Coutinho assina em definitivo com Aston Villa

Coutinho assina em definitivo com Aston Villa
(Foto: Reprodução/AVFCOfficial)

Nesta quinta-feira (12), o Aston Villa anunciou a contratação em definitivo de Philippe Coutinho. O brasileiro estava emprestado à equipe inglesa desde Janeiro, quando veio do Barcelona a pedido de Steven Gerrard. Além disso, o valor da negociação gira em torno de 20 milhões de euros, em contrato com duração de quatro anos.

Coutinho no Aston Villa: Entenda os detalhes da negociação

Após chegar na Inglaterra em Janeiro, Coutinho se tornou titular no Aston Villa. No entanto, surgiram alguns especulações acerca de uma possível saída do atleta ao fim da temporada, por conta dos valores da negociação entre Barcelona e Villa. Ainda assim, era de se esperar que o brasileiro assinasse com o clube inglês.

Apesar dos altos valores, a negociação indicava que o destino de Coutinho seria o Aston Villa. Isso porque os clubes envolvidos no negócio vivem situações financeiras distintas. Enquanto o Villa tinha um aporte financeiro de cerca de cem milhões de euros, somado a outros cem milhões de euros pela venda de Jack Grealish, o que aliviou muito o Fair Play Financeiro do clube, o Barcelona precisava vender Coutinho.

Além disso, havia uma cláusula de prioridade de compra no contrato de empréstimo, ou seja, o Villa faria a primeira oferta por Philippe. Portanto, como a situação no Barcelona é de reestruturação, Coutinho não poderia retornar, o que facilitou bastante as negociações. Por fim, o desejo do jogador de permanecer em Birmingham contou bastante: ele aceitou uma redução de 70% em seu salário, entrando assim no teto salarial do clube.

Coutinho reencontrou seu futebol na Inglaterra

Assim, logo quando chegou no Villa, Coutinho precisou apenas voltar à sua forma física ideal. Em apenas 15 minutos, Coutinho participou dos dois gols do time no empate contra o Manchester United, no meio de Janeiro, no Villa Park, em seu primeiro jogo. Desde então, o brasileiro se tornou peça importante do time de Gerrard, que também faz sua primeira temporada no Aston Villa.

Entretanto, nas últimas rodadas, o time passou por uma má fase, o que acabou afetando o brasileiro e agiu como pivô para as especulações de sua saída do Villa. Ainda assim, Gerrard sempre afirmou que tinha o desejo de manter Coutinho no clube. Dessa forma, é de se esperar que Philippe Coutinho seja importante na contratação de mais jogadores de alto nível para o clube, que deve investir cerca de 150 milhões de euros na próxima janela.