Derby County FC – História, Mercado da Bola e Rumores

0
452
Derby County

Derby County Football Club

Fundado em 1884 na cidade de Derby, na região leste da Inglaterra, o Derby County é uma das equipes mais tradicionais da Terra da Rainha. A saber, apelidado de The Rams (os carneiros), o clube, em seus anos dourados, ganhou dois títulos do Campeonato Inglês e uma taça da Copa da Inglaterra. Sendo essas, as suas principais conquistas.

Com as cores preto e branco, o Derby County manda os seus jogos desde 1997 no Pride Park, sucessor do centenário Baseball Ground. Hoje comandado por Wayne Rooney, o time disputa a EFL Championship. Desse modo, na temporada 2020-21, os Carneiros ficaram a um ponto de caírem para a League One.

Trajetória do Derby County, fundação, conquistas e ascensão

Em suma, o clube foi fundado como uma extensão do Derbyshire County Cricket Club. A ideia inicial era de garantir receitas extras para a equipe de Cricket com o time de Futebol. Desse modo, o primeiro jogo do Derby County foi pela Copa da Inglaterra de 1885, quando o time perdeu para o Walsall Town por 7 x 0.

Nos anos seguintes, o Derby se juntou com outros clubes da sua região e se fortaleceu. Assim, até pouco depois da virada do século, a equipe conseguiu três vices da Copa da Inglaterra e um 2º lugar no Inglês. Mas, em 1906, os Carneiros sofreram com o primeiro de três rebaixamentos que aconteceram até 1946, quando finalmente, levaram a FA Cup.

Contudo, em 1953, o Derby voltou a ser rebaixado, e para piorar, em 55, chegou a terceira divisão. Mas, com a contratação do treinador Brian Clough, o clube voltou à elite em 1969. Dois anos depois, os Carneiros venceram pela primeira vez o Campeonato Inglês. Além disso, na Copa da Europa, a equipe chegou nas semifinais, quando perderam para a Juventus.

Já sem Clough, a equipe voltou a ser campeã da liga em 1975. A partir daí, o clube entrou em declínio. Logo, desde então, apesar de um título da segundona, até hoje, o time acumulou seis quedas, uma delas para a terceira divisão. Por fim, em sua última passagem pela Premier League, em 2007, o Derby teve a pior campanha da história do torneio com apenas uma vitória.

Mercado de Transferências do Derby County

No futebol desde 1884, o Derby County já protagonizou bons momentos no mercado da bola. Assim, elencamos as cinco principais transferências da história do clube. Desse modo, não será levado em consideração apenas valores recordes, mas também a importância do atleta.

Kevin Hector do Bradford PA por valor desconhecido em 1966

O centroavante atuou no Derby County de 1966 a 1978, e posteriormente, em uma segunda passagem, de 1980 a 82. Desse modo, é o jogador que mais jogou pelos carneiros, com 581 partidas. Além disso, Kevin Hector também é o segundo maior artilheiro da equipe, com 201 gols. Ao passo que, foi campeão da liga em 1975.

Matej Vydra do Watford por £ 9.40 em 2016

Diferentemente dos outros dessa lista, Matej Vydra não está aqui pela bola. Desse modo, quando ele foi comprado em 2016, vindo do Watford, o meia se tornou a maior contratação da história do Derby County.

Assim, em duas temporadas, o Tcheco fez 80 jogos e marcou 27 gols. Entretanto, em 2018, quando levantou o interesse do Burnley, Matej Vydra se tornou a maior venda do Derby por 12,20 milhões de euros.

Steve Bloomer do Middlesbrough por valor desconhecido em 1910

É impossível falar do Derby County e não citar a figura de Steve Bloomer. A saber, inicialmente, o inglês era de um dos clubes que se fundiram com os Carneiros, o Derby Midland. Assim, em sua primeira passagem, de 1891 a 1906, o atacante marcou incríveis 238 gols em apenas 375 jogos.

O fato para Bloomer estar nessa lista, é que em 1906, o Derby County o vendeu para o Middlesbrough, onde ele também foi um grande artilheiro. Contudo, quatro anos depois, os Carneiros recontrataram o ídolo, que os ajudou a se recuperarem do primeiro rebaixamento de sua história.

Nesta última passagem, que durou quatro anos, Bloomer fez mais 53 tentos. Logo, é isoladamente o maior artilheiro de toda a história do Derby County, com 332 gols, 131 a mais que o segundo colocado Kevin Hector.

Para se ter dimensão do tamanho de Steve Bloomer em Derby e na Inglaterra, há um busto da lenda dentro do Pride Park. Ademais, não coincidentemente, o hino do clube se chama “Assistindo a Steve Bloomer”, que é cantado no início de cada jogo dos Carneiros em casa.

 Stefano Eranio do Milan em transferência gratuita em 1997

Decerto, Stefano Eranio não tem nenhum recorde ou título com a camisa do Derby. Entretanto, o italiano possui um grande simbolismo para a torcida. Uma vez que, ele foi o autor do primeiro gol feito no Pride Park.

Desse modo, Eranio ficou na história do Derby County. Portanto, em 2009, ele foi eleito pelos torcedores como um dos 11 maiores jogadores de todos os tempos dos Carneiros.

Wayne Rooney do DC United por valor desconhecido em 2020

Finalizando esta lista, está a badalada contratação de Wayne Rooney em 2020. Decerto, a chegada do inglês no Derby County não pretendia trazer grandes resultados como atleta. Desse modo, ele foi contratado para conciliar duas funções, de técnico e jogador.

Por fim, Rooney como atleta, jogou 30 partidas pelo Derby e marcou seis gols. Desse modo, em janeiro de 2021, ele anunciou oficialmente a sua aposentadoria. Logo, assumiu de forma definitiva o comando técnico da equipe.