Nesta semana, foram anunciados os indicados para o prêmio de melhor técnico do mês de abril na Premier League. Entre os grandes nomes, como o de Roy Hodgson, Sam Allardyce, José Mourinho e o campeão da temporada Pep Guardiola, aparece um novato: Darren Moore.
Ele chegou ao West Bromwich em abril deste ano. Após a saída de Allan Pardew, o ex-zagueiro jamaicano comandou a equipe em quatro jogos, vencendo dois e empatando outras duas partidas, no mês de seu aniversario de 44 anos.
O treinador teve uma carreira sem brilho como jogador. Apesar de ter jogado pelos Baggies em 2006, ele atuou apenas em times de pouca expressão, como Burton Albion, Doncaster Rovers e Porstmouth.
Leia mais: O dia em que o Aston Villa conquistou a Champions League
A vitória mais celebrada, mas pouco valorizada por alguns, foi contra o Manchester United. Após aquele jogo, o centro das atenções era os times de Manchester, já que um se tornava campeão e o outro perdia a chance de ainda brigar pelo título da competição, além de ser acusado de não ganhar a partida de propósito para não ver o rival comemorando seu título em casa na rodada seguinte.
Entretanto, o que poucos falavam era o que time do West Bromwich fez naquele jogo. A vitória por 1 a 0 foi pouco, mas mostrou a qualidade de um time que estava na zona de rebaixamento, com um treinador interino e que enfrentava um time que jogava muito defensivamente, com a estratégia de jogo conhecida como Park the Bus.
Pep Guardiola indicado para melhor treinador no mês de Abril.
Mas o prêmio tem que ser dado ao Darren Moore, técnico do WBA. Fez em 4 jogos o que os outros treinadores não fizeram em 8 meses. https://t.co/JXetsNw9vT
— Man City Brazil (@ManCityBrazil) May 1, 2018
O que o treinador fez em um mês é surpreendente. Ele, que é o quarto comandante do clube nesta temporada, tem resultados melhores que os seus anteriores, com mais de 66% de aproveitamento.
Jogos do West Bromwich comandados por Darren Moore
1 a 1, em casa, contra o Swansea City
1 a 0, fora de casa, contra o Manchester United
2 a 2, em casa, contra o Liverpool
1 a 0, fora de casa, contra o Newcastle
Ao menos em público, Moore é muito educado, e sabe muito bem gerir o elenco. Além de dar mais confiança e força para lutar contra a zona de rebaixamento, o treinador inglês tem dado motivos suficientes para ser amado pelos seus jogadores e torcedores do time – conforme o site oficial do West Bromwich listou aqui.
“Darren Moore tem seu próprio estilo de jogar futebol e isso também é bom para nós. Ele está mergulhado na tradição do West Brom. Eu gostaria que ele conseguisse ser efetivado, para ser honesto. Ele tem sido absolutamente de primeira classe e todos os jogadores diriam exatamente a mesma coisa. Ele é apenas um cara muito bom e você só quer trabalhar para ele e fazer o melhor que puder por ele”, disse Ben Foster, goleiro do West Brom.
Para conseguir a permanência do clube para a próxima temporada, o treinador deverá fazer praticamente um milagre. Além de vencer os dois últimos jogos da Premier League 2017/18, contra o Tottenham, no The Hawthorns, e o Crystal Palace, fora de casa, o West Bromwich deverá torcer para que os outros clubes não ganhem pontos nestas rodadas – o Southampton, décimo oitavo colocado, e o Swansea City, décimo sétimo, ainda têm um jogo a menos que o West Brom.
Parte de baixo da tabela até aqui
Próximos jogos do Swansea:
Bournemouth, fora de casa – 05/05
Southampton, em casa – 08/05
Stoke City, em casa – 13/05
Próximos jogos do Southampton:
Everton, fora de casa – 05/05
Swansea City, fora de casa – 08/05
Manchester City, em casa – 13/05
Próximos jogos do Stoke:
Crystal Palace, em casa – 05/05
Swansea City, fora de casa – 13/05
Escolha o seu favorito entre os nomes indicados aos prêmios de Melhor Treinador, Melhor Jogador ou Gol Mais Bonito do mês de abril, clicando aqui, e veja também os últimos ganhadores dos meses anteriores!