Por que De Bruyne se recusa a ser capitão do Manchester City

4 minutos de leitura

O meia Kevin De Bruyne é um dos jogadores mais longevos da Premier League. No Manchester City, é um dos, se não o principal líder e vencedor do clube no elenco atual.

✅ Siga a PL Brasil no ThreadsBlueSky WhatsApp

No entanto, ele não gosta de ser capitão. O belga revelou os motivos para não se sentir confortável com a braçadeira: prefere liderar com ações, não com palavras.

A liderança de De Bruyne

A estrela do City já usou a braçadeira de capitão algumas vezes em seus anos no clube, mas nunca pressionou Pep Guardiola para ocupar esse papel de forma permanente.

Ele já faz parte do grupo de liderança de Guardiola há algum tempo, no grupo de cinco jogadores experientes solicitados a assumir responsabilidades com o elenco.

Por outro lado, De Bruyne está feliz em desempenhar seu papel secundário e, segundo ele, prefere liderar pelo exemplo de ações, não de ser um líder vocal e extrovertido.

De Bruyne Manchester City
De Bruyne pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

Segundo o site inglês “The Athletic”, o jogador de 33 anos “prefere se concentrar em jogar do que nas responsabilidades extras” e, segundo o próprio, a braçadeira não é para ele.

As falas vieram em referência às polêmicas envolvendo a seleção belga. O time tem um elenco supostamente dividido há anos e o meia parece não ter paciência com a equipe.

De Bruyne, capitão da seleção, mais de uma vez ficou frustrado com Bélgica. Na última Data Fifa, ele foi flagrado dizendo ao diretor esportivo da seleção, Franky Vercautern, que deixaria o time após uma derrota de 2 a 0 na Liga das Nações para a França.

A hierarquia do Manchester City

De Bruyne está feliz em seguir um papel mais marginal na liderança. Ele ocupou a vaga de número 2 em relação aos capitães dos Citizens durante anos: primeiro, abaixo de Fernandinho, depois Ilkay Gundogan e agora Kyle Walker.

O capitão do clube, Walker, diz gostar de todas as tarefas extras de capitão, diferente do belga. Isso permite que De Bruyne se concentre em campo e lidere como prefere: por exemplo.

De Bruyne na Premier League
De Bruyne na Premier League (Foto: Imago)

O temperamento forte do belga, ilustrado no momento contra a França na Data Fifa, já é conhecido pelos torcedores do City. O meia já explodiu até com Pep Guardiola em jogo da Champions League.

O momento conturbado da Bélgica, que já dura alguns anos, faz com que o jogador tenha mais momentos explosivos no seu país em comparação com o Manchester City — quando tem raros momentos de reclamação.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]