Derby County anuncia insolvência; clube deve ser vendido em breve

Derby County
Foto Destaque: Reprodução/Derby County

O Derby County anunciou nesta sexta-feira (17), através de seu site oficial, que o clube vai entrar em processo de insolvência empresarial. Ou seja, a diretoria irá passar o comando do time para um administrador intermediário, que por sua vez, tentará reestruturar a empresa para uma nova venda. Portanto, confira mais sobre o caso na reportagem.

Processo de Insolvência

Em resumo, o processo de insolvência se dá quando uma instituição não possui receitas o suficiente para pagar suas dívidas em um prazo hábil. Desse modo, um administrador de fora assume a respectiva empresa para reestruturar as questões financeiras, enquanto não surja um novo comprador.

  • Derby County anuncia insolvência; saiba mais.

Derby County anuncia insolvência: Como chegou nesta situação?

Primeiramente, o clube vinha sofrendo com vários problemas de fair-play financeiro nos últimos anos. Desse modo, a situação se tornou ainda mais grave em 2019. A saber, o atual dono do clube, Mel Morris, vendeu o Pride Park, estádio dos Rams, para sua própria empresa. Assim, em relatório, o clube anunciou que teve um profit equivalente a 40 milhões de libras. Entretanto, essa negociação viola as regras da EFL, que por sua vez acusa a equipe de trapaça fiscal.

Como consequência, o Derby foi multado por £100,000 em junho de 2020. Todavia, a EFL continuou a pressionar o clube por conta da violação das regras de fair-play financeiro. Logo depois, o time de Pride Park também sofreu um embargo de negociações. Só para ilustrar, os Rams só podem contratar jogadores livres no mercado, por contratos de no máximo seis meses.

Ademais, a crise acarretada pela pandemia de Covid-19 foi o golpe final para esta diretoria do Derby County. De fato, na nota divulgada no site oficial, o clube explica que a situação teve impacto gigante nas contas do clube, tornando praticamente inviável uma reestruturação financeira.

Como fica o clube?

Primeiramente, de acordo com o comunicado oficial, a comissão técnica, comandada por Wayne Rooney, deve permanecer no clube. Ademais, o Derby ressaltou que os torcedores devem abraçar a equipe de maneira incondicional no restante desse campeonato.

Portanto, com um elenco modesto, o Derby vem fazendo uma campanha irregular na Championship. Em suma, o clube está na 16ª posição, com sete pontos marcados até o momento. Entretanto, devido a uma redução de nove pontos,  o clube deve ficar com dois pontos negativos. Dessa maneira, os Rams desceriam para a lanterna da competição.

Mesmo que seja necessário um milagre , o ex-ídolo do Manchester United se mostra confiante em seus jogadores.

”Se a pena é de nove pontos, temos que aceita-la. Estou confiante que ficaremos nessa divisão” Afirma Rooney

Todavia, em meio a esse furacão, o clube tem compromisso na Championship já neste sábado (18). A saber, os Rams recebem o Stoke City, em partida válida pela 8ª rodada da competição.