Após demissão da Inglaterra, Southgate deveria virar lorde, diz especialista

4 minutos de leitura

A Inglaterra foi mais uma vez vice-campeã da Eurocopa, ao ser derrotada para a Espanha por 2 a 1 na final do último domingo (14). Com o resultado, o técnico Gareth Southgate pediu demissão do cargo.

Em meio às possibilidades levantadas pela Federação Inglesa de Futebol (FA) para substituí-lo, o agora ex-técnico da seleção pode até mesmo entrar na política — e se tornar um lorde no processo.

Southgate como político na Inglaterra?

O novo primeiro-ministro, Sir Keir Starmer, eleito depois que o Partido Trabalhista venceu a eleição geral, é fã de futebol. Segundo especialista, Starmer deveria nomear o técnico a um cargo.

O treinador já foi indicado para ser cavaleiro na hierarquia inglesa em 2021 — mesmo que o processo ainda não tenha sido formalizado. Agora, com a possibilidade de ser nomeado um lorde, ele pode se tornar secretário de esportes e cultura.

Gareth Southgate é o técnico da seleção inglesa
Gareth Southgate se demitiu da seleção inglesa. (Foto: Icon Sport)

É o que diz o consultor político americano Frank Luntz, em entrevista ao jornal inglês “The Sun”. Luntz trabalhou como pesquisador do Partido Republicano americano por 30 anos e acredita que Starmer deveria levar o técnico à política.

— Gareth Southgate é um comunicador excepcional. Ele sabe como navegar pelas complexidades das divisões sociais do Reino Unido sem se explodir melhor do que qualquer técnico que eu vi. Em nosso mundo polarizado, onde as pessoas estão até tentando politizar o esporte, ele é um unificador excepcionalmente qualificado — disse.

O ex-primeiro-ministro David Cameron, por exemplo, foi nomeado lorde em novembro, o que lhe permitiu servir como secretário de Relações Exteriores até a eleição.

A concorrência por Southgate

O fundador da agência de talentos esportivos TLNT Global, Tim Lopez, acredita que haverá uma corrida de marcas de primeira linha querendo se envolver com o treinador. Ele explicou ao The Sun:

— Ele é um líder inacreditável. Antes de seu envolvimento com a seleção inglesa, era uma camisa excepcionalmente pesada para os jogadores. Mas ele transformou a equipe em um grupo de jogadores que querem vestir a camisa, que querem jogar por ele. Esse tipo de liderança não tem preço.

Southgate Inglaterra
Southgate em jogo da seleção inglesa(Foto: Imago)

Um porta-voz do governo britânico voltou a comentar sobre as chances do treinador receber um título de cavaleiro. Ele reforçou o orgulho que o país sente pelo trabalho, mas foi relutante:

— Gareth e a equipe nos proporcionaram grandes momentos para lembrar nas últimas semanas. Ele tem exercido uma grande liderança, ele deixou o país orgulhoso, mas eu não entraria em comentários sobre honras.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]