Crystal Palace entre gigantes: título da FA Cup é possível

Crystal Palace entre gigantes: título da FA Cup é possível
Foto: Divulgação / Crystal Palace FC

Após a acachapante goleada de 4 x 0 sobre o Everton, o Crystal Palace está na semifinal da Copa da Inglaterra. Portanto, dentre os 124 clubes iniciais da FA Cup, os Eagles se sagram como, pelo menos, o Top 4 da competição nesta temporada. Os outros três? Manchester CityChelseaLiverpool. No entanto, o título é acessível para a modesta equipe da zona sul de Londres.

Aliás, na semifinal, o Crystal Palace terá uma dura tarefa, contra o Chelsea, atual campeão da Champions League. No entanto, os Blues passam por uma crise desde que seu dono, o russo Roma Abramovich, se afastou do clube por sansões impostas pelo Reino Unido em decorrência da guerra do seu país com a Ucrânia. Além disso, o Palace conseguiu fazer um jogo até equilibrado com eles na Premier League, perdendo apenas de 1 x 0.

Possíveis finais

Caso consiga passar pelo Chelsea, o Crystal Palace terá uma dura tarefa na final. No outro jogo da semifinal, Manchester CityLiverpool. Dos dois, o que tem trazido mais problema para os Eagles é o LFC. Por outro lado, a equipe de Pep Guardiola não conseguiu superar os comandados de Patrick Vieira nesta temporada, sendo uma vitória do francês e um empate.

O ponto principal do Crystal Palace

Decerto, o principal fator que me faz acreditar no Crystal Palace, mesmo entre os gigantes, é a determinação do time. Os Eagles não abaixam a cabeça para nenhum adversário, e jogam um futebol muito corajoso para uma equipe tão modesta. Em 2016 bateu na trave, quando perdeu a final para o Manchester United. Mas, depois de 9 anos seguidos na Premier League, está na hora de coroar belíssimo o trabalho.

Destaques do Crystal Palace

Wilfried Zaha

Crystal Palace
Wilfried Zaha comemora gol pelo Crystal (Foto: Divulgação / CPFC)

Crystal Palace também tem excelentes jogadores que podem decidir ao seu favor nesta reta final da FA Cup. Primeiramente, o melhor deles, o atacante marfinense Wilfried Zaha. Artilheiro do time na Premier League com nove gols, o africano é o grande expoente técnico da equipe atuando pela ponta-esquerda. É muito difícil segurar quando ele corta para a perna direita e bateu no ângulo, geralmente é “caixa”.

Michael Olise

Crystal Palace
Foto: Divulgação / Crystal Palace

O canhotinho que joga pela ponta-direita já é titular do time de Vieira, desbancando concorrência com o ganês Ayew. Michael Olise é habilidoso, veloz e muito perigoso. Além disso, possui uma boa perícia em bolas paradas, principalmente quando se trata de cruzamentos. O atacante é artilheiro do time na FA Cup, com dois gols. Bem como, principal assistente da equipe na Premier League, com cinco passes para gol.

Jean-Phillipe Mateta

Crystal Palace
Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal

Com dois centroavantes excelentes no elenco, como o belga Benteke e o francês Edouard, é um que ninguém esperava nada que está fazendo gols e se firmando como titular. A saber, Jean-Phillipe Mateta veio do Mainz 05, da Alemanha, e já foi atpe adquirido em definitivo pelo Crystal Palace, pelo tanto que já conquistou o coração do técnico e da torcida.

Em suma, o francês Mateta é artilheiro da equipe na FA Cup, empatado com Olise, com dois gols. Se tornou titular recentemente também, e é uma das grandes surpresas desse time de Patrick Vieira.

Crystal Palace x Chelsea – Semifinal da FA Cup

Portanto, o primeiro desafio dessa caminhada rumo ao título, é no próximo dia 16 de abril, um sábado. Assim, o Crystal Palace entra em campo contra o Chelsea, em jogo único, por uma vaga na final.