É por isso que a Data Fifa foi péssima para Arsenal, Chelsea e Manchester United

6 minutos de leitura

A Data Fifa acabou e com ela os problemas para a temporada da Premier League. A pausa para os jogos internacionais foram prejudiciais para três clubes ingleses. Lesões e elenco limitado são desafios que os treinadores vão precisara superar.

✅Siga a PL Brasil no ThreadsBlueSky e WhatsApp

Arsenal, Chelsea e Manchester United retornam para as competições com muitos problemas. Os treinadores terão o desafio de superar às adversidades em meio a uma sequência de jogos importantes.

Arsenal tem ausências na véspera de dois clássicos

O primeiro jogo dos Gunners na volta aos gramados é o clássico contra o Tottenham e fora de casa. A equipe do Emirates Stadium começou bem a briga pelo título e uma vitória diante do maior rival pode ser o impulso para o início da Premier League. Poucos dias depois o adversário será o Manchester City.

No entanto, a Data Fifa trouxe mais problemas para Mikel Arteta. O treinador já sabia que não poderia contar com Declan Rice, suspenso, e Mikel Merino, lesionado, mas ganhou outro desfalque de peso.

Na segunda-feira (9), Martin Odegaard precisou deixar o campo no jogo da Noruega contra a Áustria. Ele foi visto embarcando para Londres de muletas e o médico da seleção, Ola Sand, confirmou a lesão do jogador no tornozelo em entrevista ao jornal “VG”.

— Tais lesões no tornozelo geralmente levam pelo menos três semanas. Qualquer coisa além disso é apenas um bônus. E então pode levar mais tempo — declarou Ola Sand.

Odegaard saiu lesionado da partida da Noruega
Odegaard saiu lesionado da partida da Noruega (Foto: Icon Sports)

Odegaard não foi o único jogador do Arsenal que se lesionou durante a Data Fifa. Ricardo Calafiori também precisou deixar a concentração da Itália depois de se lesionar em uma dividida com Dembélé, da França.

O clube não confirmou a gravidade das lesões dos jogadores, mas de acordo com o “The Sun”, a participação de ambos no derby do norte de Londres está praticamente descartada.

Os desfalques do Arsenal para o jogo contra o Tottenham:

  • Mikel Merino
  • Tomiyasu
  • Tierney
  • Declan Rice (suspenso)
  • Odegaard
  • Gabriel Jesus
  • Calafiori

Como Arteta pode ‘reconstruir’ meio-campo do Arsenal?

Sem Rice, a tendência era que Merino estreasse com a camisa dos Gunners, mas se lesionou no primeiro treino com a equipe. Agora, Jorginho e Partey devem ganhar a vaga de titulares.

O problema está no terceiro meio-campista. Arteta pode recuar Havertz e utilizar Trossard como centroavante ou escalar Nwaneri na posição. Outra possibilidade é deixar Zinchenko mais avançado, deixando Timber na lateral-esquerda.

Arteta precisa encontrar soluções rápidas para uma sequência importante na temporada. Entre os clássicos contra Tottenham e City, os Gunners também terão compromisso pela Champions League diante da Atalanta.

Por que a Data Fifa foi prejudicial para Chelsea e United?

Se a Data Fifa trouxe lesões para o Arsenal, a pausa internacional afetou Chelsea e Manchester United de outras formas. Os dois clubes estão enfrentando as críticas pelo desempenho aquém e os treinadores querem afastar a crise.

Reforços do Manchester United viajaram durante a Data Fifa

Ten Hag ainda não conseguiu trabalhar com todos os jogadores. Quatro dos cinco reforços estiveram com as respectivas seleções. Apenas Yoro permaneceu em Manchester para seguir com a recuperação da lesão.

O treinador holandês também enfrenta problemas com lesionados. Junto com Yoro, Hojlund, Lindelof, Malacia e Luke Shaw estão no departamento médico.

Outra questão para o Manchester United são as viagens. Na Data Fifa, Garnacho, Ugarte e Lisandro Martínez estiveram na América do Sul, enquanto Onana e Amad Diallo viajaram até a África para as Eliminatórias da Copa do Mundo.

A boa notícia para Ten Hag é que nenhum jogador se machucou durante a Data Fifa. Mas o treinador, pressionado pelos resultados negativos e o desempenho do time, corre contra o tempo para a recuperação na temporada. O United entra em campo no sábado (14) contra o Southampton e depois encara o Barnsley na Copa da Liga Inglesa.

Ten Hag é o técnico do Manchester United
Ten Hag é o técnico do Manchester United. Foto: Icon Sport

Chelsea teve número elevado de convocados

A situação de Enzo Maresca é semelhante ao de Ten Hag. O treinador italiano chegou no Chelsea no início da temporada e conseguiu bons resultados, mas o desempenho segue abaixo.

Maresca tem um número elevado de jogadores no elenco. Porém, 11 atletas dos Blues foram convocados para as respectivas seleções na Data Fifa. Entre eles, Caicedo, Fernández e Nicolas Jackson precisaram sair do continente para os compromissos internacionais.

Durante a pausa internacional, somente dez jogadores do time principal estavam à disposição. Maresca recorreu à base para realizar os treinos.

As notícias ruins aumentaram com as lesões de Cole Palmer, Malo Gusto e Omari Kellyman. Os três jogadores precisaram ser cortados dos convocados e retornaram para Londres. Eles se juntam ao Reece James e Lavia no centro de treinamento para o trabalho de recuperação física.

O Chelsea entra em campo no sábado (14) contra o Bournemouth fora de casa. Na sequência tem o West Ham no dia 21 de setembro e depois recebe o Barrow pela Conference League.

Técnico Enzo Maresca, do Chelsea, durante jogo da Conference League
Técnico Enzo Maresca, do Chelsea, durante jogo da Conference League. (Foto: Steinsiek.ch/Imago).
Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.