Os torcedores que acompanham a Premier League estão acostumados a assistir a jogos onde, invariavelmente está em campo um tradicional time: o Sunderland.
Com uma história iniciada em 1879, os Black Cats têm em seu currículo seis títulos nacionais de primeira divisão, além de duas conquistas de Copas da Inglaterra.
No entanto, o time cuja camisa vestiu jogadores como Andy Cole, Kevin Phillips, Jermain Defoe, além do icônico treinador Sam Allardyce, vive hoje uma realidade bem distante dos tempos de glória e tradição nos gramados ingleses.
Ainda que alternando entre a Premier League e curtos períodos na Championship, o Sunderland conseguiu se manter por uma década na elite nacional.
Após passar temporadas beirando a zona de rebaixamento, muitas vezes lutando pela sobrevivência contra seu maior rival, o Newcastle United, no campeonato de 2016/2017, a queda da equipe foi sacramentada de forma vexatória: a última posição na tabela com apenas 24 pontos conquistados durante toda competição e rebaixado com cinco rodadas de antecedência.
Leia mais: Confira nosso quiz de escudos de times ingleses nível HARD!
De volta à “segundona”, o Sunderland, em momento algum, mostrou que teria força para lutar e retornar à elite. Muito pelo contrário. Durante a Championship da temporada 2017/18 lutou novamente na parte de baixo da tabela.
O resultado de mais uma péssima temporada não poderia ser outro: lanterna e rebaixado novamente, agora para a League One, a terceira divisão da Inglaterra.
Em seus 139 anos de história essa será apenas a segunda passagem da equipe nesse escalão do futebol nacional.
Muito dessa atual situação se deu ao fato de o clube ter convivido por muito tempo com uma má administração, falta de investimentos, direcionamento equivocado do dinheiro, bem como a indefinição sobre a possibilidade de venda do clube por parte de Ellis Short, seu proprietário até então.
Foi preciso todos esses infelizes acontecimentos para que o clube pudesse encontrar a possível solução para seus problemas.
E é com esse cenário que Stewart Donald, novo proprietário do Sunderland, tentará colocar a equipe novamente entre as vinte que integram a elite.