O Manchester City vive uma temporada turbulenta dentro de campo, com eliminações dolorosas, lesões e críticas. Fora dele, o clima com questões judiciais também não é dos melhores.
Isso porque o clube é acusado de 115 supostas violações das regras financeiras da Premier League. E especialistas falaram mais novas possibilidades de punição do clube.
As 115 acusações do Manchester City
Os Citizens em breve poderão descobrir o resultado de sua batalha legal em andamento com a Premier League. E o clube poderia praticamente descartar uma temporada completa caso seja considerado culpado.
O especialista em finanças do futebol, Kieran Maguire, acredita que uma enorme dedução de pontos é a punição mais provável que seria imposta ao City.

Segundo o britânico, essa punição seria potencialmente seis vezes maior que a que o Everton recebeu por violar as regras de lucratividade e sustentabilidade na temporada passada.
Maguire explicou a situação em sua participação no podcast “Football on Trial: The Manchester City Charges”, feito pela emissora inglesa BBC.
— Uma dedução de pontos seria o resultado mais provável caso o clube seja considerado culpado. Quanto à quantidade de pontos, se o Everton recebeu inicialmente uma dedução de 10 pontos por ultrapassar os limites em cerca de 10 a 12 milhões de libras em uma temporada específica, acho que, para dar um exemplo ao resto do futebol, precisa agir para intimidar.
“Provavelmente estaremos olhando para algo na região de 60 a 100 pontos, o que efetivamente garantiria o rebaixamento da Premier League e para as divisões inferiores”

Além de uma punição de rebaixamento ou dedução massiva de pontos que obrigasse os Citizens a cair de divisão, há outra parte da situação. Maguire também afirmou que o clube teria que ser aceito pela English Football League (EFL), organização que representa os clubes profissionais do país.
— Houve uma sugestão de que a EFL poderia se recusar a aceitar o Manchester City em sua competição, mas olhando para o livro de regras deles, não acho que isso seja viável — esclareceu o especialista.
Por outro lado, o jornalista do “The Athletic” David Ornstein disse à emissora “NBC Sports”, antes da derrota do City para o Liverpool, que o clube acredita que sua punição máxima seria uma multa, dada sua confiança em serem exonerados e provados inocentes.