Arsenal e Tottenham e a história do clássico do Norte de Londres

2 minutos de leitura

Arsenal e Tottenham fazem atualmente um dos mais importantes clássicos da Inglaterra. Sempre com jogos importantes e com rivalidade altíssima, o North London Derby, como é conhecido, tem seu lugar reservado no calendário londrino como um dos eventos mais importantes no esporte inglês.

Ultimamente a rivalidade tem se intensificado devido ao aumento de nível competitivo do Tottenham, que tem feito ótimas campanhas. Nos primórdios os clubes eram apenas rivais dentro de campo, pois fora dele estavam há muitos quilômetros de distância.

Arsenal e Tottenham: rebaixamento e acesso polêmicos

Os Spurs ocupam aquela região do norte de Londres desde sua fundação, já a história dos Gunners é diferente. Antigamente chamado de Royal Arsenal, a equipe vermelha até 1913 situava-se em Plumstead, em Woolwich, região leste de Londres e com mais de 20 quilômetros de distância de White Hart Lane.

Em 1913, o clube muda-se oficialmente para o norte de Londres, na área que se tornaria o antigo Highbury.

O terreno foi alugado pelo clube junto a uma Igreja Anglicana, por isso não podiam realizar jogos nas Sextas-Feiras Santas e nem dos Dias de Natal.

O terreno foi finalmente comprado apenas em 1925, e as sanções acabaram. Agora havia dois times disputando torcida e glória há poucos quilômetros de distância. E isso não foi o principal elemento.

Em 1919, após a Primeira Guerra Mundial, houve uma expansão de 20 para 22 clubes na Primeira Divisão inglesa. Para isso, o Chelsea, que seria rebaixado por ser 19º, permaneceu na elite e o Tottenham, que ficou em último, ficaria com a vaga. Entretanto, a Federação resolveu fazer uma votação para escolher qual time permaneceria.

O Arsenal, que tinha terminado em quinto lugar da segunda divisão, acabou ganhando 18 votos contra oito do Tottenham, fazendo os Spurs serem rebaixados. Não é preciso comentar o quanto isso foi detestável para o clube e torcida. Rebaixados por um rival que acabara de chegar!

Primeira partida e longo jejum dos Spurs

A primeira partida entre eles se deu em 19 de novembro de 1887. Naquela ocasião o Tottenham vencia a partida por 2 a 1 quando esta teve que ser paralisada faltando 15 minutos para o final devido a problemas na iluminação.

O primeiro confronto do North London Derby válido por uma competição oficial aconteceu em 4 de Dezembro de 1909 com vitória do Arsenal por 1 a 0.

Um fato que marca essa rivalidade está na concepção do chamado “St Totteringham’s Day”, que basicamente é o dia na temporada que o Arsenal garante que terminará o campeonato acima do Tottenham na tabela de classificação. A ideia surgiu em 2002 e fortemente veiculada pela mídia inglesa a partir de 2010.

Por 21 temporadas o Tottenham não terminou na frente dos rivais no Campeonato Inglês. Certamente isso virou motivo de chacota gigante por parte dos torcedores do clube vermelho.

As equipes já se enfrentaram 185 vezes com 79 vitórias dos Gunners e 55 dos Spurs. Foram 51 empates e um total de 537 gols marcados.

Um dos maiores artilheiros do North London Derby tem uma história peculiar. Ele se chama Emmanuel Adebayor e, de forma surpreendente, jogou pelos dois clubes. Foram 10 gols do togolês, oito pelo Arsenal e dois pelo Tottenham.

Veja mais: Os 10 brasileiros de maior sucesso da história do futebol inglês

Paulo de Faria
Paulo de Faria

Paulistano, 25 anos, estudante de Jornalismo na FAPCOM e apaixonado pela Premier League.