Declan Rice revela como outro esporte mudou a mentalidade da seleção inglesa

A Inglaterra garantiu sua classificação antecipada para a Eurocopa de 2024 ao vencer a Itália na oitava rodada das Eliminatórias, na última terça-feira (17), por 3 a 1. Além de ter sido uma partida decisiva, o confronto era uma espécie de revanche para os ingleses, já que eles perderam a final da última edição da competição europeia justamente contra os italianos.

Em entrevista à imprensa inglesa após a partida, Declan Rice, meio-campista do Arsenal, revelou que uma das inspirações do time para voltar à Euro e ir atrás do título, na verdade, se encontra em outra modalidade esportiva: o rugby.

Declan Rice revela inspiração na Copa do Mundo de Rugby

Rice contou que tanto a derrota na final da Euro de 2020 como a eliminação nas quartas da Copa do Mundo têm sido combustíveis para o time. Na visão dele, a equipe está “mais madura”.

— Perdemos na final da Euro. Acho que o principal é que estamos todos ficando um pouco mais velhos, estamos todos ficando um pouco mais maduros. O grupo está tendo um desempenho incrível. Quando chegar a Euro, espero que estejamos todos num bom momento.

Além das últimas e doloridas derrotas, o rugby tem sido outra inspiração para a equipe. Enquanto os campeonatos nacionais estavam paralisado para os jogos de Data-Fifa, as seleções de rugby se enfrentavam nas quartas de final da Copa do Mundo.

Rice contou que o elenco assistiu as partidas do torneio antes do jogo contra a Itália. O técnico Gareth Southgate, inclusive, é fã da seleção da Nova Zelândia, os famosos All Blacks. O meia do Arsenal revelou que o treinador sempre os utiliza como exemplo de união durante as preleções.

— Estávamos assistindo ao rugby outra noite e vendo como aqueles times importantes como a África do Sul e a Irlanda foram eliminados. Mas eles (os All Blacks) são o time número 1 do mundo, a Nova Zelândia… aquela mentalidade de ultrapassar os limites. É isso que estamos começando a alcançar agora. Temos todo o talento, mas é uma questão de mentalidade e de vontade de ser o melhor e de vencer.

Apesar de não ser o maior fã do esporte, Rice disse que a partida contra a seleção da Irlanda foi “emocionante”. Ele lembra que, no fim do jogo, eles levaram muito perigocontra os neozelandeses, mas os All Blacks se garantiram com um placar de 28 a 24.

— Podemos tirar lições disso, mesmo sendo um esporte diferente. Podemos tirar lições do fato de que se trata de deixar tudo lá fora. Se você quer vencer, você tem que fazer tudo mental e fisicamente. Todos os substitutos que entraram em campo conheciam seus papéis.

— Houve muita inspiração, especialmente da nossa seleção inglesa, que foi eliminada muitas vezes e também está mostrando muita luta e caráter. Há lições a serem aprendidas em outros esportes, com certeza.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.