Decacampeão da Copa da Liga! Liverpool vence Chelsea em jogo eletrizante com gol no final da prorrogação

5 minutos de leitura

O Liverpool é o campeão da Copa da Liga Inglesa 2023/24. O Liverpool venceu o Chelsea por 1 a 0, neste domingo (25) com um gol de Van Dijk na prorrogação, em partida disputada no Estádio Wembley. Este é o décimo título dos Reds no torneio.

Ambas as equipes entraram em campo com os departamentos médicos lotados: oito desfalques do lado do Chelsea e 11 do Liverpool, incluindo os brasileiros Thiago Silva e Alisson.

Chelsea e Liverpool fazem duelo de tempos equilibrados

A final foi muito movimentada, com cada time tendo maior domínio em cada tempo. O Liverpool foi superior na etapa inicial, pressionando a defesa do Chelsea na maior parte do tempo e finalizando mais vezes (oito versus três). No entanto, quem criou as chances mais perigosas foram os Blues.

Aos 20 minutos, Cole Palmer recebeu de Sterling na área e mandou a bola para o gol, mas ela parou em uma grande defesa de Kelleher. E aos 32, Nicolas Jackson recebeu o passe de Cole Palmer e mandou para o fundo das redes, mas um impedimento milimétrico foi confirmado pelo VAR e o gol foi anulado. Já a melhor oportunidade do Liverpool no primeiro tempo foi de Luis Díaz, que mandou uma bola na trave direita de Petrovic.

O segundo tempo se manteve no mesmo ritmo intenso quando o Liverpool parecia que se sairia melhor. Aos 15 minutos, Van Dijk marcou um gol de cabeça em um lance de bola parada, mas mais uma vez o VAR entrou em cena e o gol foi anulado por uma suposta interferência de Endo na jogada.

Na metade para o final, o Chelsea cresceu diante de um Liverpool desfalcado e que foi se cansando. Aos 30 minutos, foi a vez dos Blues mandarem uma bola na trave esquerda, com finalização de Gallagher. No fim, a etapa final terminou em 0 a 0, com 11 finalizações versus nove para os mandantes.

Liverpool e Chelsea levam jogo para mais uma prorrogação

Com o placar zerado no tempo normal, as equipes foram para a sua quarta prorrogação seguida em finais, sendo uma delas a da Carabao Cup de 2022. Mas ao contrário daquela final, tudo se resolveu antes de ir para os pênaltis.

Aos 12 minutos do segundo tempo adicional, Van Dijk se mostrou decisivo mais uma vez e marcou um gol de cabeça depois de um escanteio. Dessa vez, o gol não foi anulado e definiu o décimo título do Liverpool na Copa da Liga.

Os destaques em Chelsea x Liverpool na final da Copa da Liga Inglesa

Levi Cowill – 6,5

Foi o melhor jogador do Chelsea em campo. Seguro na defesa, Cowill foi um dos grandes responsáveis pelo Liverpool não ter conseguido abrir o placar. Segundo o “Sofascore”, o zagueiro realizou oito cortes, fez três interceptações, bloqueou três chutes adversários e e acertou 86% dos passes.

Cole Palmer – 5,5

Apesar de ter ajudado na criação de jogadas, Palmer não foi decisivo como em outros momentos, dependendo das tentativas de Gallagher e Sterling para o Chelsea sair na frente. A joia dos Blues finalizou quatro vezes e criou duas grandes oportunidades, mas não teve tanto volume de jogo.

Luis Díaz – 6,5

Na ausência de Darwin Nuñez, Luis Díaz precisou exercer a função de goleador. E não dá para dizer que o colombiano não tentou: foram cinco finalizações, incluindo uma bola na trave. Sempre próximo à área, foi o melhor jogador no ataque dos Reds.

Caoimhin Kelleher – 7,5

Substituindo o brasileiro Alisson, Kelleher brilhou na final. Além da defesa impressionante no primeiro tempo, o goleiro cresceu à medida que o Chelsea passou a pressionar mais a defesa dos Reds. Foram pelo menos oito importantes defesas no jogo.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.