Tottenham, United, Onana e a interminável ‘dança dos 11 goleiros’ no mercado

7 minutos de leitura

A disputa por um goleiro entre principais times da Europa promete movimentar o mercado da bola europeu 2023 como poucas vezes se viu em temporadas recentes.

Manchester United, Tottenham, Chelsea, Everton, Brentford, Inter de Milão, Milan, Valencia, Porto e até o Empoli devem trocar de goleiro para a temporada 2023/24. Nas pautas dos clubes estão desde nomes experientes e consagrados, como De Gea e Lloris, até jovens em ascensão, como Raya e Vicario.

Os 11 goleiros envolvidos:

  1. De Gea (Manchester United) – ainda não renovou. Especulado na Arábia Saudita
  2. Dean Henderson (Manchester United) – volta de empréstimo ao Manchester United, mas não quer ficar
  3. David Raya (Brentford) – na mira de United, Chelsea e Tottenham
  4. Edouard Mendy (Chelsea) – deve sair. Especulado na Arábia Saudita
  5. Andre Onana (Inter) – na mira de United e Chelsea
  6. Hugo Lloris (Tottenham) – pode sair para a França ou ir para a Arábia Saudita
  7. Giorgi Mamardashvili (Valencia) – na mira de United, Chelsea, Tottenham e Porto
  8. Guglielmo Vicario (Empoli) – na mira de Inter e muito perto do Tottenham
  9. Jordan Pickford (Everton) – na mira do United
  10. Diogo Costa (Porto) – na mira do United
  11. Mike Maignan (Milan) – na mira do Chelsea

Tudo começa com David de Gea

Um bom ponto de princípio para entender o rodízio bizarro é a situação de De Gea no Manchester United. O goleiro espanhol, que atua pelo United desde 2011, é uma das referências do elenco e se tornou o goleiro mais bem pago do mundo, ainda não sabe se vai renovar o seu contrato que se encerra neste mês de junho.

O espanhol recusou a primeira oferta do clube, que reduzia substancialmente os seus vencimentos, mas ainda não fechou as portas para uma negociação. O United informou em nota oficial que clube e jogador estão em negociações. A Arábia Saudita foi citada como um possível destino para o jogador.

Se De Gea não renovar… 5 goleiros na mira

É fato que o United irá atrás de um novo goleiro titular. E isso abre um mar de possibilidades.

Pelo menos seis goleiros já foram especulados como possíveis sucessores de De Gea. Os principais candidatos são David Raya (Brentford), André Onana (Inter de Milão), Giorgi Mamardashvili (Valencia), Jordan Pickford (Everton), Diogo Costa (Porto) e Dean Henderson, do próprio United, mas que tem rusgas com a direção por ser pouco aproveitado.

A revolta de Dean Henderson

O goleiro da base dos Red Devils teve boa passagem de empréstimo pelo Sheffield United em 2019, mas quase não jogou pelo United entre 2020 e 2022, mesmo com convocações para a seleção inglesa. Ele voltou a ser emprestado na última temporada e o Nottingham Forest tem interesse em contratá-lo em definitivo, mas o time de Manchester considera mantê-lo.

Henderson se mostrou “perplexo” negativamente pela possibilidade de ficar no clube, segundo o Daily Mail. Ele já teve atritos antes e prefere deixar o United definitivamente. Aos 26 anos, tem contrato até 2025.

Dos clubes citados, o Brentford é o único que já se adiantou no mercado. O clube inglês anunciou a chegada de Mark Flekken, ex-Freiburg e um dos principais goleiros da Bundesliga, já se protegendo da saída de Raya.

Mas a venda de qualquer um dos outros citados causaria um efeito dominó nas principais ligas do continente, embora as especulações sejam todas construídas na base do “se…”.

Se Onana sair…

A Inter de Milão perderá seu principal goleiro após uma ótima (e única) temporada e não venderá por menos de 50 milhões de euros (R$ 250 milhões). O empresário de Onana, Albert Botines, teve reunião direta com o Manchester United nesta quinta-feira. Para substituí-lo, os nerazzurri tem em mira Guglielmo Vicario, goleiro de 26 anos do Empoli que chamou a atenção na última temporada da Serie A. Segundo Fabrizio Romano, no entanto, o italiano está acertado com o Tottenham.

O clube de Londres verá Hugo Lloris entrar no seu último ano de contrato, o que significa que os Spurs podem tentar vender seu capitão na tentativa de conseguir algum retorno financeiro ou mesmo já projetar o futuro arqueiro, que passaria um ano de adaptação na reserva.

Vicario na Serie A 2022/23

  • 31 jogos
  • 39 gols sofridos
  • 2,1 gols evitados – 3º da liga
  • 71,3% dos chutes defendidos – 5º da liga
  • 3,1 defesas por jogo – 8º da liga
Guglielmo Vicario, goleiro do Empoli - Foto: Icon Sports
Guglielmo Vicario, goleiro do Empoli – Foto: Icon Sports

Só que Vicario tampouco é o único desejo do Tottenham. Os Spurs demonstraram interesse em Mamardashvili, Raya e Onana, os mesmos desejados pelo United. Os dois últimos também estão entre os alvos do Chelsea, que tenta negociar seus arqueiros Edouard Mendy e Kepa Arrizabalaga (ou pelo menos um deles) e se coloca como outro protagonista no mercado.

O mais próximo de deixar os Blues é o Mendy — o goleiro chegou com pompa em Stamford Bridge e era o titular de Thomas Tuchel, mas perdeu espaço com as seguidas trocas de treinador e terminou a temporada no banco de Kepa. Ele é cotado para seguir outras estrelas do futebol europeu rumo à Arábia Saudita.

Se Mendy sair…

A lista do Chelsea é tão grande quanto a do United, e bem parecida. Apesar de não estarem em nenhuma competição europeia, os Blues também visam Raya, Onana e Mamardashvili. A novidade é a presença de Mike Maignan, que vem de duas boas temporadas no Milan.

Embora seja um dos nomes mais badalados da lista, Pickford não tem sido alvo de muitas especulações porque renovou com o Everton, em fevereiro último, até 2027. Ele ainda foi um dos principais responsáveis pela permanência dos Toffees na Premier League. Mesmo assim, a imprensa inglesa noticiou que o United poderia pagar 45 milhões de libras pelo arqueiro.

Giorgi Mamardashvili é arqueiro do Valencia e pode ir para a Premier League - Foto: Icon Sport
Giorgi Mamardashvili é arqueiro do Valencia e pode ir para a Premier League – Foto: Icon Sport

Por outro lado, um nome pouco conhecido que tem grandes chances de mudar de clube é o georgiano Mamardashvili. O goleiro foi importante na decepcionante temporada do Valencia, que lutou contra o rebaixamento, e não à toa é especulado em Chelsea, Tottenham e United.

Outro clube de olho no arqueiro do Valencia é o Porto, que vê nele um bom substituto para Diogo Costa, que por sua vez está entre os cotados no United.

Os portugueses, no entanto, pediram 75 milhões de euros ao United pelo seu goleiro, segundo divulgado pelo diário português “O Jogo”. A oferta é considerada alta demais pelos ingleses, que devem voltar a atenção a Onana.

As próximas semanas de negociações devem começar a desatar os nós dessa dança das cadeiras. Novidades no gol, aparentemente, não vão faltar entre alguns dos principais clubes europeus.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]