Dante – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Dante Bonfim Costa Santos, mais conhecido como Dante, é um zagueiro brasileiro que atua pelo Nice. Assim sendo, o atleta de 38 anos nasceu em Salvador, na Bahia. Assim sendo, o experiente defensor é um dos principais jogadores do mercado da bola.

Dante – Início de carreira

Em primeiro lugar, Dante começou sua carreira nas categorias de base do Catuense, clube da região metropolitana da Bahia. Posteriormente, o zagueiro rodou o país em busca de uma oportunidade em algum clube. Assim sendo, o jogador ainda passou pelo Galícia, time de Salvador e pelo Capivariano, equipe paulista.

Contudo, após trabalhar duro e passar por vários clubes de menor investimento, Dante recebeu uma grande oportunidade em 2002. A saber, o Juventude lhe ofereceu um contrato profissional. Logo, o zagueiro começou a trilhar seus primeiros passos no futebol pela equipe gaúcha. Assim, despontou para o futebol mundial e gerou interesse em todo o mercado da bola.

Trajetória, conquistas e highlights de Dante

Ademais, Dante está consolidado no mercado da bola e é um dos grandes jogadores do futebol europeu. Nesse sentido, antes de chegar ao Nice, zagueiro passou por vários clubes da Europa. A saber, o brasileiro se destacou em dois clubes da Alemanha: Bayern de Munique e Borussia Mönchengladbach.

Decerto, em 2004, Dante já movimentou o mercado de transferências. Após boas atuações pelo Juventude, o zagueiro foi contratado pelo Lile. No entanto, pelo clube francês, o brasileiro teve pouca frequência de jogos.

Assim sendo, no mercado de transferências de 2006, Dante se juntou ao Charleroi, da Bélgica. Em seguida, o zagueiro foi contratado pelo Standard de Liège, onde conquistou duas vezes o Campeonato Belga. Nesse ínterim, após boas atuações pelo clube, os rumores de uma possível transferência do atleta aumentaram.

Borussia Mönchengladbach

Sendo assim, em 2008, Dante agitou o mercado da bola. Dessa maneira, o zagueiro foi contratado pelo Borussia Mönchengladbach. Logo, pelo clube alemão, o brasileiro trilhou uma boa trajetória. Apesar de não ter conquistado nenhum título, o atleta disputou 103 partidas pela equipe, marcando oito gols.

Bayern de Munique

Nesse sentido, os rumores de uma possível saída de Dante para um outro clube da Alemanha aumentaram. Assim, no mercado de transferências de 2012, o zagueiro foi negociado para o Bayern de Munique por 4,7 milhões de euros. Dessa forma, pelo time bávaro, o brasileiro se apareceu de vez para o futebol mundial. Logo, o defensor conquistou três títulos da Bundesliga, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes, além de outras taças.

Em resumo, no mercado de transferências de 2015, Dante se transferiu para o Wolfsburg. Todavia, pelo clube alemão, o atleta disputou apenas uma temporada. Posteriormente, no ano seguinte, o zagueiro foi anunciado como novo reforço do Nice. A saber, o defensor já disputou seis temporadas pelo time francês e possui contrato até junho de 2023.

Transferência e mercado da bola de Dante

Decerto, como dito anteriormente, Dante passou por grandes clubes da Europa. Além disso, o zagueiro conta com uma passagem interessante pela Seleção Brasileira. A saber, o jogador conquistou a Copa das Confederações de 2013 e disputou a Copa do Mundo de 2014. Ao todo, pelo Brasil, o atleta entrou em campo 13 vezes, marcando dois gols.

Atualmente, mesmo com 38 anos, o zagueiro continua movimentando o mercado da bola. Assim, apesar do jogador ter contrato com o Nice até o ano que vem, alguns clubes brasileiros já sondaram a situação do jogador. A saber, os rumores de uma possível volta do atleta para o futebol brasileiro aumentam a cada mercado de transferências.

Contudo, Dante continua sendo importantíssimo para o Nice. Nesse sentido, o zagueiro brasileiro é titular e capitão da equipe francesa. A saber, na temporada passada, o jogador disputou 34 das 38 partidas do Campeonato Francês 2021/22.