Kevin De Bruyne, craque do Manchester City, é apontado pela maioria como o melhor meia da Premier League em anos recentes. Mas, se não contar o belga, quem seria o eleito?
O próprio De Bruyne fez sua escolha. Em participação num programa gravado para a emissora britânica “Sky Sports”, o belga recebeu o pedido de colocar em ordem de preferência os jogadores Bruno Fernandes, do Manchester United, James Maddison, do Tottenham, e Martin Odegaard, do Arsenal.
O craque do City não demorou muito para responder: Fernandes em primeiro, Odegaard em segundo e Maddison em terceiro. E fez questão de exaltar o principal jogador do rival da cidade.
— Eu acho que, no geral, ele é uma máquina de criar (chances). O Odegaard também é muito criativo, mas é mais controlado. E ainda preciso ver mais do Maddison num grande clube — afirmou De Bruyne.
De Bruyne escolhe os seus médios favoritos da Premier League… e claro que mencionou Bruno Fernandes 🪄pic.twitter.com/e706xaIVWo
— Cabine Desportiva (@CabineSport) August 25, 2023
A opção do belga tem como justificativa as últimas temporadas do meia do United. Fernandes tem 28 anos e passou a barreira das dezenas em gols e assistências nos últimos três anos.
Bruno Fernandes desde que chegou ao United
- 2019/20 – 12 gols e 8 assistências
- 2020/21 – 28 gols e 18 assistências
- 2021/22 – 10 gols e 14 assistências
- 2022/23 – 14 gols e 13 assistências
O português ainda foi o líder em chances de gol criadas na Premier League 2022/23, com 119 segundo a plataforma de estatísticas Fotmob. Kieran Trippier foi o segundo, com 110, e De Bruyne ficou em terceiro, com 98.
Odegaard, 24 anos, teve uma temporada fantástica em 2022/23, quando marcou 15 gols e deu 7 assistências pelo vice-campeão Arsenal, mas não joga bem há tanto tempo quanto o português. E Maddison está tendo aos 26 anos sua primeira experiência com uma camisa mais pesada após temporadas de destaque no Leicester.
— Bruno Fernandes é subestimado e vem fazendo isso há muito tempo. Odegaard fez um ano incrível e obviamente é mais novo, mas isso tem uma diferença — completou o meia.
De Bruyne será desfalque do City na Premier League
Ao menos nessa temporada, De Bruyne deve ter bastante tempo para observar os craques de outros times. O meia belga sofreu uma lesão de grau alto no tendão logo na abertura da temporada e não deve voltar a atuar pelo City em 2023.
O belga fechou a temporada passada com 10 gols e 26 assistências pelo campeão inglês e europeu.