Um meio-campista nascido no Brasil pode ser protagonista no jogo entre Coventry City e Luton Town neste sábado (26), a partir de 12h45, em Wembley, na final dos playoffs da Championship. Longe dos holofotes e com naturalização holandesa, Gustavo Hamer quer fazer história e se juntar ao hall de Éderson, Gabriel Martinelli, Alisson e outros brasileiros da Premier League.
Destaque do Coventry, Gustavo Hamer nasceu em Itajaí, em Santa Catarina, em 1997. O jogador, porém, ficou pouco tempo no Brasil. Ainda criança, se mudou juntou à família para a Holanda. Foi lá que o atleta de 25 anos fez sua vida. Sua base foi no Feyenoord.
Ele também foi revelado no gigante local e participou da conquista da Eredivisie de 2017, mas não teve vida longa no clube. Hamer seguiu por novos ares, passou por Dordrecht e Zwolle, antes de desembarcar na Inglaterra.
O Coventry City pagou 1,5 milhão de euros para ter Gustavo Hamer em 2020/21. O brasileiro naturalizado holandês já está em sua terceira temporada no clube e é um dos pilares na tentativa da equipe azul em fazer história chegando à Premier League. A importância dele na equipe é tanta que saiu dos pés de Hamer o gol que deu a classificação na semifinal ao Coventry diante do Middlesbrough, na vitória por 1 a 0.

Como joga Gustavo Hamer?
O catarinense é um exemplo “todo-campista”. Ele tem facilidade em flutuar por todo o campo e faz tanto as funções defensivas como ofensivas no meio. O Coventry City joga majoritariamente num esquema de 3-5-2. Nesse contexto, Gustavo Hamer atua como segundo homem na função do meio-campo principalmente pela direita.
Destro, o meio-campista tem bom domínio técnico, força física e se notabiliza pelos belos chutes de média distância. Não à toa, Hamer tem bons números de gols e assistências na temporada.
Gustavo Hamer na Championship 2022/23
- 41 jogos
- 9 gols (26º na liga)
- 10 assistências (4º na liga)
- 46 dribles realizados (23º na liga)
- 108 desarmes (5º na liga)
- 105 finalizações (6º na liga)
- 16 grandes chances criadas (3º na liga)
- 74 passes decisivos (8º na liga)

Coventry City x Luton Town: quem vai subir à Premier League?
Considerados azarões, tanto Coventry quanto Luton superaram seus limites e chegaram aos playoffs da Championship de 2022/23. O Luton ficou na terceira posição, com 81 pontos, enquanto o Coventry ocupou a quinta, com 70. As defesas foram pontos fortes dos dois times, que deixaram favoritos como Norwich, Watford e West Bromwich para trás.
Luton na fase regular da Championship
- 80 pontos
- 21 vitórias
- 17 empates
- 8 derrotas
- 57 gols feitos
- 39 gols sofridos
Coventry na fase regular da Championship
- 70 pontos
- 18 vitórias
- 16 empates
- 12 derrotas
- 58 gols feitos
- 46 gols sofridos
Nas semifinais do playoffs, o Luton despachou o Sunderland após perder por 2 a 1 na ida, mas vencer por 2 a 0 na volta. O Coventry eliminou o Middlesbrough, com 1 a 0 no agregado.

Quanto vale o acesso à Premier League?
Final da Champions League? Não! O jogo mais valioso do fim de temporada no futebol é a decisão do playoff da Championship. Afinal, o time que subir à Premier League terá um aumento de pelo menos 170 milhões de libras (cerca de R$ 1 bilhão) em suas receitas. O crescimento no orçamento se dá, primordialmente, pelo alto valor nas cotas de transmissões da primeira divisão do Campeonato Inglês.
Caso permaneça na Premier League após a primeira temporada, a equipe vencedora do playoff poderá receber mais 120 milhões de libras (R$ 740 milhões).
Motivos não faltam para Coventry City e Luton Town darem a vida dentro de campo. Desta vez, o herói pode ser um brasileiro.