Derby County: Boa fase em meio ao caos administrativo

Derby County: Boa fase em meio ao caos administrativo
Foto Destaque: Reprodução/Derby County

Certamente, dentro de campo, o Derby County vive um grande momento. Afinal, mesmo na vice lanterna da competição, o time comandado por Wayne Rooney vem dando seguidas provas de competitividade e já acumula uma sequência de cinco partidas sem derrotas na Championship. Contudo, a situação administrativa do clube permanece alarmante. Desse modo, o elenco, que já é limitado, corre o risco de ser ainda mais comprometido.

De tal forma que, a equipe acaba de perder duas peças importantes. Primeiramente, Phil Jagielka, de 39 anos, não pôde renovar seu contrato com os Rams, devido a impossibilidade do clube de estender acordos com jogadores. Ademais, vale ressaltar que isso ainda se deve ao embargo imposto pela EFL, como punição as irregularidades no Fairplay financeiro do time.

Em seguida, foi a vez de Graeme Shinnie deixar Pride Park. Peça importante do elenco, o meia escocês tinha a intenção de permanecer no clube, mas devido ao caos financeiro em que vive o Derby County, sua negociação se tornou inevitável. A saber, o atleta tem como destino o Wigan.

Caos administrativo

Sendo comandado por uma gestão interina desde setembro, o clube vem lutando para encontrar um novo dono. Contudo, a herança negativa da diretoria anterior torna a sobrevivência do Derby County um grande desafio. Afinal, devido a violação de regras da federação e graves problemas em suas finanças, o clube se viu obrigado a entrar no processo de insolvência.

Processo de Insolvência

Em resumo, o processo de insolvência se dá quando uma instituição não possui receitas o suficiente para pagar suas dívidas em um prazo hábil. Desse modo, um administrador de fora assume a respectiva empresa para reestruturar as questões financeiras, enquanto não surja um novo comprador.

Derby County: Punições

Ademais, entre as sanções impostas pela EFL, constam um embargo de contratações, que permitem o time de Pride Park contratar apenas jogadores livres no mercado, por contratos de no máximo seis meses, e seguidas reduções de pontos na Championship. Só para ilustrar, o Derby perdeu um total de 21 pontos na competição.

Boa fase dentro de campo

Supreendentemente, mesmo diante de todas essas adversidades, o Derby County ainda sonha com uma milagrosa permanência na Championship. Atualmente na penúltima colocação, o time tem um desempenho bem digno, e se não fossem as reduções na pontuação, os Rams estariam com uma segura campanha no meio da tabela. Além disso, o elenco vive grande momento na competição. De tal forma que, atualmente sustenta uma sequência de cinco jogos invictos.

Em contrapartida, em meio a todos esses entraves na administração, outro grande problema pode atingir o time. Isto é, Wayne Rooney, que vem se destacando no comando da equipe, está sendo cotado para assumir o Everton, seu clube de infância. Inegavelmente, a perda do treinador pode ser um baque enorme para os torcedores do Derby County.

Derby County: A situação

Em resumo, os Rams estão na penúltima posição da Championship, com 14 pontos. Assim, mesmo com uma distância de oito pontos para o Reading, primeiro time fora da zona de rebaixamento, os torcedores acreditam em uma milagrosa campanha de recuperação para selar a permanência na segunda divisão.