mais cotados para o prêmio de Rei da América. 

De La Cruz tem seu nome constantemente relacionado a grandes clubes do Brasil e da Europa no mercado de transferências. Nesse sentido, recentemente completou 100 jogos pelo River, e como está em sua quarta temporada na Argentina, é provável que mude de ares e rume ao Velho Continente. Com isso, seria um ótimo nome para a Premier League.

Gerson

Wagner Meier/Getty Images

Gerson é o atleta mais regular de toda a temporada do Flamengo. O jogador saiu ainda nas oitavas da competição, mesmo assim, foi muito importante para a equipe. O camisa 8 jogou sete das oito partidas do time como titular, realizando um passe para gol.

A visão de jogo do atleta de 23 anos é impressionante, fora seu domínio exemplar da bola, sempre protegendo muito bem e com fortes predicados tanto na defesa quanto no ataque. Além disso, Gerson já atuou por três temporadas no futebol italiano – defendendo Roma e Fiorentina –, em seu último ano pelo time de Florença entrou em campo 40 vezes e mostrou ter se adaptado ao estilo de jogo europeu.

Após o desempenho de gala no ano de 2019, no qual o Flamengo conquistou a Libertadores e o Brasileirão, o Chelsea procurou o jogador para fazer uma proposta. Embora as negociações não tenham avançado, o jovem teria vaga em times da Premier League.

Leia mais: Os 5 melhores meias da década da Premier League

Gabriel Menino

Silvio Avila/Getty Images

Se o Palmeiras está na grande final da competição, ao lado do Santos, um dos personagens principais dessa campanha é Gabriel Menino. O jogador de 20 anos fez toda a formação da base como lateral direito, no entanto, ganhou espaço no meio-campo dos profissionais e nunca mais saiu da titularidade. Ao todo, são 50 jogos completos em seu primeiro ano como profissional.

Menino, inclusive, fez um golaço no empate em 1 a 1, contra o Bolívar, pela Libertadores, e foi eleito o craque da partida. Além disso, todas as três vezes em que balançou as redes na carreira foram na competição sul-americana. Assim, Gabriel Menino ainda deu três assistências e foi titular em 10 dos 12 jogos do Palmeiras na competição.

O garoto foi um dos melhores em campo na sonora vitória do Palmeiras, por 3 a 0, em cima do River Plate nas semifinais. Após isso, a Fifa o elogiou em seu perfil no Twitter e fez uma comparação com Alphonso Davies, jovem craque do Bayern de Munique. Caso a joia do alviverde saia para a Europa, a Premier League poderia ser um destino promissor.

Defensores

Ângelo Preciado

Preciado foi, com certeza, até a eliminação do Indepiendente Del Valle – nas oitavas de final para o Nacional, do Uruguai – o melhor lateral direito da Libertadores. O equatoriano, de 22 anos, se destacou, principalmente, na histórica goleada por 5 x 0 em cima do Flamengo. Assim, naquela partida, o jovem defensor ainda anotou um golaço após bela jogada individual.

Revelado pelo próprio Del Valle, Preciado foi treinado por Miguel Ángel Ramirez ainda na base, e o próprio técnico espanhol o subiu para os profissionais. Dessa forma, o jogador atuou 86 vezes, de 2018 até 2020, e fez sete gols. Na atual edição da Libertadores, jogou sete das oito partidas do clube equatoriano, marcou três gols e deu quatro assistências.

Preciado joga tanto de lateral quanto de meia, exercendo com primor as duas funções. O atleta se transferiu para o Genk, da Bélgica, e já foi titular em seus três primeiros jogos. Assim, nas próximas temporadas pode ser pinçado para a Premier League.

Gustavo Gómez

NATHALIA AGUILAR/POOL/AFP via Getty Images

Gustavo Gómez é o capitão e líder absoluto do Palmeiras, finalista da Libertadores. Assim, o paraguaio, de 27 anos, é o mais experiente da nossa lista. Gómez jogou como titular absoluto em todos os 12 jogos do clube na atual edição. Além disso, o zagueiro balançou as redes duas vezes.

Nesse sentido, o atleta já mostra há três temporadas ser peça-chave da equipe comandada por Abel Ferreira. Com passagem pelo Milan, embora tenha atuado em apenas 19 partidas, Goméz confirmou seu potencial para vestir a camisa de grandes clubes europeus.

Agora, mais experiente e a um passo de se tornar ídolo dentro do Palmeiras, o zagueiro renovou seu contrato até 2024. Porém, no futuro, uma negociação com algum clube da Premier League pode ser uma ótima escolha para o jogador.

Leia mais: Relembre zagueiros vencedores do prêmio de melhor jogador da PFA

Luis Segovia

JOSE JACOME/POOL/AFP via Getty Images

Luis Segovia é mais um jovem jogador que se destacou pelo Independiente Del Valle e um dos destaques da Libertadores. O equatoriano, de 23 anos, tem passagens pela seleção nacional de base, e é visto como uma das grandes promessas do futebol em seu país.

Segovia está em sua segunda temporada no Del Valle, desde que chegou, é titular absoluto na defesa. O zagueiro jogou todas as oito partidas do time na Libertadores e ficou fora em apenas 45 minutos, por conta de lesão.

As principais características do atleta, estão no forte poder de construção das jogadas, visto que possui um passe que qualifica a saída de jogo. Seu estilo em campo chega a lembrar ao de Thiago Silva – ambos tem a mesma estatura – hoje, no Chelsea.

John

Liamara Polli – Pool/Getty Images

John é o único goleiro da lista. O jogador, de 24 anos, brilhou durante a campanha do Santos, concretizando a ida da equipe paulista a grande final. Vale ressaltar que o goleiro esperou quatro anos para estrear entre os profissionais. Isso porque sua estreia só ocorreu por conta dos surtos de Covid-19, que contaminaram os três primeiros goleiros da equipe.

John, entretanto, atuou somente em cinco partidas do Santos na competição, ou seja, desde o jogo de ida das oitavas de final. Assim, o jovem se destacou com defesas difíceis e muito reflexo para salvar jogadas finalizadas em gol.

O goleiro, de 1.92m de altura, recentemente se recuperou da Covid-19 – desfalcou o Santos no jogo de volta da semifinal contra o Boca Juniors – e deve ser o titular na decisão. Em uma futura transferência, a Premier League poderia ser o destino ideal.