Ex-Chelsea, Demba Ba dispara contra Argentina após canto racista de Enzo Fernández: ‘Asilo de nazistas’

5 minutos de leitura

Ex-atacante do Chelsea, o senegalês Demba Ba fez duras críticas ao episódio envolvendo a seleção argentina, que entoou um cântico racista e homofóbico direcionado ao jogadores da França durante a comemoração do título da Copa América. O registro foi feito numa live feita pelo meia dos Blues Enzo Fernández no Instagram.

Argentina, terra de asilo para ex-nazistas em fuga. A partir de 1945, (ex-presidente do país) Perón hospedou criminosos de guerra — publicou Demba Ba no X (antigo Twitter), compartilhando um link do jornal “Libération”, com uma reportagem que conta como o país recebeu ex-integrantes do exército e do governo nazistas após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Demba Ba jogou no Chelsea em 2013 e 2014 e marcou 13 gols e deu duas assistências em 51 jogos pelos Blues, além de ter conquistado a Europa League de 2012/13 com a camisa azul.

Racismo dos jogadores da Argentina

Enzo Fernández em jogo do Chelsea
Enzo Fernández em jogo do Chelsea. Foto: Icon Sport

A música cantada pelos argentinos surgiu durante a Copa do Mundo de 2022, mas vinda da boca dos torcedores. Foi a primeira vez que os jogadores da seleção foram pegos reproduzindo a canção.

Depois que o vídeo viralizou, a Federação Francesa de Futebol (FFF) divulgou que recorrerá à Fifa e a Associação de Futebol da Argentina para cobrar explicações sobre a música cantada pelos jogadores argentinos. A entidade francesa cobra punições aos atletas que ecoaram o canto.

Posicionamento do Chelsea

O Chelsea, por sua vez, divulgou que abrirá uma investigação sobre Enzo Fernández. Em nota oficial publicada na última quarta-feira (17), o clube inglês diz que fará um “procedimento disciplinar interno” sobre a atitude do jogador e seus companheiros de seleção.

Após grande repercussão, Enzo Fernández publicou uma nota em suas redes sociais se desculpando pelo canto. Até o momento, o meia foi o único atleta envolvido que se manifestou sobre o caso.

Wesley Fofana, francês e companheiro de Enzo no Chelsea, compartilhou o vídeo com a mensagem: “racismo desinibido”.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.