A 16ª rodada da Premier League foi aberta por Crystal Palace e Liverpool, neste sábado (9), no Selhurst Park. Os Reds sofreram, mas venceram de virada por 2 a 1, com gols de Mohamed Salah e Harvey Elliott. Jean Mateta foi às redes pelo time da casa.
A grande notícia do dia para os Reds foi o retorno de Alisson. O goleiro brasileiro se recuperou de um problema muscular sofrido no fim de novembro, contra o Manchester City, e voltou a ser opção para Klopp. Na zaga, o lesionado Joel Matip foi substituído pelo jovem Jarell Quansah.
Sonolento, Liverpool passa apuros no primeiro tempo
Jürgen Klopp deve ter ficado muito insatisfeito com o que viu nos primeiros 45 minutos. O Liverpool teve uma atuação totalmente fora de ritmo tradicional. Irreconhecível e pouco intenso, o time sofreu e não conseguiu dar um chute em direção ao gol do rival, apesar de ter tido uma posse de bola muito maior.
A única finalização de perigo da etapa inicial foi do Crystal Palace. Aos 26 minutos, a equipe londrina chegou com perigo, mas parou em defesaça de Alisson. O time de Toy Hogdson ainda um pênalti anulado pela arbitragem de vídeo.
Na boa, que defesa ABSURDA do Alisson a queima-roupa. Impressionante!
Agarra demais 🇧🇷 pic.twitter.com/ju1RhZ2Rzp
— PL Brasil (@plbrasil1) December 9, 2023
Liverpool volta a virar o placar após expulsão no Palace
Klopp mexeu no time logo no intervalo. Joe Gomez entrou na vaga de Endo e empurrou Alexander-Arnold para o meio. É bem verdade que a alteração não teve o efeito esperado, já que o Crystal Palace começou melhor. O time mandante abriu o placar aos 12 minutos da etapa final, com Mateta, de pênalti.
O duelo seguiu controlado pelos londrinos pelos minutos seguintes. A equipe fazia uma partida irretocável e dominava o Liverpool. Contudo, em um intervalo de dois minutos, tudo mundo. Aos 30 minutos, Jordan Ayew recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Logo no lance seguinte, Salah conseguiu balançar as redes e chegou aos gol de número 200 com a camisa vermelha.
Joining an elite list of Reds double centurions ❤️ pic.twitter.com/JiOem7UMqm
— Liverpool FC (@LFC) December 9, 2023
Com um jogador a mais e o empate no placar, o Liverpool foi todo ataque e começou a ensaiar uma pressão pra cima do rival. Se tornou insustentável e insuportável para o Palace segurar o resultado. O gol da virada foi questão de tempo. Aos 46, Elliott acertou um belo chute e garantiu os três pontos para a equipe.
Alisson – 7,5
O goleiro voltou bem e fez sua parte. Além da decisiva defesa no primeiro tempo, Alisson sempre cumpriu seu papel quando exigido pelo ataque do Crystal Palace. Não teve culpa no gol rival, afinal, foi de pênalti.
Para melhorar, o camisa 1 operou um milagre no minuto final. Andersen realizou cabeceio perigoso, mas Alisson fez grande intervenção e salvou a equipe. Não à toa é um dos maiores arqueiros da história da Premier League.
Some positive news ahead of #CRYLIV 👍
— Liverpool FC (@LFC) December 9, 2023
Matheus França ficou no banco de reservas e não entrou no jogo.
Próximos jogos do Crystal Palace
- Manchester City x Crystal Palace – 16/12, às 12h – Premier League
- Crystal Palace x Brighton – 21/12, às 17h – Premier League
Próximos jogos do Liverpool
- Union St. Gilloise x Liverpool – 14/12, às 14h45 – Europa League
- Liverpool x Manchester United – 17/12, às 13h30 – Premier League