David Seaman, um goleiro muito além da falha no gol de Ronaldinho em 2002

Conheça a história de um dos maiores goleiros da história da Inglaterra

0
942
david seaman

No Brasil, David Seaman ficou conhecido como o goleiro inglês que falhou no gol de cobertura de Ronaldinho na Copa do Mundo de 2002. Mas achar que ele só fez isso na carreira é errado. Na Inglaterra, Seaman é um dos principais goleiros da história da seleção.

Nos últimos anos, a Inglaterra sofre com goleiros que não colecionaram grandes atuações como David James, Paul Robinson e Joe Hart, mas nem sempre foi assim.

Os ingleses se orgulham de lendas como Peter Shilton, Gordon Banks e o próprio Seaman. De cabelos longos e bigode inconfundíveis, David Seaman, o “Safe Hands” (Mãos Seguras), é o segundo goleiro com mais convocações (75) na história da Inglaterra.

Seaman: desilusão no Leeds e ascensão da 4ª para a 1ª divisão

David Seaman começou sua carreira no Leeds, clube que torcida quando criança. No entanto, o jovem goleiro não recebeu nenhuma oportunidade e foi jogar no Peterborough, da quarta divisão inglesa.

Dois anos depois, suas boas atuações o levaram a subir alguns degraus. Deixou a quarta e foi para a segunda divisão, assinando com o Birmingham City.

Ajudou o time a conquistar o acesso à elite, mas na temporada seguinte, a equipe caiu de divisão.

Quem se aproveitou do rebaixamento foi o Queens Park Rangers, que pagou 225 mil libras pelo goleiro. Em 1986, conseguiu convocação para a seleção inglesa e ficou ainda mais sob holofotes para os grandes clubes.

A era de ouro no Arsenal

Após quatro temporadas nos Hoops, assinou com o Arsenal em 1990. O problema é que na negociação com o QPR, o então goleiro dos Gunners John Lukic deveria ser envolvido na transação. Acontece que Lukic não queria ser transferido e, semanas depois da novela se arrastando, foi parar no Leeds.

Em sua temporada de estreia, sofreu apenas 18 gols em 38 jogos e ajudou o Arsenal a ser campeão inglês, sob comando de George Graham.

Dois anos depois, os Gunners levaram a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa e a Recopa Europeia.

Em 1995, o Arsenal voltaria para a final da Recopa Europeia, mas perdeu nos últimos minutos da prorrogação para o Zaragoza. Seaman falhou nesse gol de cobertura que deu o título aos espanhóis.

Sob comando de Arsène Wenger, perdeu a Copa da UEFA de 2000 para o Galatasaray nos pênaltis, mas conquistou a Premier League e a Copa da Inglaterra.

O seguro Seaman ainda levantaria mais uma Copa da Inglaterra como seu último ato no Arsenal.

Dispensado pelos Gunners, acertou com o Manchester City, mas ficou por pouco tempo – atuou em 19 jogos -, e com uma lesão que o tirou dos gramados, acabou se aposentando aos 40 anos.

A defesa monumental que marcou a carreira de David Seaman

Leia mais
Terry Cooke: o ‘aluno esquecido’ da Classe de 92
George Best, ascensão e queda de uma lenda esquecida

Carreira na seleção e a falha no gol de Ronaldinho em 2002

Com participações em duas Copas do Mundo e duas Eurocopas no currículo, David Seaman pode se orgulhar de ser o segundo goleiro com mais partidas pela seleção inglesa.

Ao lado de grandes jogadores, viu bons times no papel entre 2002 e 2006 que não conseguiram corresponder às expectativas.

Em 2002, a Inglaterra conseguiu um segundo lugar no grupo F, com empates com Suécia e Nigéria, além de uma vitória sobre a Argentina.

Nas oitavas, a Inglaterra aplicou um 3 a 0 sobre a Dinamarca, mas caiu para o forte Brasil nas quartas, quando falhou no gol antológico de Ronaldinho.

“Eu apenas quero pedir desculpas a todos os torcedores. sinto que eu deixei as pessoas na mão. Eu pensei que ele tivesse errado o chute e errei no meu julgamento”

Na memória dos torcedores brasileiros, David Seaman é o “goleiro que falhou no gol de cobertura de Ronaldinho“.

No entanto, sua carreira mostra o quão bom Seaman foi debaixo das traves, com grandes defesas, títulos e recordes.

Títulos e recordes de David Seaman

3 Campeonatos Ingleses, 4 Copas da Inglaterra, 1 Copa da Liga Inglesa, 1 Recopa Europeia

2º goleiro com mais jogos pela Inglaterra

Goleiro com mais jogos pelo Arsenal

6º jogador com mais jogos pelo Arsenal

Eleito pelos torcedores do Arsenal o 7º maior jogador da história do clube