Depois de 74 anos fora, Brentford permanece na elite do futebol inglês

2 minutos de leitura

A história do Brentford com a Premier League está apenas começando. Isso porque, os Bees solidificaram a campanha de permanência na elite inglesa, e agora, segue mais uma temporada no campeonato, após 74 anos fora da competição.

Atualmente, o time de Thomas Frank tem 40 pontos, com 11 vitórias, 7 derrotas e 16 empates. Com isso, o Brentford está garantido por mais uma temporada na liga.

O caminho de volta do Brentford a Premier League

Brentford contra Chelsea, na Premier League 2021-22
Brentford contra Chelsea, na Premier League 2021-22 (Foto: Brentfort)

A saber, os Bees retornaram a elite do futebol após 74 anos. Criado em 1889, o time londrino sempre transitou entre a terceira e segunda divisão inglesa, desde sua fundação.

A última participação do Brentford na 1ª divisão da liga inglesa foi na temporada 1939-40, quando a competição acabou sendo interrompida devido a Segunda Guerra Mundial. Desde então, os Bees não se firmaram na elite do país.

Entretanto, com a chegada dos anos 2000, o clube londrino conseguiu se recuperar das crises financeiras. Já entre 2007 e 2014, o Brentford ficou acomodado na League One, antiga 3ª divisão. Depois de grandes campanhas, alcançou a Championship na temporada 2014/15.

Nas próximas três temporadas, o Brentford terminaria no top 10 da competição. Contudo, na última época, os Bees chegaram ao 3º lugar da Championship, conseguindo a classificação aos play-offs. E com a vitória por 2 x 0 sobre o Swansea City, a equipe retornou à elite do futebol inglês.

A campanha do Brentford

Thomas Frank comandou os Bees para fazer história
Thomas Frank comandou os Bees para fazer história (Foto: Divulgação/Brentfort)

Com a volta, o time de Thomas Frank tivera como grande anseio a permanência na Premier League. Dito isso, a equipe londrina manteve o foco na competição mais importante que o clube já disputou, apesar de ter outros dois campeonatos para jogar na temporada: FA Cup e Carabao Cup.

A princípio, o Brent chegou longe na Carabao: a equipe foi eliminada nas quartas de final para o Chelsea. Já na FA Cup, os Bees se despediram do torneio na terceira fase.

Com ano livre para concentração na Premier League, Thomas Frank conseguiu fazer do Brentford um time competitivo. E por isso, acumula resultados importantes na temporada, após firmar bom elenco no torneio:

  • 6º maior artilheiro da liga: Ivan Toney
  • 9ª maior líder de assistências na liga: Bryan Mbeumo

O time em geral:

  • 12º colocação da Premier League
  • 11 vitórias
  • 16 empates
  • 7 derrotas
  • 2.18 em média de gols por jogo
  • 3.12 em média de gols fora de casa

Plantel de qualidade ajudou boa campanha

Eriksen e Toney são uns dos grandes nomes da equipe londrina.
Eriksen e Toney são uns dos grandes nomes da equipe londrina. (Foto: Divulgação/Brentford)

Como de praxe, a Diretoria do clube teve um grande objetivo nessa temporada: ter jogadores dentro do orçamento e que rendessem bom desempenho.

A saber, desde 2020, o time do Brentford opta por comprar jogadores em baixa, aumentar o valor de mercado, e vender o mesmo com alto lucro. Assim, a estratégia ajudou a equipe na reestruturação financeira, a ponto dos Bees terem um novo estádio de alto padrão: o Brentford Community Stadium.

E assim, para essa temporada, o time londrino montou elenco competente para conquistar o que almejou.

E agora?

Por fim, o time de Thomas Frank possui mais cinco duelos até o fim da Premier League, sendo eles contra: Tottenham, Manchester United, Southampton, Everton e Leeds.

Foto destaque: Reprodução / Brentford FC

Fabricia Leite
Fabricia Leite

18 anos, da Bahia. Vivo para fazer o que amo. E o futebol é a maior dessas paixões.