Derby County: Retrospectiva 2021

Derby County: Retrospectiva 2021
Foto Destaque: Reprodução/ Derby County

Certamente, 2021 não deixará saudade para os torcedores do Derby County. Afinal, o período ficará marcado como um dos mais complicados e sombrios da história do clube. Com problemas financeiros, administrativos e técnicos, os Rams passaram por poucas e boas este ano. Todavia, dentro de campo o elenco se mostrou muito aguerrido, mantendo um nível de atuação digno. Assim sendo, mesmo diante de todas as dificuldades, o time de Pride Park ainda pode sonhar com um futuro melhor.

Derby County 2021: Problemas, problemas e mais problemas

Em suma, o clube vinha sofrendo com problemas financeiros e legais desde 2019. A saber,  devido a irregularidades na venda de seu estádio, para seu próprio dono, o Derby passou a sofrer pesadas retaliações por parte da EFL. Desse modo, a crise foi ampliada ainda mais pela pandemia que acometeu o mundo no ano seguinte.

Assim, ainda na temporada 2020/2021, o clube quase foi rebaixado da Championship, escapando apenas na última rodada. Já na atual temporada, os Rams passaram por um embargo de negociações devido a irregularidades em seu fairplay financeiro. Só para ilustrar, o time de Pride Park só podia contratar jogadores livres no mercado, por contratos de no máximo seis meses.

Infelizmente, esse era apenas o início de uma era muito difícil. Isto é, em setembro o time entrou em processo de insolvência e passou a ser gerido por uma diretoria interina.

Processo de Insolvência

Em resumo, o processo de insolvência se dá quando uma instituição não possui receitas o suficiente para pagar suas dívidas em um prazo hábil. Desse modo, um administrador de fora assume a respectiva empresa para reestruturar as questões financeiras, enquanto não surja um novo comprador.

Perda de Pontos

Ademais, devido aos mesmos problemas com a EFL, o Derby sofreu, no total, uma redução de 21 pontos na Championship. Dessa forma, o time está atualmente na lanterna da competição, com apenas 4 pontos. Por outro lado, o desempenho dentro de campo não chega a ser um desastre. Aliás, sem as punições, o clube estaria fora da zona de rebaixamento com certa folga.

O Comandante

Decerto, o treinador, Wayne Rooney, foi uma figura muito marcante neste ano. Afinal, a lenda do Manchester United escolheu o Derby County para iniciar sua carreira como técnico. Desse modo, o ex-jogador assumiu o clube no final de 2020, em meio a grandes instabilidades vividas no momento. Por fim, o novato conseguiu fazer os Rams escaparem do rebaixamento já na última rodada da Championship 2020/2021.

Na temporada atual, Rooney teve o desafio de montar um time com um elenco muito modesto. Afinal, sem poder contratar jogadores com contrato vigente, o clube recorreu a nomes já em baixa no mercado. Dessa forma, as expectativas para o ano já eram bem baixas.

Contudo, mesmo diante de muitos problemas extracampo, o treinador conseguiu montar uma equipe muito aguerrida, com um forte desempenho defensivo. Só para ilustrar, mesmo na lanterna, o time conta com uma das melhores defesas da Championship. Decerto, o futebol implantando por Rooney passa longe de ser refinado, mas com as limitações impostas pela situação do clube, o trabalho pode ser considerado bem digno.

De acordo com o site transfermarkt, Wayne Rooney comandou o Derby County em 48 ocasiões neste ano. Com um retrospecto de 13 vitórias, 14 empates e 21 derrotas.

Foto: Reprodução/ Derby County

O Destaque

Inegavelmente, o Derby County primou por um jogo reativo nesta temporada. Assim sendo, o grande destaque individual da temporada não poderia deixar de ser um zagueiro. Baseado nas análises do site Sofascore, Curtis Davies, 36 anos, foi o jogador de melhor desempenho, até este momento da temporada. No clube desde 2017, o veterano é um pilar do sistema defensivo dos Rams. Além disso, o defensor é uma das grandes lideranças deste elenco.

Foto: Reprodução/ Derby County

Derby County 2021: Situação

O Derby County ocupa a lanterna da Championship, com apenas 4 pontos na tabela. Ademais, os Rams estão a 17 pontos atrás do Reading, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Certamente, será preciso um verdadeiro milagre para o time de Pride Park escapar do descenso.

Expectativas para futuro

Honestamente, a situação do clube deve continuar complicada a curto prazo. Vivendo a expectativa de achar um novo dono, o Derby County deve seguir tentando sanar suas imensas dívidas para reerguer o time no futuro.

Enquanto isso, dentro de campo, a situação também não é das mais fáceis. No entanto, o desempenho competitivo do time ainda deixa alguma esperanças aos torcedores. De acordo com a tabela das três edições anteriores da Championship, a pontuação média da primeira equipe fora da zona de rebaixamento é de 45 pontos.

Nesse sentido, os Rams necessitariam fazer 41 pontos, em 24 rodadas. Ou seja, um aproveitamento de cerca de 57% dos pontos. De fato, não é um desempenho impossível, mas o Derby necessita melhorar muito seu nível para atingir esta marca. Só para ilustrar, o percentual atual do clube é de apenas 37%.