Derby della Mole: história e números de Torino x Juventus

Torino x Juventus: Derby della Mole
Foto: Divulgação/PLBrasil

Neste sábado (2), acontece o grande clássico entre Torino e Juventus, válido pela 7ª do Campeonato Italiano. A saber, o confronto, apelidado de Derby della Mole, é o clássico mais antigo do país. Além disso, até por causa de sua idade, ele carrega histórias incríveis, como goleadas espetaculares e grandes evoluções para o futebol da Itália.

Fatos históricos do Derby della Mole

Em resumo, o grande clássico da cidade de Turim começou a sua história pouco tempo depois da formação do Torino. A saber, a Juve veio primeiro e foi fundada em 1897, por estudantes. Enquanto isso, o Toro nasceu em 1906, após fusão de outros dois clubes da cidade, o Internazionale Torino e o FC Torinese.

Nesse sentido, o primeiro clássico de Turim ocorreu um ano depois da fundação do Torino. Na ocasião, o Toro venceu o jogo por 2 x 1, ficando na história como o primeiro vencedor do confronto. Que por sua vez, foi apelidado de Derby della Mole em homenagem a um monumento da cidade, a Molle Antonelliana.

Outro grande marco do clássico aconteceu em 1932, quando Torino e Juventus protagonizaram a primeira transmissão de futebol ao vivo pela rádio. Cinco anos depois, o Derby estreou outra novidade no futebol do país, um jogo entre rivais valendo taça. Na ocasião, Toro e Juve fizeram a grande final da Copa Itália, vencida pelos Bianconeros.

Estatísticas 

Em suma, segundo o site O Gol, o Derby já aconteceu 175 vezes, com 85 vitórias para a Juventus e 42 para o Torino. O empate prevaleceu em 48 oportunidades. A saber, a Juve já marcou 266 gol no Toro, que por sua vez, vazou a defesa Bianconera 178 vezes.

O clássico já protagonizou grandes goleadas. Assim, pelo lado do Torino, o resultado mais elástico foi um 8 x 0, em 17 de novembro de 1912. Ao passo que, do lado Bianconero, o melhor resultado foi 6 x 0 em 20 de abril de 1952. A saber, o confronto com mais gols foi em 1913. Na ocasião, o Toro venceu por 8 x 6, 14 tentos em um único jogo.

Grandes personagens do Derby della Mole

A saber, o maior artilheiro da história do Derby é Giampiero Boniperti, ídolo da Juventus que faleceu em junho deste ano. Em resumo, Boniperti marcou, ao todo, 14 gols contra o Torino. Sendo assim, é um dos maiores ídolos da história Bianconera.

Há também jogadores que já atuaram pelos dois lados do clássico de Turim. Entre eles, se destacam: Guglielmo Gabetto, Christian Vieri, Fabio Quagliarella, Angelo Ogbonna e Ciro Immobille.

Giampiero Boniperti
         Giampiero Boniperti                                                                                            Foto: Divulgação/Palmeiras

Como chegam Torino e Juventus para o Derby?

Em resumo, o Torino tem feito um início de Campeonato Italiano dentro das suas possibilidades. Assim, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, o Toro é o 9º colocado, com oito pontos.

Por sua vez, a Juventus, 9ª colocada, fez seu pior começo na liga. Assim, passou as quatro primeiras rodadas sem vencer. Contudo, aparentemente, a má fase ficou pra trás, visto que a equipe conseguiu ganhar do Spezia e da Sampdoria nas partidas anteriores. Além disso, na Champions, conquistou uma vitória gigante contra o Chelsea.

A saber, o Torino tem tido muitas dificuldades na história recente do clássico. Dessa forma, está há 14 jogos sem ganhar. Assim, a sua última vitória aconteceu em 2015, pela 32ª rodada do Campeonato Italiano. Na ocasião, o Toro levou a melhor por 2 x 1.

Por fim, o Derby della Mole acontece neste sábado (2), às 13h (horário de Brasília). Portanto, o prognóstico, o resultado e os melhores momentos deste grande jogo você encontra aqui, na Premier League Brasil.