Mesmo com as saídas de Alexis Mac Allister e Moisés Caicedo, o Brighton iniciou a temporada da mesma maneira que terminou a última: encantando os apreciadores da Premier League. Com quatro vitórias em cinco jogos, os Seagulls seguem firmes com o trabalho de uma diretoria organizada e de um treinador que desafia os gigantes do futebol inglês. Roberto De Zerbi caminha para ser um acontecimento na Inglaterra, com pretensões ambiciosas.
Na última rodada da Premier League, o Brighton venceu o Manchester United por 3 a 1 em pleno Old Trafford. O resultado chocou grande parte da mídia, mas para Sandro, ex-volante do Tottenham, que hoje trabalha no Brighton, o resultado foi normal.
— Eu vivo o dia a dia do Brighton e isso (vitória sobre o United no Olf Trafford) foi normal. Eles vêm fazendo isso (vencendo gigantes). Eu vi o Casemiro e o Bruno Fernandes correndo sem a bola o tempo todo, isso deve ser frustrante demais para eles — disse Sandro no podcast “Correspondentes Premier”.
De Zerbi assumiu o Brighton há um ano, com a missão de continuar o bom trabalho que Graham Potter vinha fazendo com o time. Porém, o início do italiano na Premier League não foi bom. Os Seagulls perderam os quatro primeiros jogos com o novo comandante. Mas depois evoluiu e conseguiu alcançar a sexta posição e a classificação inédita para a Europa League.
— Eu lembro o começo do De Zerbi e foram quatro jogos sem vencer. Mandei até uma mensagem para ele antes do jogo contra o Chelsea, que foi a primeira vitória dele. É incrível o nível que os caras estão hoje, é um time top, eles vão brigar para estar na Champions, isso está muito claro — continuou Sandro.

Relação de Sandro e De Zerbi
Sandro foi treinado por De Zerbi no Benevento em 2017. Foram apenas seis meses juntos, mas que foram suficientes para o brasileiro se tornar capitão da equipe e se encantar com o trabalho do treinador italiano.
— Na minha primeira semana, eu não gostei nada do treino, porque jogador não gosta de trabalhar taticamente e ele trabalha taticamente todos os dias. Aí chegou no jogo, a gente fez tudo que treinamos contra o Napoli. Perdemos, porque erramos os gols cara a cara com o goleiro. Eu fiquei “quem é esse cara?”, eu me arrepiei no jogo. Na segunda semana eu já não falava nada da tática, passei a adorar. O engraçado é que não é a mesma tática toda semana, cada semana é uma. Ele pesquisa, faz o trabalho de casa e define a estratégia conforme o adversário — contou o ex-jogador do Tottenham.
O Benevento acabou rebaixado naquela temporada. Sandro e De Zerbi, então deixaram o time italiano. Apesar de pouco tempo de trabalho em conjunto, o brasileiro disse que o atual técnico do Brighton foi um dos melhores que já o treinou e projetou o comandante como um dos melhores do mundo no futuro.
— O presidente me falou que eu era o primeiro, o capitão e que queria fazer a linha dorsal da equipe para o próximo ano comigo. Ele perguntou se eu ficaria no time, mesmo na Série B, me pagando o mesmo salário. Eu falei que se ele (De Zerbi) ficasse, eu ficava. O presidente ficou triste comigo, porque o De Zerbi ia embora e me disse que buscava outro treinador com as mesmas características. Então, eu fui embora e falei para De Zerbi: “Mister, você foi um dos melhores treinadores que eu tive e te vejo se tornando um dos melhores do mundo” — finalizou Sandro.
Brighton estreia na Europa
O Brighton estreia na Europa League na tarde desta quinta-feira (21), contra o AEK Atenas, às 16h (horário de Brasília), no Falmer Stadium. O atual quinto colocado da Premier League, com 12 pontos, tem ainda Ajax e Olympique de Marselha no grupo B da Liga Europa.

Finalizado
2
-3

Brighton - AEK Athens
UEFA Liga Europa - American Express Community Stadium
1° Turno