Derby County volta para lanterna da Championship

1 minuto de leitura

Após o empate contra o Coventry, por 1 x 1, o Derby County encerrou a 39ª rodada da Championship na lanterna do campeonato. Dessa forma, além de cair na tabela, a equipe treinada por Wayne Rooney aumentou sua distância para o Reading, primeiro time fora do Z3. A saber, faltando sete jogos para o fim da temporada, oito pontos separam o time do final da zona de rebaixamento.

Vivendo grave crise econômica e institucional, o clube enfrenta momento muito delicado. Afinal, devido a irregularidades em seu fairplay financeiro, a instituição sofreu uma série de sanções impostas pela EFL. Primeiramente, os Rams enfrentaram um embargo de contratações. Ou seja, o elenco teve que ser montado exclusivamente por jogadores que estavam livres no mercado.

Em sequência, seguidas reduções em sua pontuação na Championship. Só para ilustrar, no total, o Derby County perdeu 21 pontos durante esta edição da competição. Contudo, dentro de campo o time se mostrou aguerrido na maior parte da temporada. Isto é, se dependesse apenas do aproveitamento, o time estaria fazendo uma tranquila campanha no meio da tabela. No entanto, a essa altura estes pontos perdidos vem fazendo bastante falta.

 A situação

Em resumo, atualmente a equipe ocupa a lanterna do campeonato, com apenas 25 pontos, oito atrás do Reading, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Assim, o elenco aproveita a data FIFA para se preparar para o próximo duelo, contra o Preston, em casa, no dia dois de abril.

O Derby County está rebaixado?

Inegavelmente, a situação da equipe é bem complicada na tabela. Todavia, os Rams ainda tem chances de escapar do rebaixamento. Afinal, durante boa parte do campeonato, a equipe apresentou um futebol consistente. Por isso, mesmo com uma queda de desempenho nas últimas semanas, o Derby tem a capacidade de pontuar bem nesses duelos finais.

Entretanto, fazer sua parte talvez não seja o suficiente. Isto é, o time também necessita contar com tropeços das equipes que brigam contra o rebaixamento. Em resumo, quatro equipes disputam diretamente contra o descenso. Nesse sentido, Barnsley, Peterborough e Reading, se juntam aos Rams, em uma luta onde apenas um desses clubes vai se salvar. Certamente, não é um cenário simples.

Felipe Pereira
Felipe Pereira

Jornalista carioca, acredita que futebol e música são as duas maiores invenções da humanidade. Apaixonado pelo esporte, dentro e fora das quatro linhas, acha que a bola pode ser uma ferramenta incrível para compreender melhor o mundo. Formado pela Universidade Veiga de Almeida (RJ), e atualmente cursando uma Pós em Jornalismo digital pela PUC(MG).