A atual temporada não vai ficar em um bom lugar na lembrança do torcedor do Liverpool, com exceção de raros momentos. O desempenho ruim foi condicionado por más atuações coletivas, desacertos técnicos e, claro, contratações fracassadas realizadas na primeira janela de transferências.
Uma das transferências ruins- e talvez a pior – foi do brasileiro Arthur. O meio-campista chegou ao Liverpool emprestado pela Juventus, em uma transação que surpreendeu a todos. À época, prognósticos e análises de especialistas previam que a transferência daria errado, como vem se provando dentro de campo.
Ao “As”, o jornalista Pablo Fuentenebro escreveu uma coluna nesta terça-feira (25) tecendo diversas críticas à passagem de Arthur ao Liverpool, que ele mesmo define como um “desastre”. Segundo ele, é até difícil encontrar fotos do ex-volante do Grêmio com o uniforme de jogo do clube inglês, tendo em vista a quase nula participação do brasileiro nas partidas da equipe profissional.
Leia mais:
Mercado: City, Chelsea, Liverpool e Newcastle disputam ‘novo Piqué’
De fato, foi raro ver Arthur em campo pelo Liverpool em 2022/23. Pelo time principal, apenas uma partida e 13 minutos dentro do gramado, na goleada sofrida pelo Napoli, por 4 a 1, na Champions League. A saída para Arthur foi jogar no time sub-21. Mesmo assim, sem sucesso, já que foram apenas três jogos no time B.
As ausências de Arthur se justificam pelas lesões. Uma cirurgia na coxa esquerda o fez ficar fora de combate por 145 dias. No entanto, mesmo de volta à ativa, o jogador não cativou Jürgen Klopp e não recebeu oportunidades. Pablo Fuentenebro disse que Arthur está “desaparecido” e “não vale nada para Klopp”, já que o alemão prefere utilizar jovens jogadores.
O meio-campista de 26 anos deu esperanças de que seria um dos grandes de sua geração, principalmente por seu bom início no Barcelona. Na Espanha, seu nome ainda é rotineiramente comentado. A passagem do atleta pelo Camp Nou chegou ao fim após uma troca com a Juventus por Pjanic, em 2020.
Do Liverpool para o Brasil?
Arthur não seguirá no Anfield Road ao fim da atual temporada. Após o fracasso no empréstimo de 4,5 milhões de euros (R$ 25 milhões), o Liverpool já sinalizou que não comparará o volante. Inicialmente, ele retornará à Juventus, onde tem contrato até junho de 2025. Acontece é que o brasileiro não goza de muito prestígio no clube italiano, e uma continuidade pode ser difícil.
Retornar ao Brasil pode ser o caminho natural de Arthur, que busca recuperar sua carreira. Recentemente, o jornal “Sport” revelou que o Fluminense teria interesse em contar com o atleta. Nesse sentido, Fernando Diniz, conhecido por recuperar e dar confiança a jogadores em baixa, seria um triunfo para os cariocas. O empecilho, porém, seria o grande salário que o meia ganha no futebol europeu.
Ainda jovem, Arthur quer dar a volta por cima e repetir os grandes momentos que viveu pelo Grêmio. Seu bom desempenho pelo time sulista o levou ao Barcelona e à seleção brasileira. Com essas camisas pesadas, o meio-campista ainda colecionou fases de destaque, mas não conseguiu a consistência necessária para se firmar.