Casemiro foi titular pela primeira vez desde dezembro de 2024 na derrota do Manchester United para o Tottenham por 1 a 0 na tarde deste domingo (16), no Tottenham Hotspur Stadium, em jogo válido pela 25ª rodada da Premier League.
A atuação de Casemiro pelo Manchester United
O volante brasileiro de 32 anos precisou ser utilizado pelo técnico Rúben Amorim pois Kobbie Mainoo e Manuel Ugarte, titulares da posição, não estavam disponíveis por conta de lesões. O mesmo vale para o meio-campista Christian Eriksen.
Mas Casemiro não conseguiu aproveitar a oportunidade. Além de não trazer a solidez defensiva esperada e o Tottenham abriu o placar logo com 13 minutos de jogo, com James Maddison de rebote.

Aos 39 minutos do segundo tempo, Casemiro deu um “rapa” em Heung-min Son e levou o cartão amarelo. Torcedores do Manchester United se irritaram com o brasileiro especialmente após o lance.
Apesar das críticas dos torcedores, os números de Casemiro na partida não foram ruins. Veja:
- 40 passes certos (de 48) — aproveitamento de 83%
- 2 passes decisivos
- 1 cruzamento certo
- 3 passes longos certos (de 4)
- 1 finalização no gol
- 1 chute bloqueado
- 10 duelos no chão ganhos (de 16)
- 4 faltas sofridas
- 4 cortes
- 3 interceptações
- 6 desarmes
Casemiro foi o único jogador do Manchester United que foi substituído. Chido Obi-Martin, de apenas 17 anos, entrou no lugar do brasileiro aos 46 minutos do segundo tempo.
Redenção de Maddison
Maddison aproveitou o gol para provocar Roy Keane, lenda do Manchester United e comentarista da “Sky Sports”, emissora de televisão britânica.
— Se você fosse um jogador no vestiário do Spurs, você não estaria olhando e pensando, nossa, ele está de volta hoje, agora vamos ficar bem — Keane afirmou sobre Maddison em um podcast durante a última semana.
O meia do Tottenham, então, voltou, marcou gol e fez o gesto de silêncio para a câmera.
Maddison, inclusive, ultrapassou Eden Hazard em participações em gols contra times do Big Six. O meia dos Spurs tem 26 agora, contra 25 do ex-meia-atacante do Chelsea.
Tabela da Premier League
A vitória colocou o Tottenham na 12ª posição da tabela de classificação da Premier League, com 30 pontos, enquanto o Manchester United estacionou na 15ª colocação, com 29.
Próximos jogos de Tottenham e Manchester United
- Everton x Manchester United às 9h30 (horário de Brasília), no Goodison Park.
- Ipswich Town x Tottenham 12h (horário de Brasília), no Portman Road.
Ambos os jogos acontecerão no próximo sábado (22) e são válidos pela 26ª rodada da Premier League.