Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro é um atacante português, de 36 anos, que foi contratado pelo Al-Nassr na temporada 2022/23 para sua segunda passagem no clube inglês. O craque iniciou sua trajetória na base do CD Nacional, pequeno clube da Ilha da Madeira. Todavia, após um ano, agitou o mercado da bola quando foi contratado pelo Sporting CP, para a categoria sub-15 do clube da capital portuguesa.
Nesse sentido, após 6 anos nos Leões Verdes, o artilheiro chamou a atenção de seu atual clube, que, após um amistoso, balançou o mercado de transferências, quando o contratou por 19 milhões de euros, no ano de 2003.
Cristiano Ronaldo – Início da carreira
Inicialmente, é importante citar que o português nasceu na Ilha da Madeira, localidade vulcânica que pertence ao arquipélago de Portugal. Assim, Cristiano Ronaldo começou a treinar no clube de sua cidade, o CD Nacional. No entanto, o jogador logo despertou a curiosidade do Sporting, sendo integrado às categorias de base do clube da capital após um ano no time local. Por ser uma transferência sem custos, não movimentou o mercado da bola.
Sendo assim, após 4 anos, o atleta estreou pelo profissional dos Leões Verdes, onde jogou cerca de um ano. Todavia, sua história mudou após uma partida de pré-temporada contra o Manchester United, no qual Ronaldo demonstrou qualidades notáveis, chamando a atenção de Sir Alex Ferguson, que convenceu o time a contratar o português no mesmo dia.

Dessa maneira, aos 18 anos, o mundo passou a conhecer Cristiano Ronaldo, que estreou pelos Red Devils na Premier League já ovacionado pelos torcedores. Assim, o craque jogou pela equipe inglesa durante seis temporadas, ganhando sua primeira bola de ouro em 2008. Além disso, o camisa sete também foi tricampeão nacional e ganhou uma Champions League em sua primeira passagem pelo time de Manchester.
https://twitter.com/portalcrsete/status/1433941599021637633
Nesse contexto, o português começou a ser um dos jogadores mais badalados do mundo. Em 2009, o Real Madrid desembolsou 94 milhões de euros para contar com o craque no seu elenco. Assim, impressionando o mercado da bola com uma das maiores contratações da história do futebol.
Trajetória, conquistas e highlights de Cristiano Ronaldo
De início, é importante ressaltar que Cristiano Ronaldo é um dos maiores atletas do esporte contemporâneo. Outrossim, o craque chegou ao Real Madrid na temporada 2009/2010, sendo uma das principais contratações do mercado de transferências. No clube espanhol, o artilheiro estreou usando a camisa nove, já que Raúl González já utilizava o número sete.
Ademais, o português elevou o patamar do time da capital espanhola. Pelos merengues, Cristiano Ronaldo conquistou quatro Liga dos Campeões, sendo os títulos nas temporadas 13/14, 15/16, 16/17 e 17/18. Desse modo, o camisa sete também ganhou dois campeonatos espanhóis e foi eleito quatro vezes o melhor do mundo. Assim, as estatísticas ainda apontam o atleta como maior artilheiro do Real Madrid. Além disso, o atacante também é o principal goleador da Champions League.
https://twitter.com/portalcrsete/status/1425290278345261065
Todavia, na temporada 18/19, surgiram rumores da insatisfação do craque com a diretoria do clube merengue. Desse modo, não conseguindo um acordo com os espanhóis, CR7 foi contratado pela Juventus, que pagou 117 milhões de euros pelo craque, assustando o mercado de transferências.
Na Vecchia Signora, o atleta permaneceu em alto nível individual, entregando números expressivos durante três temporadas. Em Turim, Cristiano Ronaldo foi bicampeão do campeonato nacional e da Supertaça Italiana, tendo conquistado também a Coppa Italia em sua última temporada no clube. No entanto, o jogador foi criticado por não conquistar nenhum título continental em sua passagem pela Juventus.
7️⃣7️⃣0️⃣
⚽️ 491 con derecha 👟
⚽️ 143 con zurda 👟
⚽️ 134 cabezazos ✈️
⚽️ 2 otros 🤷🏻♂️¡Por eso @Cristiano es 🐐!#CR770 #CR7JUVE pic.twitter.com/78lrpsswvl
— JuventusFC (@juventusfces) March 21, 2021
Então, na janela de transferências da temporada 20/21, o craque agitou o mercado da bola, confirmando os rumores que falavam da sua vontade de deixar a equipe italiana. Nesse contexto, o Manchester United contratou o português, que fará sua segunda passagem pelo clube. Assim, pagando 15 milhões de euros, os Red Devils afastaram os rumores da ida de CR7 ao Manchester City.
https://twitter.com/portalcrsete/status/1435270081664200709
Transferências e Mercado da Bola de Cristiano Ronaldo
Com efeito, destaca-se o protagonismo de Cristiano Ronaldo nos clubes onde passou. Ao longo de sua carreira, o português atuou na Liga Portuguesa, na Premier League, na La Liga e na Calcio A. Entregando gols decisivos, assistências e sendo artilheiro em todas elas. Além disso, o atleta agitou o mercado de transferências diversas vezes, movimentando mais de 200 milhões de euros em transações.
Em síntese, atuando por Sporting CP, Manchester United, Real Madrid, Juventus e Seleção Portuguesa o jogador escreveu seu nome na história do esporte. Assim, sendo o maior artilheiro do futebol em jogos oficiais.
Agora, em seu novo desafio, Cristiano Ronaldo assinou com o Al-Nassr, clube da 1ª divisão da Arábia Saudita. É a primeira vez que o craque português jogará fora da Europa. Mas será o esportista mais bem pago do mundo, recebendo dos árabes algo em torno de 200 milhões de euros por mês.
Portugal
Destarte, o gajo também mudou o patamar de seu país no cenário mundial. Com Portugal, o astro conquistou Eurocopa e Nations League, dois títulos inéditos para a nação europeia. Além disso, recentemente, CR7 se tornou o maior artilheiro do futebol de seleções, marcando 111 gols pela seleção portuguesa em 180 jogos.
Impossível? Para ele, nunca. 👽 Capitão, 𝙏𝙀𝙈𝙊𝙎 𝙍𝙀𝘾𝙊𝙍𝘿𝙀! #VamosComTudo
✨ @Cristiano Ronaldo ✨
🌍 𝘞𝘰𝘳𝘭𝘥'𝘴 𝘛𝘰𝘱 𝘚𝘤𝘰𝘳𝘦𝘳 𝘪𝘯 𝘐𝘯𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢𝘵𝘪𝘰𝘯𝘢𝘭 𝘍𝘰𝘰𝘵𝘣𝘢𝘭𝘭 🌍Impossible? Not for him. 👽 Captain, 𝙒𝙀 𝙃𝘼𝙑𝙀 𝘼 𝙍𝙀𝘾𝙊𝙍𝘿! #TeamPortugal pic.twitter.com/Qc8Hbd2Pki
— Portugal (@selecaoportugal) September 1, 2021