Assistente dá dica sobre futuro de De Zerbi, alvo de Barcelona e Liverpool: ‘Por que não?’

4 minutos de leitura

Roberto De Zerbi é tratado como um dos melhores técnicos da Premier League desde que substituiu Graham Potter no Brighton em setembro de 2022. Ele levou os Seagulls ao sexto lugar no Campeonato Inglês na temporada passada, chegando também às semifinais da Copa da Inglaterra. Em 2023/24, as Gaivotas seguem firme na primeira parte da tabela da liga inglesa.

O treinador de 44 anos, que treinou o Shakhtar Donetsk antes de se mudar para a Inglaterra, está entre os nomes mencionados para substituir Jürgen Klopp no Liverpool e Xavi Hernández no Barcelona. Além desses, o Napoli também mira De Zerbi durante sua busca por um novo treinador.

Andrea Maldera, assistente de De Zerbi , disse que o italiano está “bem” em Brighton, mas sugeriu que a oferta do cargo no Napoli pode ser difícil para o técnico recusar.

De Zerbi no Napoli? Ele é apaixonado pela Itália. É o país dele e o Napoli está entre os seus times favoritos. Estamos bem em Brighton. Temos mais dois anos de contrato, então se vier uma proposta da Itália, e também de Nápoles, Roberto a levará em consideração — disse Maldera ao “Kiss Kiss Napoli (via Metro )”.

“Não sei, mas por que dizer não a um lugar como Nápoles?”, concluiu.

O Napoli venceu o Campeonato Italiano na temporada passada, mas encontra dificuldades desde a saída do técnico Luciano Spalletti, vencedor do título. Rudi Garcia começou a temporada no banco de reservas, com Walter Mazzarri retornando brevemente como seu substituto e Francesco Calzona assumindo o cargo interinamente em fevereiro.

Os atuais campeões italianos não estão entre os quatro primeiros desde o final de novembro, deixando suas esperanças de qualificação para a Champions League por um fio. Eles também foram eliminados da Liga dos Campeões pelo Barcelona, ​​perdendo por 4 a 2 no agregado para o time de Xavi nas oitavas de final.

O Brighton, por sua vez, também foi eliminado da Europa League precocemente. O time inglês liderou seu grupo, mas foi derrotado pela Roma por 4 a 1 no placar agregado.

De Zerbi, o “sucessor de Guardiola”

O jornal britânico “Telegraph” revelou em outubro do ano passado que Pep Guardiola crê em De Zerbi para ser seu sucessor no Manchester City. O treinador espanhol, inclusive, já elogiou o italiano de forma pública em entrevista coletiva.

— Preste atenção ao que vou dizer: estou bem convencido que estou certo ao afirmar que acho que Roberto é um dos técnicos mais influentes dos últimos 20 anos. Não há time que jogue do jeito que eles jogam. É único. Eu tinha a sensação quando ele chegou que ele causaria um grande impacto na Premier League. Não esperava que fizesse isso tão rápido. Ele cria 20 a 25 chances por jogo, muito mais do que a maioria dos adversários. Ele monopoliza a bola de um jeito que não acontece há muito tempo — disse Guardiola.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.