A futebol do Oriente Médio conta com diversas ex-estrelas da Premier League. Cristiano Ronaldo, ídolo do Manchester United, é a principal delas — e enfrentou um ex-Chelsea recentemente.
A goleada do Al-Nassr de Ronaldo contra o Al-Ain, um dos maiores clubes dos Emirados Árabes Unidos, levou os gigantes a demitirem seu treinador: Hernán Crespo, antigo goleador do Chelsea.
Ex-jogadores de Manchester United e Chelsea no Oriente Médio
O Al-Nassr recebeu o Al-Ain pela Champions League asiática e venceu por 5 a 1 na última terça-feira (5). O brasileiro Talisca marcou dois gols, Cristiano marcou outro e o goleiro Bento marcou um contra.
A derrota levou o Al-Ain a agir, e o ex-atacante do Chelsea, Hernán Crespo, foi demitido após quase um ano no cargo. O argentino vinha de uma preocupante sequência de resultados.
O Al-Ain ficou sem vencer em seus últimos quatro jogos e sofreu 14 gols nesse período. Agora, o ex-atacante dos Blues deixa o time em 8º lugar entre 14 equipes na UAE Pro League, a liga dos Emirados Árabes Unidos, a 10 pontos do líder Shabab Al Ahli.
O argentino estava no clube desde novembro do ano passado e comandou os árabes em 47 jogos. Ao todo, foram 23 vitórias, seis empates e 18 derrotas.
O momento mais alto de Crespo no clube foi quando ele guiou a equipe ao seu segundo título da Champions League em maio, derrotando o Yokohama Marinos, do Japão, e classificando o time ao Mundial de Clubes da Fifa.
A carreira de Crespo
O treinador, que ficou conhecido no Brasil por treinar o São Paulo e levar o time a um título estadual, teve uma passagem positiva pelo Chelsea e foi até campeão da Premier League.
Como jogador dos Blues, teve uma temporada completa em 2003/04, passou por um empréstimo ao Milan e, depois, ficou no Stamford Bridge outros dois anos entre 2006 a 2008.
- 73 jogos
- 25 gols
- 6 assistências
- 1x Premier League (2005/06)
- 1x Supercopa da Inglaterra (2006)
Ele também atuou com destaque em equipes como Inter de Milão, Lazio e Parma. Atualmente com 49 anos, o então atacante encerrou sua carreira como jogador em novembro de 2012.
Ele se popularizou como treinador após passagens pelo Defensa y Justicia e São Paulo, antes de se mudar para o Oriente Médio em março de 2022, quando se juntou ao Al Duhail, do Catar, e conquistou a tríplice coroa da Liga Estrelas do Catar, Copa do Catar e Copa das Estrelas do Catar em sua primeira temporada.