As Seleções começam a reunir seus respectivos elencos para a disputa dos compromissos desta Data Fifa, que vai de 7 a 15 de outubro de 2024.
Data Fifa: 4 nomes da Premier League para ficar de olho
Nomes velhos conhecidos da Premier League que conquistaram novamente um lugar entre os convocados podem se destacar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira ou na Nations League com a Inglaterra.
Gabriel Martinelli

Martinelli retorna ao elenco da Seleção pela primeira vez desde a convocatória para a Data Fifa de setembro. O atacante teve início de temporada difícil no Arsenal e chegou a perder a titularidade para o belga Leandro Trossard em algumas oportunidades.
Porém, nas últimas duas rodadas da Premier League — contra Leicester e Southampton –, foi um dos principais destaques das partidas e ajudou a justificar o voto de confiança do técnico Dorival Júnior para tê-lo na equipe dos jogos contra Chile e Peru pelas Eliminatórias.
Em 2024/25 com os Gunners, Martinelli fez 10 jogos, e marcou duas vezes, além de contribuir com duas assistências. Com o Brasil, no total, o atleta já atuou em 13 partidas e fez dois gols.
Dominic Solanke

Dominic Solanke foi a grande novidade na lista da Inglaterra. O atacante do Tottenham não figurava na convocação inglesa desde 2017, quando ainda estava no Liverpool.
— Ele ficou próximo de estar na última convocação, mas se machucou um pouco antes. Ele foi muito bem no Bournemouth e levou essa forma para os Spurs. Ele tem bons atributos que eu gosto —, afirmou o técnico interino da Inglaterra, Lee Carsley, em coletiva na última quinta-feira (3).
Solanke não deve ser titular, mas é provável que conquiste minutagem nos confrontos desta Dafa Fifa. Os adversários serão Grécia e Finlândia, pela Nations League.
Ederson

Outro a figurar nesta lista é o goleiro Ederson. O titular da seleção brasileira tem sido Alisson, mas o jogador dos Reds se machucou no último sábado (5) e será baixa para Dorival. Assim, o arqueiro do Manchester City deve superar Bento e Weverton e assumir o posto entre os 11 iniciais.
Ederson foi um dos principais nomes da vitória por 3 a 2 no Fulham no último sábado (5) com defesas importantes que ajudaram a assegurar o triunfo, e tem muito prestígio com o técnico Pep Guardiola.
— O sucesso que tivemos, eu não consigo imaginar sem ele. Ele faz defesas incríveis em momentos importantes do jogo —, declarou Guardiola à imprensa após o duelo de sábado.
A estreia na Seleção ocorreu em outubro de 2017, ainda com Tite no comando técnico. Desde então, Ederson soma 25 jogos com a camisa amarelinha.
Cole Palmer

Por fim, um possível recomeço. Cole Palmer foi o grande destaque do Chelsea na temporada passada, mas pouco atuou na seleção inglesa sob o comando de Gareth Southgate.
Na Eurocopa 2024, tanto torcedores quanto ex-jogadores fizeram apelo para mais minutagem da joia de 22 anos na equipe principal. No entanto, o atleta não participou das duas primeiras partidas e estreou somente aos 71 minutos de Inglaterra 0 x 0 Eslovênia, terceiro duelo dos ingleses. Nos quatro jogos seguintes, Palmer entrou apenas no segundo tempo.
Ao todo, o jogador fez nove partidas com a camisa principal do English Team e balançou as redes duas vezes.
No contexto atual com Lee Carsley, esses números podem subir. O atacante deve ter mais chances na equipe, visto que o treinador o conhece bem desde o sub-21 da seleção inglesa.
O site “The Telegraph”, inclusive, apontou pouco antes da divulgação da convocação que Carsley prepara um papel de destaque para Palmer nos jogos diante de gregos e finlandeses nesta Data Fifa.