‘Foi uma decisão fácil’: Ele rejeitou a Inglaterra e agora vai enfrentá-los

5 minutos de leitura

A Inglaterra terá seu primeiro confronto do ano diante da Albânia, nesta sexta-feira (21), em Wembley, às 16h45 no horário de Brasília. E terá um rosto conhecido.

Isso porque Armando Broja, atacante do Chelsea emprestado ao Everton, teve a oportunidade de representar a seleção inglesa em nível internacional, mas recusou para jogar pela Albânia. E agora enfrentará os Três Leões.

A situação de Broja com a Inglaterra

Broja decidiu defender o país de origem de seus pais, mas nasceu em Slough, no sul da Inglaterra. E, para ele, foi uma decisão fácil de ser tomada.

Apesar de sua elegibilidade para representar o país onde nasceu, o jogador de 23 anos decidiu em 2019 que só queria jogar pela Albânia.

Armando Broja em campo pela Albânia
Armando Broja em campo pela Albânia. Foto: IMAGO

Nesse processo, ele recusou um convite para se juntar à seleção inglesa Sub-21. O atacante fez sua estreia pela seleção principal da Albânia em 2020, aos 19 anos.

Ao todo, ele marcou cinco gols em 23 jogos, além de ter representado seu país na Eurocopa em 2024, já sob o comando de Sylvinho,

Antes da Euro, Broja havia explicado como havia sido o processo de rejeitar a seleção inglesa.

— É uma grande decisão, é claro, quando você escolhe seu país para jogar. Eu fui por ela porque tenho sangue albanês em mim. Sou albanês, meus pais são albaneses, então foi uma decisão fácil. Pensei que adoraria deixar o povo de lá orgulhoso e meus pais orgulhosos — disse na época à “Goal”.

O atacante reforçou a importância de apenas se classificar para uma Copa do Mundo, para um país que jamais conseguiu esse feito. A participação na Eurocopa já foi motivo de grande comemoração.

armando broja chelsea
Armando Broja pelo Chelsea (Foto: Icon Sport)

— Nunca chegamos lá (na Copa do Mundo) antes, então seria algo louco como país, sabe? Meus pais são albaneses, eu sou albanês e tenho muita família na Albânia. Eu visitei lá todos os anos, então é realmente uma grande parte da minha vida.

Apesar de ser uma promessa no Chelsea, Broja nunca conseguiu engrenar no clube e foi emprestado quatro vezes, mas nunca teve grande sucesso.

Atualmente no Everton, o centroavante tem sofrido com lesões e jogou apenas oito partidas na Premier League. Ele tem contrato com os Blues até 2028.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]