Darren Moore, o novato na lista de Melhor Treinador de abril

O treinador de 44 anos tem melhor aproveitamento que os outros técnicos do West Bromwich desta temporada

Darren Moore, o novato na lista de Melhor Treinador de abril

Nesta semana, foram anunciados os indicados para o prêmio de melhor técnico do mês de abril na Premier League. Entre os grandes nomes, como o de Roy Hodgson, Sam Allardyce, José Mourinho e o campeão da temporada Pep Guardiola, aparece um novato: Darren Moore.

Ele chegou ao West Bromwich em abril deste ano. Após a saída de Allan Pardew, o ex-zagueiro jamaicano comandou a equipe em quatro jogos, vencendo dois e empatando outras duas partidas, no mês de seu aniversario de 44 anos.

O treinador teve uma carreira sem brilho como jogador. Apesar de ter jogado pelos Baggies em 2006, ele atuou apenas em times de pouca expressão, como Burton Albion, Doncaster Rovers e Porstmouth.

Leia mais: O dia em que o Aston Villa conquistou a Champions League

A vitória mais celebrada, mas pouco valorizada por alguns, foi contra o Manchester United. Após aquele jogo, o centro das atenções era os times de Manchester, já que um se tornava campeão e o outro perdia a chance de ainda brigar pelo título da competição, além de ser acusado de não ganhar a partida de propósito para não ver o rival comemorando seu título em casa na rodada seguinte.

Entretanto, o que poucos falavam era o que time do West Bromwich fez naquele jogo. A vitória por 1 a 0 foi pouco, mas mostrou a qualidade de um time que estava na zona de rebaixamento, com um treinador interino e que enfrentava um time que jogava muito defensivamente, com a estratégia de jogo conhecida como Park the Bus.

O que o treinador fez em um mês é surpreendente. Ele, que é o quarto comandante do clube nesta temporada, tem resultados melhores que os seus anteriores, com mais de 66% de aproveitamento.

Jogos do West Bromwich comandados por Darren Moore

1 a 1, em casa, contra o Swansea City

1 a 0, fora de casa, contra o Manchester United

2 a 2, em casa, contra o Liverpool

1 a 0, fora de casa, contra o Newcastle

(Foto: Getty Images)

Ao menos em público, Moore é muito educado, e sabe muito bem gerir o elenco. Além de dar mais confiança e força para lutar contra a zona de rebaixamento, o treinador inglês tem dado motivos suficientes para ser amado pelos seus jogadores e torcedores do time – conforme o site oficial do West Bromwich listou aqui.

“Darren Moore tem seu próprio estilo de jogar futebol e isso também é bom para nós. Ele está mergulhado na tradição do West Brom. Eu gostaria que ele conseguisse ser efetivado, para ser honesto. Ele tem sido absolutamente de primeira classe e todos os jogadores diriam exatamente a mesma coisa. Ele é apenas um cara muito bom e você só quer trabalhar para ele e fazer o melhor que puder por ele”, disse Ben Foster, goleiro do West Brom.

Para conseguir a permanência do clube para a próxima temporada, o treinador deverá fazer praticamente um milagre. Além de vencer os dois últimos jogos da Premier League 2017/18, contra o Tottenham, no The Hawthorns, e o Crystal Palace, fora de casa, o West Bromwich deverá torcer para que os outros clubes não ganhem pontos nestas rodadas – o Southampton, décimo oitavo colocado, e o Swansea City, décimo sétimo, ainda têm um jogo a menos que o West Brom.

Parte de baixo da tabela até aqui

(Fonte: Site Oficial da Premier League)

Próximos jogos do Swansea:

Bournemouth, fora de casa – 05/05

Southampton, em casa – 08/05

Stoke City, em casa – 13/05

Próximos jogos do Southampton:

Everton, fora de casa – 05/05

Swansea City, fora de casa – 08/05

Manchester City, em casa – 13/05

Próximos jogos do Stoke:

Crystal Palace, em casa – 05/05

Swansea City, fora de casa – 13/05

Escolha o seu favorito entre os nomes indicados aos prêmios de Melhor Treinador, Melhor Jogador ou Gol Mais Bonito do mês de abril, clicando aqui, e veja também os últimos ganhadores dos meses anteriores!