Destaque do Tottenham jogou com malária na Copa Africana

4 minutos de leitura

Um caso curioso ocorrido na Copa Africana de Nações chamou a atenção do noticiário do futebol europeu neste fim de semana. Titular no Tottenham, um atleta entrou em campo mesmo tendo testado positivo para a malária, segundo o treinador de sua seleção.

Yves Bissouma é um dos principais jogadores da seleção de Mali e era uma das esperanças da equipe no torneio continental. O país foi eliminado da Copa Africana no último sábado (4), após jogo dramático contra Costa do Marfim. Mesmo doente, o volante dos Spurs foi a campo.

Bissouma supera malária para representar Mali na Copa Africana

Foi uma competição complicada para o meio-campista da Premier League. Bissouma enfrentou problemas de lesão e chegou a ser desfalque na partida contra Burkina Faso. Para piorar, contraiu malária, como revelado pelo técnico Eric Chelle.

— Yves Bissouma e Moussa Diarra estavam sofrendo de malária. Em relação aos exames de sangue, não é tão grave porque alguém nascido na África Ocidental está acostumado com a malária, Yves poderia jogar, mas para Moussa foi diferente.

Bissouma começou no banco de reservas, mas entrou em campo para a partida decisiva contra a Costa do Marfim. O jogador do Tottenham atuou durante toda a prorrogação. A seleção malinesa acabou eliminada após perder por 2 a 1 e sofrer gol decisivo de Oumar Diakité, nos acréscimos do tempo extra.

O que é a malária?

De acordo com o Ministério da Saúde, a malária é uma doença “infecciosa febril aguda”. Ela é causada por protozoários do gênero Plasmodium, que são transmitidos pelo mosquito-prego, cientificamente classificado como um mosquito do gênero Anopheles.

Não se trata de uma doença contagiosa. Portanto, ela não pode ser transmitida entre pessoas. Entre os sintomas mais comuns, estão dor de cabeça, febre alta, sudorese, calafrios e tremores. Em casos mais graves, o enfermo pode apresentar hemorragias, hipertensão arterial, convulsão, dispneia, alteração da consciência e outros.

Yves Bissouma pelo Tottenham

Fora da Copa Africana de Nações, Bissouma agora retornará ao Tottenham. Será um reforço importante para Ange Postecoglou, já que o volante foi pela importante dos Spurs na primeira metade da temporada.

O atleta fez 15 jogos pelo Tottenham na temporada e foi titular em todos. Bissouma se transformou no pulmão do time do treinador australiano e viveu um bom momento junto com o restante da equipe no início de 2023/24.

Bissouma ao lado de Son em clássico entre Tottenham e Arsenal (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.