Após mais de 12 anos de história, o ciclo de David De Gea no Manchester United chegou ao fim oficialmente. Na manhã deste sábado (8), clube e goleiro anunciaram o término da parceria, depois de não terem chegado a um acordo para a renovação do contrato.
O vínculo de De Gea com o Manchester United terminou no dia 30 de junho. O clube sentou para renovar com o jogador de 32 anos, mas ofereceu uma drástica redução salarial. O goleiro até aceitou a primeira redução, mas os Red Devils recuaram e ofereceram vencimentos ainda menores, o que foi considerado um desrespeito ao jogador.
Através de seu site oficial, o Manchester United comunicou a saída de De Gea o definindo como “um dos maiores goleiros da história do clube”. O técnico Erik Ten Hag exaltou a passagem do espanhol por Old Trafford e agradeceu pela parceria em 2022/23.
–É preciso muita qualidade e caráter para atingir o nível de jogar uma partida pelo Manchester United. Fazê-lo 545 vezes em 12 anos é uma conquista especial, principalmente na posição de goleiro, onde cada jogo o coloca no centro das atenções. “Sou pessoalmente grato pelos 25 jogos sem sofrer golos que ele ajudou na última temporada e por sua contribuição geral em campo durante meu primeiro ano no clube–, avaliou o holandês.
John Murtough, diretor de futebol do Manchester United, exaltou toda a história de De Gea no clube e o colocou no patamar de lenda. O dirigente declarou estar ansioso para receber o arqueiro em Old Trafford como visitante.
–Igualmente importantes são suas qualidades como pessoa, e ele fará falta para todos nós que tivemos o privilégio de trabalhar com ele nos últimos 12 anos. David sempre fará parte da família Manchester United e estamos ansiosos para recebê-lo de volta a Old Trafford no futuro como uma lenda do clube– , disse.
De Gea se despede do Manchester United
O goleiro foi ao Twitter para dizer adeus ao clube e aos torcedores. David De Gea relembrou todo o período desde sua chegada à Inglaterra, agradeceu a todos pelo apoio e afirmou que o United será eterno em sua vida.
Gostaria de expressar minha inabalável gratidão e apreço pelo amor dos últimos 12 anos. Conquistamos muito desde que meu querido Sir Alex Ferguson me trouxe para este clube. Senti um orgulho incrível sempre que vesti esta camisa, para liderar o time, para representar esta instituição, o maior clube do mundo, foi uma honra concedida apenas a alguns jogadores de futebol sortudos.
Foi um período inesquecível e de sucesso desde que cheguei aqui. Não pensei que saindo de Madrid quando menino iríamos conseguir o que fizemos juntos.
Agora, é o momento certo para empreender um novo desafio, para me esforçar novamente em novos ambientes. Manchester sempre estará em meu coração, Manchester me moldou e nunca vai me deixar.
I just wanted to send this farewell message to all Manchester United supporters.
I would like to express my unwavering gratitude and appreciation for the love from the last 12 years. We’ve achieved a lot since my dear Sir Alex Ferguson brought me to this club. I took incredible… pic.twitter.com/6R7ezOEf1E
— David de Gea (@D_DeGea) July 8, 2023
O futuro de De Gea ainda não foi definido. O goleiro espanhol tem propostas da Arábia Saudita e pode ser mais uma estrela do futebol no Oriente Médio a partir das próximas semanas.
Mais de 500 jogos e oito títulos: a história de De Gea no United
Com um grande início de carreira no Atlético de Madrid, David De Gea foi pinçado especialmente por Sir Alex Ferguson como o sucessor ideal de Edwin Van der Sar. Em 2011, com apenas 20 anos, o goleiro fez os ingleses desembolsarem 20 milhões de euros para tirá-lo do Vicente Calderón.
O esforço foi correspondido. David De Gea se transformou em uma referência do Manchester United e venceu a Premier League logo em sua segunda temporada pelo clube. Com a aposentadoria de Ferguson, o clube entrou em momentos complicados, mas o espanhol foi um dos poucos a se salvar.
De Gea livrou o United de derrotas com atuações milagrosas e foi fundamental para o clube no período. Sua trajetória terminou em baixa, com falhas importantes em 2022/23, o que não apagou a história escrita ao longo das 12 temporadas.
- 545 jogos
- 190 jogos sem sofrer gols
- 8 títulos
- 4 vezes eleito o Jogador do Ano pelo clube
- 4 vezes eleito por torcedores o vencedor do prêmio Jogador do Ano Sir Matt Busby
- 2 vezes vencedor da Luva de Ouro da Premier League
Quem será o próximo goleiro do Manchester United?
Com De Gea definitivamente fora, os Red Devils irão com tudo para finalizar a contratação de André Onana. O camaronês de 27 anos é o alvo prioritário de Erik Ten Hag para a camisa 1. De acordo com informações do jornalista Fabrizio Romano, o United está pronto para realizar uma oferta final pelo jogador da Inter de Milão.
As partes estão confiantes de que o negócio possa ser fechado já na próxima semana. Os italianos vivem situação financeira delicada e querem vender o atleta.
Entre Onana e Manchester United, está tudo certo para um contrato de cinco anos. A Inter deseja receber cerca de 55 milhões de euros (R$ 293 milhões), o que ainda não foi oferecido pelos ingleses. No entanto, a negociação deve caminhar para um final feliz.
Além do camaronês, o time de Old Trafford negocia com Zion Suzuki, goleiro japonês do Urawa Reds. O arqueiro de 20 anos é considerado uma grande promessa da posição e pode desembarcar na Inglaterra por 5 milhões de libras (R$ 31 milhões). Erik Ten Hag ainda tem Tom Heaton e Dean Henderson como opções para a meta.