David Silva, espanhol que mudou o patamar do Manchester City, se despede do futebol

8 minutos de leitura

Depois de ver seu ídolo máximo, Kun Agüero, se despedir do futebol em 2021, o Manchester City vê mais uma lenda se aposentar. Campeão do mundo com a Espanha em 2010 e tetracampeão da Premier League com os Citizens, David Silva é o craque da geração espanhola que mais influenciou o Campeonato Inglês de 2010 em diante.

Aos 37 anos, David Silva resolveu se aposentar depois de sofrer uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ele havia renovado por mais um ano recentemente com a Real Sociedad, que representa desde 2020, mas com o acidente, o espanhol entende que chegou o momento de parar. Nas redes sociais, o agora ex-jogador publicou um vídeo emocionante para dizer adeus ao futebol.

— Hoje é um dia triste para mim. É o dia de dizer adeus a algo a que me dediquei toda a vida. É tempo de me despedir dos meus companheiros, que foram como uma família para mim. Vou sentir muito a sua falta — afirmou David Silva.

Início da carreira

David Silva nasceu em Arguinenín, nas Ilhas Canárias. É filho de Fernando Jiménez, um ex-policial que, eventualmente, trabalhava como segurança do Mestalla, estádio do Valencia. Sua mãe, Eva Silva, é descendente de japoneses e, por puxar os traços da mãe, foi apelidado de Chino (“chinês” em espanhol).

Silva começou a jogar futebol no time júnior do UD San Fernando, perto de Maspalomas. Ele iniciou como coleiro, antes de jogar no meio de campo. Sua inspiração na juventude era o dinamarquês Michael Laudrup, ex-meia do Barcelona. Aos 14 anos David ingressou nas categorias de base do Valencia, onde foi revelado para o mundo.

De 2004 a 2006, David Silva foi emprestado para Eibar e Celta de Vigo, respectivamente, e só foi se tornar um dos principais jogadores do Valencia em 2006-07. Na temporada seguinte, ele conquistou uma Copa do Rei com os Murciélagos, sendo um dos protagonistas da final, dando duas assistências na vitória sovre o Getafe na final.

Ao lado de Joaquín, Vicente e David Villa, Silva cresceu e ao final da temporada 2009-10, chamou a atenção de Real Madrid e Manchester City. O meia acabou optando pelo time inglês, onde fez história.

O marco de David Silva na Premier League

David Silva e Agüero comemorando um gol para o Manchester City
David Silva e Agüero comemorando um gol para o Manchester City em 2017 | Foto: Icon Sport

David Silva foi apresentado oficialmente no Etihad Stadium em 30 de junho de 2010. Logo em sua temporada de estreia, conquistou a Copa da Inglaterra, sendo um dos destaques do time, ao lado do argentino Carlos Tévez e do marfinense Yaya Touré. Além disso, o jogador espanhol ajudou a equipe a se classificar para a Champions League, terminando a Premier League na terceira posição, à frente do Arsenal.

Em 2012, David Silva chegou a ser eleito por seus companheiros de equipe o melhor jogador da temporada. Em 10 anos de futebol inglês, o jogador espanhol foi um dos maiores símbolos de mudança de patamar do Manchester City, ao lado de Agüero, Kompany e Yaya Touré.

O espanhol tinha características diferentes das tradicionais de meia aberto na Inglaterra. David Silva não era um ponta veloz e driblador que buscava sempre a linha de fundo. Pelo contrário, centralizava o jogo, ditava o ritmo e mantinha a posse de bola.

Assim, o meia acumulou funções dentro do campo com Roberto Mancini, Manuel Pellegrini e Pep Guardiola. Sua capacidade técnica e leitura tática para encontrar espaços são algumas das virtudes de um jogador que foi acimada média, mas não tão midiático.

De forma discreta, ele elevou o nível do futebol inglês, especialmente do Manchester City. Porém, na sua despedida da Inglaterra, em agosto de 2020, o meia amargou uma eliminação para o Lyon na Champions League no Estádio José Alvalade, em Lisboa (Portugal).

Como jogador dos Citizens, David Silva disputou 436 jogos oficiais, 77 gols e 140 assistências. Pelo Manchester City, conquistou quatro vezes a Premier League, duas vezes a Copa da Inglaterra, cinco vezes a Copa da Liga Inglesa e duas vezes a Supercopa da Inglaterra. Em agosto de 2021, o clube inaugurou sua estátua no Etihad Stadium.

David Silva na seleção

David Silva é acostumado a representar seu país desde o sub-16. Conquistou o Campeonato Europeu Sub-19 em 2004, sendo um dos destaques da Espanha. Também foi campeão da Eurocopa de 2008, realizada na Áustria e na Suíça, sendo titular em cinco jogos, incluindo na final, e marcando um gol na semifinal contra a Rússia.

O meia também fez parte do elenco campeão do mundo em 2010, mas não era titular no time de Vicente del Bosque. David Silva também foi convocado para a Eurocopa de 2012, em que sua seleção se sagrou tricampeã após vencer a Itália por 4 a 0, com o ex-Manchester City marcando o primeiro gol da decisão.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.