Dele Alli – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
198
Dele Alli
Foto: Divulgação/ Transfermarket

Dele Alli é um meio-campista inglês que atua pela equipe do Tottenham. Antes de tudo, é conhecido pela sua incrível história de vida e pelo seu crescimento dentro de campo. Contudo, sua carreira é conhecida por altos e baixos, tendo problemas com algumas contusões e baixos rendimentos. Assim, conheça mais sobre esse grande jogador.

Dele Alli – Início da carreira

Definitivamente, a vida de Dele Alli nunca foi fácil. Filho de pai nigeriano e mãe inglesa, o jogador teve que lidar com diversas mudanças logo na sua infância. Visto que, logo depois de seu nascimento, seu pai teve que se mudar para os Estados Unidos, sendo criado pela sua mãe, que por sua vez, tinha sérios problemas com álcool.

Assim, aos nove anos, teve que se mudar para à Nigéria, morando por lá por quase dois anos. Logo após, voltou a morar com a sua mãe. Porém, não demorou para o menino ter se despedir dela novamente. Assim sendo, aos 12 anos, o jovem foi morar com a família de Alan e Sally Hickford, aonde poderia focar mais no seu futuro como jogador de futebol.

 Desde os 11 anos, o garoto Dele já frequentava as categorias de base do MK Dons, clube de divisões inferiores da Inglaterra. Tendo uma habilidade inegável com a bola no pé e um foco absoluto na sua carreira, mesmo fora dos campos, não demorou muito para o jovem chamar a atenção do time principal da equipe.

Por fim, aos 16 anos, ele finalmente estrearia pelo profissional do clube que defendia desde pequeno. Logo aos 64′ minutos, o jogador entraria no jogo contra o Cambridge City, válido pela 1ª rodada da FA Cup de 2012. Mal saberia que aquele era o início de carreira de um grande jogador.

Trajetória, conquistas e highlights de Dele Alli

A princípio, foi na temporada 13-14, que o jovem Dele Alli conseguiu seu espaço no time principal do MK Dons. Atuando por 37 vezes pelo clube, foi um dos grandes destaques da League One, tendo seis gols e três assistência. Por outro lado, esse era apenas o começo do grande jogador no mercado da bola.

Ainda atuando pelo seu clube de base, veio a consagração de suas atuações, jogando por 44 vezes. Dele se destacou fazendo 16 gols e 11 assistências, além de demonstrar ótimo controle de bola e uma excelente presença de área do time. Assim, o jogador se destacou, chamando a atenção de times da Premier League no mercado da bnola, como o Tottenham, clube que o contratou e que criou uma identificação com o time.

O início no Tottenham 

À primeira vista, o Tottenham contratado uma promessa para temporada 15/16, sem grandes expectativas para demonstrar o desempenho logo em seguida. Contudo, com sua dedicação e belo desempenho nos treinamentos, logo conseguiu a vaga de titular do clube. Assim, atuando ao lado de Christian Eriksen, fizeram uma ótima temporada colocando o Tottenham na 3ª colocação. Dele atuou por 33 vezes nessa temporada, marcando dez gol e nove assistências.

Entretanto, não ficaria por aí seu excelente desempenho. Já na temporada seguinte, o meia atuou por 50 vezes pelo clube londrino, dentre Premier League, Liga dos Campeões e copas nacionais. Com isso, o jogador balançou 22 vezes as redes e deu 13 assistências, sendo, sem dúvida alguma, a melhor temporada dele desde sua estreia no profissional.

Inconsistência e criticas  

Diante da temporada anterior, a torcida dos “Spurs”  estavam esperançosos com mais uma ótima temporada 17/18 de seu pupilo. Contudo, o que se foi visto foi uma temporada muito irregular, decepcionando seu fãs. Mas, observando os números, Dele não foi tão mal, atuando por 50 vezes novamente, porém marcou 14 gols e distribuiu 17 assistências.

Porém, após aquele ano, Dele nunca mais demonstrou aquele ótimo rendimento. Na temporada, o jogador atuou 33 vezes, marcando por 10 oportunidades e fazendo 11 assistências. Assim, o jogador foi muito criticado na época e especulado em diversos clubes sobre seu futuro.

Da mesma forma começou a temporada 19/20. Contudo, em decorrência da pandemia da Covid-19, o desempenho do meia foi ainda pior. Com 38 jogos, marcou nove vezes e deu apenas seis assistências. Entretanto, um comentário do treinador José Mourinho sobre seu posicionamento. Segundo o mister, “Dele não é um jogador de meio-campo e sim de ataque”.

Diante de polêmicas e desconfianças, a última temporada de dele foi horrorosa. Assim, Dele participou de 29 partidas, com apenas três gols e cinco assistências, é disparada a pior atuação do jogador na carreira. Porém, aos 25 anos, ele pretende mudar essa panorama com o treinador Nuno Espirito Santo, e vem jogando muito bem nas últimas partidas. 

Dele Alli pela seleção 

Dele Alli atuou algumas vezes a Seleção Inglesa. Porém, no começo da carreira era muito questionado sobre qual seleção ele representaria, estando entre a inglesa e a nigeriana. Contudo, resolveu representar o país de sua mãe e foi convocado pela primeira vez em 2016 para enfrentar a Lituânia e a Estônia, pela Eurocopa.

Assim, jogou 37 vezes pela seleção e teve apenas três gols marcados e sete assistências. Contudo, não despertou o interesse do treinador Gareth Southgate e não sendo convocado há um bom tempo.

Polêmicas e punição por xenofobia 

Apesar de ser considerado um atleta focado no começo da carreira, Dele Alli acabou se perdendo em diversos momentos, estando envolvido em diversas polêmicas. Com isso, a últimas delas foi a pior. Diante da pandemia da Covid-19, o jogador postou um vídeo em sua conta do Snapchat em que ele parecia zombar de um homem asiático enquanto brincava sobre o surto da doença.

Assim, julgado e considerado culpado de uma “violação agravada” da regra da FA que inclui uma referência à raça, cor, origem étnica e/ou nacionalidade. Logo, o atleta  foi suspenso em junho de 2020 por uma partida pela Football Association e multado em 50.000 libras e condenado a realizar um curso de educação.

Rumores e Transferências 

Dele Alli se transferiu para o Tottenham em 2015, com isso, chamou muito a atenção no começo de sua trajetória pelo clube londrino. Porém, pela sua irregularidade e desempenho inferior, ficou no esquecimento de muitos nas últimas temporadas. Assim sendo, não vem sendo especulado em nenhum outro clube no mercado da bola. Contudo, seu contrato irá até 2024, logo deverá permanecer em Londres por mais algum tempo.