Dayot Upamecano – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Antes de tudo, Dayot Upamecano é um zagueiro, guineense, naturalizado francês, que atualmente joga pelo Bayern de Munique. Nascido em Évreux, região administrativa da Normandia, no departamento de Eure, em 13 de outubro de 1998.

Dayot Upamecano – Início de carreira

O jogador começou no futebol, pelo time sub-19 do FC Valenciennes. Mas em 2015, fez a sua primeira movimentação no mercado de transferências, indo para o Red Bull Salzburg, ao custo de 2,2 milhões de euros.

Trajetória, conquistas e highlights de Dayot Upamecano

Chegando ao time austríaco, o jovem de 16 anos, foi a 2ª contratação mais cara daquela temporada do time, mostrando pelo mercado de transferências, que tinha um grande potencial, mesmo que tão jovem.

Red Bull Salzburg

Dayot Upamecano fez sua estreia pelo Red Bull Salzburg, em março de 2016. Em suma, a partida foi contra o SV Mattersburg, pela 28ª rodada do Campeonato Austríaco. Na ocasião, o time de Upamecano venceu pelo placar de 2 x 1.

Mostrando ser um zagueiro de grande potencial, Dayot Upamecano começou a chamar a atenção de outros clubes, dando indício de que logo o mercado de transferência, veria o nome dele novamente.

RB Leipzig

E isso aconteceu em 2017, quando o RB Leipzig, desembolsou cerca de 18,5 milhões de euros, para tirar o francês naturalizado, do time austríaco. Naquele ano, o atleta foi a terceira contratação mais cara do time alemão.

Sendo assim, já na Alemanha, Dayot Upamecano fez sua estréia pela Bundesliga, em fevereiro de 2017. A partida foi válida pela 19ª rodada do Campeonato Alemão e não foi a estreia dos sonhos, afinal de contas, o RB Leipzig foi derrotado fora de casa, pelo Borussia Dortmund, pelo placar de 1 x 0.

O primeiro gol do zagueiro com a camisa dos Touros, aconteceu em fevereiro de 2018. Na ocasião, o RB Leipzig venceu a partida pelo placar de 2 x 0. O jogo foi válido pela 22ª rodada da Bundesliga e Upamecano marcou o primeiro gol do seu time.

O auge de Dayot Upamecano com a camisa do RB Leipzig, foi na temporada 19/20. Nesta temporada, o time alemão chegou até a semi-final da Liga dos Campeões e o zagueiro foi eleito o melhor jogador em campo na partida contra o Atlético de Madrid, vencida pelos alemães pelo placar de 2 x 1.

Com isso, se tornando cada vez uma peça fundamental no elenco dos touros, Upamecano começava a chamar a atenção de outros clubes. Em suma, Real Madrid e Bayern de Munique foram os principais interessados.

Bayern de Munique

Dessa forma, o mercado de transferências viu o jogador ir para o time de Munique, em 2021. Dessa forma, o Bayern pagou cerca de 42,5 milhões de euros, para tirar o jogador do Leipzig. Esse valor, fez com que Dayot Upamecano se tornasse o 3º reforço mais caro da história do Bayern de Munique.

Dayot fez sua estreia com o Bayern pela Bundesliga, em agosto de 2021. Na ocasião, o time de Munique, ficou no empate por 1 x 1, fora de casa, contra o Borussia Monchengladbach.

Sendo assim, na temporada passada, Dayot Upamecano participou de 38 partidas. Upamecano marcou um gol e deu seis passes para gols. À saber, das 38 partidas, 28 foram pela Bundesliga, oito pela Liga dos Campeões, uma pela Copa da Alemanha e uma pela Supertaça Alemã.

Títulos de Dayot Upamecano

Dayot Upamecano conquistou até aqui com o Bayern, uma Bundesliga e uma Supertaça da Alemanha. Com o Red Bull Salzburgo, o jogador venceu duas Bundesligas da Áustria e duas Taças da Áustria.

Seleção Francesa

Em relação à seleção francesa, Upamecano começou no sub-16, em seguida, foi para a seleção sub-17, passou pelo sub-18, 19 e 21, até alcançar a seleção principal. Sua estreia no time principal, foi em setembro de 2020, onde a França venceu por 1 x 0, a seleção da Suécia, pela Nations League.

O jogo em que Upamecano marcou pela primeira vez com a seleção, foi contra a Croácia, em setembro de 2020. Na ocasião, a França venceu por 4 x 2 e um dos gols, foi de Dayot Upamecano. Até aqui com a camisa da seleção, Upamecano tem seis partidas e um gol.

Transferência e mercado da bola de Upamecano

Por ser um jogador jovem, o Bayern de Munique cuida para poder ter o atleta por um bom tempo. Sendo assim, o time não pensa em movimentar o mercado de transferências com o jogador. Seu contrato tem validade até junho de 2026, onde o time de Munique nem pensa em vender o atleta, logo, o mercado da bola não deve ver o atleta tão cedo.