Democracia francesa: votação entre jogadores decide futuro de Marquinhos no PSG

4 minutos de leitura

Uma votação interna e anônima realizada pelos jogadores do PSG aconteceu nesta terça-feira (22) para definir quem será o capitão do clube na temporada 2023/24.

E, de acordo com o que foi divulgado pelo jornal francês “L'Équipe”, a democracia francesa terminou com vitória brasileira. O zagueiro Marquinhos foi escolhido para permanecer com a faixa de capitão do Paris.

Marquinhos é o capitão do time desde a saída de Thiago Silva, em 2020, mas teve a posição ameaçada no começo da temporada atual. Tanto que começou no banco na estreia da Ligue 1, na qual o PSG empatou por 0 a 0 com o Lorient.

Depois, chegou a receber o apoio dos colegas por meio de uma primeira votação interna — e recuperou a faixa e a posição de titular do time de Luis Enrique na segunda rodada, quando o PSG empatou por 1 a 1 com o Toulouse. No entanto, o processo não teria contado com o aval de alguns líderes do elenco, que pediram uma nova eleição nesta semana, cujo resultado foi o mesmo.

Mbappé era provável ‘adversário' de Marquinhos no PSG

Apesar de nada ter sido revelado, a suspeita é de que o maior postulante à vaga de Marquinhos fosse Kylian Mbappé, que virou o centro do projeto do PSG. O clube passa por uma reformulação no elenco, na qual saíram alguns dos nomes mais influentes da última temporada, como NeymarMessi Sergio RamosVerratti, que está em Paris desde 2012, também pode sair.

Mbappé chegou a ser escanteado do Paris após dizer que gostaria de cumprir seu contrato até o final e sair de graça em 2024, mas se acertou com a diretoria francesa após a venda de Neymar ao Al Hilal. Ele começou no banco diante do Toulouse, mas entrou durante o jogo e marcou um gol.

DaniloLucas Hernandez Kimpembe também foram citados pela rádio francesa “RMC” como possíveis candidatos a capitães.

Marquinhos renovou o contrato recentemente

O zagueiro brasileiro é o segundo jogador do elenco que está há mais tempo no PSG — só perde para Verratti. Desde 2013 jogando em Paris, Marquinhos também é o terceiro jogador da história com mais partidas pelo clube.

Em maio último, Marquinhos renovou seu contrato com o PSG até 2028. Aos 29 anos, o zagueiro ficará até os 34 no PSG caso siga seu contrato.

No PSG, Marquinhos conquistou oito Campeonatos Franceses, seis Copas de França, seis Copas da Liga e sete Supertaças francesas.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]