Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League

Por mais que não seja uma competição europeia, a Copa Libertadores sempre atrai os olhares dos clubes do Velho Continente. Isso porque o torneio disputado na América do Sul revela grandes craques e promessas para o futebol mundial. Assim, a equipe da PL Brasil separou 10 destaques que brilharam na atual edição da Libertadores e facilmente se encaixariam em clubes da Premier League. Entre os critérios de escolha, priorizamos atletas com idade inferior a 30 anos e que, de preferência, jogaram ao menos até as oitavas de final.

Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League

Atacantes 

Borré

Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League
NELSON ALMEIDA/POOL/AFP via Getty Images

Rafael Santos Borré é um centroavante colombiano que já se destaca há tempos no futebol sul americano. O jogador, de 25 anos, começou sua carreira no Deportivo Cali, da Colômbia. Por lá, brilhou e balançou as redes 26 vezes em 62 jogos.

Após a forte ascensão, ainda com 20 anos, Borré chegou a ser negociado com o Atlético de Madrid, a pedido de Diego Simeone. Porém, não se firmou na equipe principal e acabou emprestado para o Villarreal.

Depois de duas temporadas, Borré voltou em definitivo para as Américas e assinou contrato com o River Plate. Pelos Milionários, o atleta se consolidou como um dos grandes em do continente, chegando até a marcar na final da Libertadores 2019, entre River Plate e Flamengo.

Na atual edição, o colombiano se destacou ao fazer sete gols – artilheiro da competição – em 10 partidas, fora as duas assistências realizadas. Dessa forma, titular absoluto da equipe de Marcelo Gallardo, Borré é um atacante brigador, que se posiciona muito bem e possui grande repertório dentro da área. Com isso, ao estilo de Diego Costa, que brilhou no Chelsea, o jogador certamente teria lugar na Premier League.

Sebastián Villa

Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League
Marcelo Endelli/Getty Images

Sebastián Villa é mais um colombiano dentre os destaques da atual edição da Libertadores. Companheiro de Borré na seleção, Villa tem 24 anos e virou peça fundamental no time do Boca Juniors.

Nesse sentido, o jogador está em sua terceira temporada pelo clube e vem evoluindo cada vez mais. Isso porque sua polivalência lhe permite jogar aberto pelos lados, centralizado como homem de área, ou até jogando como armador da equipe. O atleta também tem papel importante na marcação, sempre auxiliando os laterais com as descidas dos times adversários.

Na atual edição, Villa ajudou o Boca a eliminar o Internacional e o Racing até cair na semifinal para o Santos. Ao todo, nessa Libertadores, desde que assumiu a titularidade, fez um gol e deu duas assistências em seis partidas.

Gabriel Veron

Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League
Juan I. Roncoroni – Pool/Getty Images

Gabriel Veron é o mais novo da lista. O jovem jogador é não só uma promessa do Palmeiras, como do futebol brasileiro. Com apenas 18 anos, Veron já soma 12 gols em 37 partidas como profissional. Além disso, foi eleito o melhor jogador do Mundial Sub-17, em 2019.

O garoto é lapidado com calma para demonstrar seu prestígio no clube. Titular em cinco partidas ao longo da Libertadores, Veron marcou três vezes e deu duas assistências em sete jogos realizados.

Sua exibição de maior destaque foi justamente nas oitavas de final, quando foi decisivo e marcou dois dos cinco gols do Palmeiras contra o Delfín, do Equador. Abel Ferreira chegou a enaltecer o jovem em coletiva, afirmando ser impossível vendê-lo por menos que Neymar foi ainda no Santos.

Nesse sentido, o cria da base do Palmeiras já é sondado, inclusive, pelo Manchester United.

Leia mais: Jornalistas elegem os maiores brasileiros da era Premier League

Meias 

Nicolás De La Cruz

destaques libertadores
Rodolfo Buhrer -Pool/Getty Images

De La Cruz é uma das grandes revelações do futebol uruguaio na década. Irmão mais novo de Carlos Sánchez, do Santos, o atleta tem vaga indiscutível no meio-campo do River Plate.

O jogador de 23 anos, dentre suas principais características, conta com muita agilidade, velocidade e inteligência na criação das jogadas. Por isso, De La Cruz foi escalado como titular em 11 das 12 partidas do River até a eliminação. Dessa forma, na atual edição, ainda balançou as redes três vezes e deu quatro assistências. Assim, caso seu time avançasse até a final, o uruguaio seria um dos mais cotados para o prêmio de Rei da América. 

De La Cruz tem seu nome constantemente relacionado a grandes clubes do Brasil e da Europa no mercado de transferências. Nesse sentido, recentemente completou 100 jogos pelo River, e como está em sua quarta temporada na Argentina, é provável que mude de ares e rume ao Velho Continente. Com isso, seria um ótimo nome para a Premier League.

Gerson

Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League
Wagner Meier/Getty Images

Gerson é o atleta mais regular de toda a temporada do Flamengo. O jogador saiu ainda nas oitavas da competição, mesmo assim, foi muito importante para a equipe. O camisa 8 jogou sete das oito partidas do time como titular, realizando um passe para gol.

A visão de jogo do atleta de 23 anos é impressionante, fora seu domínio exemplar da bola, sempre protegendo muito bem e com fortes predicados tanto na defesa quanto no ataque. Além disso, Gerson já atuou por três temporadas no futebol italiano – defendendo Roma e Fiorentina –, em seu último ano pelo time de Florença entrou em campo 40 vezes e mostrou ter se adaptado ao estilo de jogo europeu.

Após o desempenho de gala no ano de 2019, no qual o Flamengo conquistou a Libertadores e o Brasileirão, o Chelsea procurou o jogador para fazer uma proposta. Embora as negociações não tenham avançado, o jovem teria vaga em times da Premier League.

Leia mais: Os 5 melhores meias da década da Premier League

Gabriel Menino

Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League
Silvio Avila/Getty Images

Se o Palmeiras está na grande final da competição, ao lado do Santos, um dos personagens principais dessa campanha é Gabriel Menino. O jogador de 20 anos fez toda a formação da base como lateral direito, no entanto, ganhou espaço no meio-campo dos profissionais e nunca mais saiu da titularidade. Ao todo, são 50 jogos completos em seu primeiro ano como profissional.

Menino, inclusive, fez um golaço no empate em 1 a 1, contra o Bolívar, pela Libertadores, e foi eleito o craque da partida. Além disso, todas as três vezes em que balançou as redes na carreira foram na competição sul-americana. Assim, Gabriel Menino ainda deu três assistências e foi titular em 10 dos 12 jogos do Palmeiras na competição.

O garoto foi um dos melhores em campo na sonora vitória do Palmeiras, por 3 a 0, em cima do River Plate nas semifinais. Após isso, a Fifa o elogiou em seu perfil no Twitter e fez uma comparação com Alphonso Davies, jovem craque do Bayern de Munique. Caso a joia do alviverde saia para a Europa, a Premier League poderia ser um destino promissor.

Defensores

Ângelo Preciado

Preciado foi, com certeza, até a eliminação do Indepiendente Del Valle – nas oitavas de final para o Nacional, do Uruguai – o melhor lateral direito da Libertadores. O equatoriano, de 22 anos, se destacou, principalmente, na histórica goleada por 5 x 0 em cima do Flamengo. Assim, naquela partida, o jovem defensor ainda anotou um golaço após bela jogada individual.

Revelado pelo próprio Del Valle, Preciado foi treinado por Miguel Ángel Ramirez ainda na base, e o próprio técnico espanhol o subiu para os profissionais. Dessa forma, o jogador atuou 86 vezes, de 2018 até 2020, e fez sete gols. Na atual edição da Libertadores, jogou sete das oito partidas do clube equatoriano, marcou três gols e deu quatro assistências.

Preciado joga tanto de lateral quanto de meia, exercendo com primor as duas funções. O atleta se transferiu para o Genk, da Bélgica, e já foi titular em seus três primeiros jogos. Assim, nas próximas temporadas pode ser pinçado para a Premier League.

Gustavo Gómez

Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League
NATHALIA AGUILAR/POOL/AFP via Getty Images

Gustavo Gómez é o capitão e líder absoluto do Palmeiras, finalista da Libertadores. Assim, o paraguaio, de 27 anos, é o mais experiente da nossa lista. Gómez jogou como titular absoluto em todos os 12 jogos do clube na atual edição. Além disso, o zagueiro balançou as redes duas vezes.

Nesse sentido, o atleta já mostra há três temporadas ser peça-chave da equipe comandada por Abel Ferreira. Com passagem pelo Milan, embora tenha atuado em apenas 19 partidas, Goméz confirmou seu potencial para vestir a camisa de grandes clubes europeus.

Agora, mais experiente e a um passo de se tornar ídolo dentro do Palmeiras, o zagueiro renovou seu contrato até 2024. Porém, no futuro, uma negociação com algum clube da Premier League pode ser uma ótima escolha para o jogador.

Leia mais: Relembre zagueiros vencedores do prêmio de melhor jogador da PFA

Luis Segovia

Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League
JOSE JACOME/POOL/AFP via Getty Images

Luis Segovia é mais um jovem jogador que se destacou pelo Independiente Del Valle e um dos destaques da Libertadores. O equatoriano, de 23 anos, tem passagens pela seleção nacional de base, e é visto como uma das grandes promessas do futebol em seu país.

Segovia está em sua segunda temporada no Del Valle, desde que chegou, é titular absoluto na defesa. O zagueiro jogou todas as oito partidas do time na Libertadores e ficou fora em apenas 45 minutos, por conta de lesão.

As principais características do atleta, estão no forte poder de construção das jogadas, visto que possui um passe que qualifica a saída de jogo. Seu estilo em campo chega a lembrar ao de Thiago Silva – ambos tem a mesma estatura – hoje, no Chelsea.

John

Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League
Liamara Polli – Pool/Getty Images

John é o único goleiro da lista. O jogador, de 24 anos, brilhou durante a campanha do Santos, concretizando a ida da equipe paulista a grande final. Vale ressaltar que o goleiro esperou quatro anos para estrear entre os profissionais. Isso porque sua estreia só ocorreu por conta dos surtos de Covid-19, que contaminaram os três primeiros goleiros da equipe.

John, entretanto, atuou somente em cinco partidas do Santos na competição, ou seja, desde o jogo de ida das oitavas de final. Assim, o jovem se destacou com defesas difíceis e muito reflexo para salvar jogadas finalizadas em gol.

O goleiro, de 1.92m de altura, recentemente se recuperou da Covid-19 – desfalcou o Santos no jogo de volta da semifinal contra o Boca Juniors – e deve ser o titular na decisão. Em uma futura transferência, a Premier League poderia ser o destino ideal.

Luca Garcia
Luca Garcia

19 anos, estudante de Comunicação Social da PUC-Rio, apaixonado por esportes e pela produção de conteúdo