Croácia: quais são as promessas para o pós-Modric e Rakitic

7 minutos de leitura

Depois de chegar a uma final de Copa do Mundo em 2018, ficar em terceiro em dois Mundiais (1988 e 2022) e disputar a decisão da última edição da Liga das Nações, a Croácia inicia um novo ciclo para a Eurocopa de 2024 e a Copa do Mundo de 2026.

Esse é o momento de iniciar a transição da era Luka Modric e Ivan Rakitic para a nova geração da seleção croata. Mas quem são os novos nomes para levar o país adiante no futebol? A PL Brasil separou uma lista com os principais prospectos da terra das mil ilhas. Confira:

Ljubo Puljic

Ljubo Puljic Bayern de Munique Croácia
Ljubo Puljic apresentado pelo Bayern de Munique (Foto: Divulgação/Bayern de Munique)

O zagueiro de apenas 16 anos atua no sub-17 do NK Osijek e já é convocado para a seleção da Croácia sub-17. Apesar de ser muito jovem, Ljubo Puljic atraiu interesse de Borussia Dortmund, Barcelona e Juventus. O jogador, porém, já se acertou com o Bayern de Munique. Ele se destaca por suas características físicas e técnicas como defensor central.

— Ljubo é um defesa forte e com uma grande mentalidade. Deixa sempre tudo em campo e também tem carácter. Estamos muito felizes que a nossa rede de olheiros, liderada por Florian Zahn, tenha conseguido captá-lo –afirmou o diretor desportivo do Bayern de Munique, Halil Antintop.

Luka Vuskovic

Luka Vuskovic Tottenham
Luka Vuskovic sendo apresentado no Tottenham (Foto: Divulgação/Tottenham)

Nascido em Split, Vuskovic progrediu nas categorias do time local Hajduk Split, se tornando o mais jovem croata a jogar e a marcar na UEFA Youth League.

Em fevereiro, dois dias após completar 16 anos, Vuskovic fez sua estreia profissional, iniciando entre os 11 titulares em um clássico contra o Dínamo Zagreb, que terminou em uma derrota por 4 a 0. No mês seguinte, o zagueiro de 1,93m marcou um gol na vitória sobre o Osijek pelas quartas de final da Copa de Futebol da Croácia de 2022/23. Com o tento, ele se tornou o jogador mais jovem da história do Hajduk Split a estufar as redes.

Em setembro, Vuskovic foi contratado pelo Tottenham e jogará a Premier League em 2025, em um acordo que custou cerca de 12 milhões de libras (R$ 74,52 milhões), com prazo até 2030.

Josko Gvardiol

gvardiol
Gvardiol pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

Josko Gvardiol ficou conhecido especialmente após a Copa do Mundo de 2022, sendo um dos destaques da seleção da Croácia. O zagueiro de 21 anos já se destacava aos seis no time infantil e aos oito já foi chamado para o Dínamo Zagreb, onde surpreendeu a todos entre juvenil e profissional.

Em sua primeira temporada como profissional, em 2019/20, jogou 12 vezes e marcou gol no jogo seguinte à sua estreia. No seu ano seguinte, de despedida, esteve em campo em 40 jogos, estufou as redes três vezes e deu três assistências. O desempenho foi tão bom que foi chamado pela primeira vez pelo técnico Zlatko Dalic para a seleção principal da Croácia.

Um mês depois, com 19, chegou ao RB Leipzig e já como titular. Em 2021/22, jogou 46 vezes, quase sempre como zagueiro, mas também como lateral-esquerdo. Marcou dois gols e deu quatro assistências. Somando todo o seu tempo no time alemão, Gvardiol acumula cinco tentos e três passes para gol em 87 partidas.

Importante destacar que até 2022/23, Gvardiol já acumulava cinco títulos:

Dínamo de Zagreb

  • Supercopa da Croácia: 2019
  • Prva HNL: 2019–20 e 2020–21
  • Copa da Croácia: 2020–21

RB Leipzig

  • Copa da Alemanha: 2021–22 e 2022–23

Em julho, o Manchester City contratou Gvardiol por 100 milhões de euros (R$ 536 milhões). Desde então, venceu a Supercopa da Uefa e disputou nove jogos.

Josip Sutalo

Josip Sutalo Croácia
Josip Sutalo em ação pela Croácia (Foto: Icon Sport)

Josip Sutalo é um zagueiro de 23 anos que estava no Dínamo Zagreb e disputou a última Copa do Mundo (como reserva) pela Croácia. Chegou a ser especulado por Napoli, Fiorentina e Arsenal, mas acabou fechando com o Ajax.

O defensor chegou ainda adolescente às categorias de base do Dínamo Zagreb e teve sua primeira chance no time titular em uma partida da Copa da Croácia, em outubro de 2019. Transitou entre times de juniores e adultos naquele ano até sair para ganhar experiência pelo NK Istra 1961 em janeiro de 2021. Voltou à Zagreb pronto para ser titular.

Josip fez suas primeiras partidas pela seleção da Croácia em junho do ano passado. Depois, teve a oportunidade de enfrentar gigantes como Milan e Chelsea na fase de grupos da Champions League antes de viajar ao Catar. Na Copa do Mundo de 2022, jogou apenas na disputa do terceiro lugar contra Marrocos. Em seguida, retornou para ajudar o Dínamo Zagreb a conquistar mais um título croata, o sexto consecutivo.

A promessa da Croácia atua muito bem com a bola nos pés, com qualidade no passe, visão de jogo e frieza para escapar da pressão adversária. O defensor é veloz, apesar dos 1,90m de altura e ser forte no jogo aéreo.

Stipe Biuk

Stipe Biuk Croácia Los Angeles FC
Stipe Biuk comemorando um gol pelo Los Angeles FC (Foto: Icon Sport)

O ala do Los Angeles FC, da Major League Soccer (MLS) atraiu a atenção de Bayern de Munique, RB Salzburg, Hoffenheim, Wolfsburg, Borussia Monchegladbach e Galatasaray enquanto estava nas categorias de base do Hajduk Split. Porém, o jogador nascido na Croácia de 20 anos, assinou um contrato profissional com seu clube formador em janeiro de 2021.

Biuk acabou ganhando espaço no time principal e se tornou titular. Com grandes atuações, o ala foi contratado pelo Los Angeles FC em dezembro do ano passado. Na Major League Soccer, marcou cinco gols e deu três assistências em 64 jogos.

Martin Baturina

Martin Baturina Mason Mount Dinamo Zagreb Chelsea Milan Napoli
Martin Baturina em disputa de bola com Mason Mount na Champions League (Foto: Icon Sport)

O meia de 20 anos também é cria do Dínamo Zagreb. Martin Baturina subiu para o time principal em 2021 e acumula 10 gols e 21 assistências em 99 partidas. O meio-campista jogou pelas seleções juvenis da Croácia sub-15, sub-16, sub-18, sub-19 e sub-21. Ele estreou na Champions League em setembro de 2022, numa vitória pelo placar mínimo sobre o Chelsea.

Luka Sucic

Luka Sucic Croácia
Luka Sucic em coletiva de imprensa (Foto: Icon Sport)

O meia da Croácia, de 21 anos, joga pelo RB Salzburg e chama a atenção do futebol europeu, sendo apontado como uma estrela em potencial desde sua chegada em 2016. Com 1,80m, Luka Sucic consegue se impor nas disputas pelo eu porte físico, que lhe permite se adaptar rapidamente às necessidades do jogo.

Sua posição de origem é de um camisa 8, no centro do meio de campo, mas ele já mostrou que pode jogar aberto, tanto no lado direito quanto no esquerdo, assim como uma posição de “maestro”, como um 10.

Luka Sucic ganhou destaque desde suas atuações na Liga Juvenil da Uefa de 2019/20. Em 10 partidas, ele marcou seis gols e deu duas assistências, marcando gols contra Liverpool, Napoli (duas vezes) e Real Madrid. Pelo time principal do RB Salzburg, o meio-campista tem 13 gols e 10 assistências em 102 partidas.

Marko Bulat

Marko Bulat Dínamo Zagreb Croácia
Marko Bulat em ação pelo Dínamo Zagreb (Foto: Icon Sport)

Marko Bulat é um meio-campista de 22 anos do Dínamo Zagreb. Iniciou sua carreira na base do HNK Sibenik, clube de sua cidade natal. Ganhou destaque no time profissional e foi contratado pelo maior campeão do liga nacional da Croácia. Pela equipe principal dos Azuis, marcou 14 gols e deu 12 assistências em 160 jogos.

Mario Vuskovic

Mario Vuskovic Hamburgo Croácia
Mario Vuskovic em ação pelo Hamburgo (Foto: Icon Sport)

Mario Vuskovic iniciou sua carreira no junior do RNK Split e depois se mudou para as categorias de base do Hajduk Split em 2016. No início, jogava como meia defensivo, mas depois foi para a zaga. Em outubro de 2018, ele foi incluído na lista de “Jogadores da Nova Geração” do “The Guardian”.

Antes e durante a temporada 2020/21, Vuskovic atraiu a atenção de vários clubes italianos, principalmente do Napoli. Porém, o presidente do Hajduk Split, Luksa Jakobusic interrompeu a transferência, pensando no futuro do clube. Porém, a blindagem não demoraria muito para se romper e em agosto de 2021, o zagueiro assinou um contrato de empréstimo de dois anos com o Hamburgo, da Alemanha, com opção de compra.

Vuskovic encontrou dificuldade nos primeiros três meses no novo clube, mas se tornou titular e convenceu a diretoria do Hamburgo a comprá-lo em definitivo em março de 2022. Entretanto, em novembro daquele ano, o zagueiro foi reprovado em um teste de drogas, o que o levou ao departamento antidoping da Federação Alemã de Futebol (DFB) a iniciar uma investigação. Em março de 2023, ele foi banido por dois anos devido ao uso de hormônio que estimula a produção de células vermelhas no sangue. Clube e jogador impuseram recurso da decisão por supostas irregularidades na investigação, porém a Nationale Anti Doping Agentur (NADA) fez o mesmo, buscando uma suspensão de quatro anos. Assim, a proibição retroativa do jogador de 21 anos se perdurará até 14 de novembro de 2024

Marin Ljubicic

Marin Ljubicic em ação pelo LASK Croácia
Marin Ljubicic em ação pelo LASK (Foto: Icon Sport)

Comparado a Kylian Mbappé, o atacante de 21 anos acendeu para o futebol europeu com grandes atuações pelo sub-19 do Hajduk. Ele acabou sendo promovido para a equipe principal em 2021 e, com um futebol de alto nível, chegou a ser elogiado pelo seu compatriota Ivan Perisic, do Tottenham.

Em 2022, foi emprestado ao LASK, da Áustria, onde fez sucesso a ponto de ser contratado em definitivo. Pelo clube austríaco, o atacante croata tem 18 gols e três assistências em 48 partidas.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.