O Fulham resolveu abrir a carteira na atual janela de transferências para reforçar o setor defensivo da equipe.
De acordo com o jornal inglês “Daily Mail”, o clube de Londres avançou nas conversas para contratar dois zagueiros canhotos. O primeiro da lista é o nigeriano Calvin Bassey, de 23 anos, que pertence ao Ajax.
Bassey chegou do Rangers por 23 milhões de euros em 2022 e, depois de apenas um ano, já foi avisado pelo treinador Maurice Steijn que não está nos planos de 2022/23. Ele completou 39 jogos na temporada e terminou na reserva do Ajax, que fechou a liga em terceiro lugar.
O Fulham estaria disposto a pagar 21 milhões de euros para contratar o nigeriano, que também pode atuar como lateral-esquerdo. O “Daily Mail” divulgou que o acordo estaria selado com o Ajax, mas o jogador ainda não foi convencido.
Bassey também era um dos alvos do Brighton, que preferiu contratar Igor Julio da Fiorentina — brasileiro cujas características são bem parecidas com a do nigeriano e que também interessava ao Fulham.
E o time de Marco Silva não deve parar as contratações para a defesa por aí. O mesmo diário publicou que os Cottagers fizeram uma oferta de mais de 17 milhões de euros por Mohammed Salisu, zagueiro canhoto ganês que defendeu o Southampton em 2022/23.
Salisu jogou 22 partidas da campanha que terminou com os Saints na lanterna da Premier League. Ele está na Inglaterra desde 2020, quando o Valladolid pagou 12 milhões de euros pelo defensor.
Contratações podem fazer Fulham desistir de ex-São Paulo
Ao que indica a imprensa inglesa, as contratações de Bassey e Salisu não são excludentes, apesar de serem para o mesmo setor. Mas a chegada dos dois reforços pode melar a chegada de outro ventilado no Craven Cottage.
A PL Brasil tem noticiado o interesse de Fulham no zagueiro brasileiro Morato, revelado pelo São Paulo e atualmente no Benfica. Os ingleses fizeram quatro propostas pelo zagueiro, todas recusadas: de 12 milhões, 15 milhões, 17 milhões e 21 milhões de euros.
A proposta de sair de um time onde não é um titular absoluto e jogar na Premier League teria mexido com o brasileiro, embora ele deixe claro que não vai forçar uma saída. A PL Brasil apurou com o entorno do jogador que Morato acredita no projeto esportivo benfiquista e na gestão de Roger Schmidt, que já cumpriu promessas feitas ao brasileiro no passado.
O Benfica sabe que os representantes de Morato esperam que ele jogue mais na temporada 2023/24, mas o histórico de confiança entre as partes o tranquiliza quanto a uma permanência.
Assim como Bassey e Salisu, Morato é um zagueiro canhoto, o que deixa implícito que o Fulham dificilmente fará um esforço a mais pelo brasileiro se contratar, antes, dois defensores com a mesma característica.
That damned smile. 😁#WillianStays 🇧🇷 pic.twitter.com/LpXjg7NKOY
— Fulham Football Club (@FulhamFC) July 18, 2023
Semanas tumultuadas por conta da Arábia Saudita
Fora as especulações de possíveis reforços, o Fulham vive semanas tumultuadas no mercado por conta do interesse do futebol da Arábia Saudita.
O time londrino viu seu artilheiro da temporada passada, Aleksandar Mitrovic, ameaçar uma greve após a recusa de uma proposta do Al Hilal, que ofereceu o triplo do salário atual para o jogador. A recusa deixou o atacante “furioso”, segundo repercutiu a imprensa inglesa. A “Sky Sports” noticiou que Mitrovic teria dito a seus familiares que “nunca mais jogaria de novo pelo Fulham“.
Mitrovic acabou demovido da ideia e viajou com o time para os Estados Unidos, onde jogará a Premier League Summer Series neste domingo (23), contra o Brentford.
Na mesma semana, o treinador Marco Silva virou um alvo do Al Ahli. Ele recebeu uma proposta para ganhar 20 milhões de libras por temporada, durante dois anos, no clube que já contratou Mendy e Firmino. Silva já havia recusado uma proposta parecida do Al Hilal.
Neste sábado (22), na entrevista coletiva antes do jogo, o português falou sobre a janela do Fulham. Silva confirmou que recebeu a proposta e não garantiu que vai ficar, embora tenha dito que demonstrou “comprometimento com o clube” desde que chegou.
— A situação de Mitrovic não é o cenário ideal. Ele não vai jogar o próximo jogo e não está trabalhando com o elenco. Vai precisar tomar uma decisão individual — acrescentou.
Até o momento, o Fulham só fechou a renovação do meia Willian, num negócio onde o desejo do treinador também teve bastante influência.