5 jogos imperdíveis da Data Fifa nesta semana

5 minutos de leitura

O mês de outubro reservou grandes jogos na Data Fifa tanto das Eliminatórias como de amistosos. As seleções ainda vivem inícios de ciclo pós-Copa do Mundo do Catar e passam por transformações. A PL Brasil lista as partidas mais interessantes do futebol europeu nesta Data Fifa.

Os melhores jogos da semana da Data Fifa em outubro

Espanha x Escócia

  • Quinta-feira, 12/10, 15h45 (de Brasília)

A Espanha vem de duas goleadas impiedosas na última Data Fifa. Atropelou a Geórgia por 7 a 1, fora de casa, e bateu o Chipre por 6 a 0, em Granada. Os espanhóis têm pela frente a surpreendente Escócia, que lidera o grupo A, com incríveis cinco vitórias em cinco jogos.

Os dois se enfrentaram em março, com vitória escocesa por 2 a 0, em Glasgow. Agora, os dois duelam em Sevilla. Uma vitória espanhola diminui a diferença entre líder e vice para três pontos.

A Escócia pode se classificar à Euro caso vença a Espanha ou a Noruega não vença seu jogo.

Scott McTominay, do Manchester United, é o vice-artilheiro das Eliminatórias da Eurocopa, com seis gols, ao lado do dinamarquês Rasmus Hojlund. Ambos têm dois a menos que o belga Romelu Lukaku.

Holanda x França

  • Sexta-feira, 13/10, 15h45 (de Brasília)

Os franceses podem se classificar caso vençam a partida. Em caso de empate, a vaga está garantida se a Grécia perder da Irlanda fora de casa.

A França, do técnico Didier Deschamps, vem de derrota por 2 a 1 para Alemanha em amistoso disputado em setembro. O treinador foi questionado sobre o momento irregular do astro Kylian Mbappé e disse que vai conversar com o atleta.

— Mbappé não vive uma fase eficiente como a de costume, o que diz muito para um jogador como ele. Ele também tem direito a viver um momento ruim — contou o treinador.

Deschamps observa Mbappé na seleção francesa (Foto: Icon Sport)
Deschamps observa Mbappé na seleção francesa (Foto: Icon Sport)

Estados Unidos x Alemanha

  • Sábado, 14/10, 16h (de Brasília)

A Alemanha vive uma nova fase após a demissão de Hansi Flick, que não resistiu aos péssimos resultados. A goleada de 4 a 1 para o Japão foi o estopim para a Federação Alemã buscar um novo nome.

Muitos nomes foram especulados, incluindo Jurgen Klopp, do Liverpool, mas o escolhido foi Julian Nagelsmann, ex-técnico do Bayern. Aos 36 anos, ele estava sem clube e chegou a negociar com clubes da Premier League na janela de transferências. Esse amistoso na Data Fifa será a sua estreia no comando. A Alemanha não disputa as Eliminatórias pois é país-sede da Eurocopa 2024 e já tem vaga garantida.

“Julian Nagelsmann era o nosso candidato preferido como técnico quando a procura começou”, disse o diretor desportivo da Federação Alemã de Futebol, Rudi Voller.

Noruega x Espanha

  • Domingo, 15/10, 15h45 (de Brasília)

A Noruega conta com dois dos melhores jogadores da Premier LeagueHaaland e Odegaard — mas vive situação complicada no seu grupo das Eliminatórias, atrás de Escócia e Espanha. Os dois estão convocados para esta Data Fifa, mas a missão é difícil.

O confronto pode ser decisivo para as pretensões das duas seleções. Em caso de vitória, a Noruega vai a 10 pontos e passa a ter um a mais que os espanhóis.

Inglaterra x Itália

  • Terça-feira, 17/10, 15h45 (de Brasília)
Bellingham, Foden e Kane festejam o gol da Inglaterra - Foto: Icon Sport
Bellingham, Foden e Kane festejam o gol da Inglaterra – Foto: Icon Sport

Inglaterra e Itália disputam pela primeira posição do grupo C das Eliminatórias nesta Data Fifa e reeditam a final da última Eurocopa, em Wembley. As duas seleções não devem ter problemas para garantir as duas vagas da sua chave para a disputa da Euro, mas querem fazer bonito.

Ollie Watkins, que vive grande fase no Aston Villa, voltou a ser chamado, assim como Jarrod Bowen, em bom momento no West Ham.

Na Itália, o técnico Luciano Spaletti também traz mudanças. Retegui e Immobile estão fora por lesão, já Bonaventura e Kean voltaram a ser chamados. Enquanto isso, o lateral-esquerdo Udogie, que ajuda o Tottenham na campanha de líder da Premier League

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil desde 2023. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia. Ex-pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa).

E-mail: [email protected]